Acaba de ser publicado livro organizado pelos pesquisadores Francisco Angelo Coutinho e Gabriel Menezes Viana sobre a Teoria Ator-Rede (TAR) e educação. O livro tem prefácio da profa. Geane Alzamora, da UFMG, traz um capítulo introdutório teórico com principais elementos da TAR, teoria mais conhecida pelos trabalhos do filósofo Bruno Latour, e artigos temáticos em que a TAR foi empregada na análise de casos diversos no contexto educacional (formação de professores, gestão participativa, educação em ciências, dentre outros).
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Processo aberto de edição da nova versão do livro Educar na Era Digital
O veterano pesquisador canadense Tony Bates está finalizando a segunda edição do livro Educar na Era Digital e, ao longo desse processo, tem disponibilizado rascunhos dos novos capítulos online para comentários dos leitores interessados.
Vale conhecer o processo de edição aberta e também os temas emergentes que serão incorporados ao novo material a ser lançado no início do próximo mês. Links para a primeira edição traduzida e para comentários críticos do autor sobre esse processo aberto de edição.
Vale conhecer o processo de edição aberta e também os temas emergentes que serão incorporados ao novo material a ser lançado no início do próximo mês. Links para a primeira edição traduzida e para comentários críticos do autor sobre esse processo aberto de edição.
terça-feira, 10 de setembro de 2019
Novas plataformas e sistemáticas para divulgação do conhecimento científico
Artigo da revista Nature relata novos procedimentos utilizados por plataformas digitais focadas na divulgação do conhecimento científico na área da Física e que utilizam processos mais transparentes de revisão-cega pelos pares, elimina a categoria de artigos rejeitados integralmente e permite comentários dos internautas, dentre outras inovações. Neste aspecto, destacam-se as plataformas quantum (https://quantum-journal.org/), researchers.one (https://www.researchers.one/) e SciPost (https://scipost.org/)
O artigo afirma que "muitos acham que os periódicos são uma relíquia do passado, executando um sistema irresponsável de revisão por pares que exerce uma influência enorme nas carreiras dos pesquisadores". E concluiu:"Em última análise, a questão com a qual estamos lidando é: qual é o propósito de uma revista hoje? É fácil encontrar uma resposta rápida. Reconhecer que os periódicos estão mudando para plataformas de informação que fornecem uma gama de serviços a diferentes grupos constituintes provavelmente fornecerá insights melhores sobre sua evolução futura".
quarta-feira, 4 de setembro de 2019
Reflexões sobre capitalismo de vigilância e informática educativa
A escritora e pesquisadora Audrey Watters, que produz há quase dez anos o excelente blog Hack Education, publicou recentemente artigo em que apresenta ideias do livro A Era do Capitalismo de Vigilância, de Shoshana Zuboff, e discute a relação de algumas ideias da autora com o estágio atual da área de informática educativa.
Watters alerta para as ações do google e Facebook, em particular, que fomentam ações no campo da educação e dessa forma coletam e utilizam dados de usuários nesse contexto a fim de obter lucrativa exploração comercial e polêmica influência comportamental (desde os primórdios da informática educativa, na perspectiva de B. F. Skinner e outros), na linha de Zuboff. "O aprendizado personalizado depende da extração e análise de dados; exorta e recompensa os alunos e promete que todos alcançarão 'alto conhecimento'. Dá a ilusão de liberdade e autonomia talvez - pelo menos em sua própria forma de ver as coisas; mas o aprendizado personalizado é fundamentalmente sobre condicionamento e controle", critica.
Watters alerta para as ações do google e Facebook, em particular, que fomentam ações no campo da educação e dessa forma coletam e utilizam dados de usuários nesse contexto a fim de obter lucrativa exploração comercial e polêmica influência comportamental (desde os primórdios da informática educativa, na perspectiva de B. F. Skinner e outros), na linha de Zuboff. "O aprendizado personalizado depende da extração e análise de dados; exorta e recompensa os alunos e promete que todos alcançarão 'alto conhecimento'. Dá a ilusão de liberdade e autonomia talvez - pelo menos em sua própria forma de ver as coisas; mas o aprendizado personalizado é fundamentalmente sobre condicionamento e controle", critica.
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sexta-feira, 30 de agosto de 2019
Livro sobre análise de redes sociais de pesquisadores da América Latina
Encontra-se disponível o livro La Vida en Redes, resultante de seminário realizado pelo Centro Interdisciplinario de Estudios
Avanzados (CIEA) de la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) na Argentina sobre Análise de Redes Sociais (ARS) com artigos que utilizam esse arcabouço metodológico para investigar manifestações e temas variados nas redes sociais.
terça-feira, 27 de agosto de 2019
GitHub Classroom lança integração com AVAs populares
O portal/comunidade GitHub, que pertence à Microsoft, lançou recentemente a integração automática da área educacional da interface, chamada GitHub Classroom, com AVAs que têm se tornado muito populares, como Google Classroom, Moodle, Canvas e D2L Brightspace (o Blackboard poderá aderir em breve). O GitHub é um dos maiores portais para o desenvolvimento compartilhado de projetos na área da computação e busca fomentar a criação e o desenvolvimento de desenvolvedores de novos projetos.
A razão anunciada para a integração é que, dessa forma, conteúdos e práticas do ensino de ciências da computação (programação, em particular) hospedados pela comunidade de desenvolvedores no GitHub poderão chegar de forma mais fácil e direta às escolas que utilizam os AVAs parceiros, difundindo e ampliando o ensino da computação.
O GitHub Classroom permite que professores utilizem o fluxo de trabalho do GitHub em sala de aula, criando links das tarefas com o código inicial a ser desenvolvido.
A razão anunciada para a integração é que, dessa forma, conteúdos e práticas do ensino de ciências da computação (programação, em particular) hospedados pela comunidade de desenvolvedores no GitHub poderão chegar de forma mais fácil e direta às escolas que utilizam os AVAs parceiros, difundindo e ampliando o ensino da computação.
O GitHub Classroom permite que professores utilizem o fluxo de trabalho do GitHub em sala de aula, criando links das tarefas com o código inicial a ser desenvolvido.
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Estudo sobre empresa privada de materiais didáticos demonstra falta de foco na qualidade da aprendizagem no ensino superior
A principal revista da
AERA, a associação norte-americana de pesquisa em educação, acaba
de publicar um artigo intitulado Pedagogy and Profit? Efforts to Develop and Sell Digital Courseware Products for Higher Education (Pedagogia e Lucro? Esforços para desenvolver e vender produtos de material didático digital para o ensino superior) de Matthew Regele, da Xavier University.
Trata-se "de relato de 15 meses de estudo etnográfico [com 117 entrevistas sobre a EduTech] com dados para examinar os
esforços de uma organização para desenvolver e vender material
didático para uso no ensino
superior. Os dados sugerem que os membros da organização
interpretam o acesso educacional e o desenvolvimento de produtos, o suporte educacional e esforços de vendas de forma consistente com os objetivos de lucro, o que pode promover
maior acesso a diplomas, mas afetar negativamente a aprendizagem e exacerbar as
diferenças de qualidade entre instituições".
Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se: "Examinando os esforços de uma organização para melhorar os resultados educacionais e econômicos em nível individual - ao mesmo tempo gerando lucro - por meio do desenvolvimento e a venda de produtos didáticos digitais, este estudo demonstra como as preocupações com o lucro e a compreensão limitada da pedagogia podem gerar materiais e ferramentas de aprendizagem consistentes com o foco na obtenção do diploma -- ao invés da qualidade da aprendizagem -- como característica preponderante no ensino superior
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quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Descolonizar as tecnologias em debate
O pessoal do coletivo BaixaCultura publicou uma entrevista-bate-papo e alguns materiais de estudos muitos bons sobre a temática da descolonização das tecnologias, ou seja, outras epistemologias foram da tradição eurocêntrica que nos permitem analisar e refletir sobre tecnologias digitais e sociedade hoje -- no caso o material parte de ideias do ativista africano Frantz Fanon e amplia para autores mais contemporâneos.
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Dossiê temático sobre Democracia Digital
Acaba de ser publicado dossiê temático sobre Democracia Digital pela revista Esferas. Segundo os editores do novo número, "abordagens que envolvem campanhas eleitorais, mobilizações políticas, ativismo, transparência, metodologias de pesquisa, participação e inteligência artificial são alguns dos temas que atravessam o conjunto de textos deste dossiê".
sexta-feira, 16 de agosto de 2019
Nova edição do Computers & Education
Acaba de ser publicada nova edição do Computers & Education trazendo artigos inéditos com temáticas e metodologias diversas. Destaque para os artigos sobre a metodologia da "sala de aula invertida" e a satisfação dos alunos no ensino superior, um estudo longitudinal sobre uso de telefones celulares por alunos universitários, uma revisão dos estudos sobre sobrecarga cognitiva no uso de sistemas multimídia de aprendizagem e uma investigação sobre videogames e o desenvolvimento da habilidades cognitivas computacionais.
terça-feira, 30 de julho de 2019
Novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais
Acaba de ser publicado novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais pela revista Educação & Linguagem. A edição contém artigos de pesquisadores de diversas regiões do país -- incluindo do Grupo LER -- e abrange temas como cultura indígena e empoderamento, narrativas de mulheres negras no Youtube, App-learning, narrativa de Fanfiction, dentre outras.
Segundo os editores, "o presente dossiê apresenta pesquisas, que buscam investigar o papel das linguagens hipermidiáticas do ciberespaço, junto ao empoderamento dos sujeitos sociais contemporâneos".
Segundo os editores, "o presente dossiê apresenta pesquisas, que buscam investigar o papel das linguagens hipermidiáticas do ciberespaço, junto ao empoderamento dos sujeitos sociais contemporâneos".
segunda-feira, 29 de julho de 2019
Revista VIRUS publica número temático sobre Participar + Colaborar
A revista VIRUS, voltada a estudos das áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design, publica o segundo número temático sobre Participar + Colaborar em perspectiva transdisciplinar e dialogando com trabalhos sobre ensino, projetos artísticos, ações comunitárias, e iniciativas ligadas a políticas públicas por pesquisadores de países diversos.
Destaque para estratégias de colaboração cidadã em ações bottom-up que são discutidas na densa entrevista Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã, concedida por Bernardo Gutiérrez a Juliana Trujillo, e para os artigos intitulados Cultura hacedor, co-creatividad y practicas didacticas colaborativas e Popularização tecnológica e colaboração no programa Fab Lab Livre SP.
Destaque para estratégias de colaboração cidadã em ações bottom-up que são discutidas na densa entrevista Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã, concedida por Bernardo Gutiérrez a Juliana Trujillo, e para os artigos intitulados Cultura hacedor, co-creatividad y practicas didacticas colaborativas e Popularização tecnológica e colaboração no programa Fab Lab Livre SP.
terça-feira, 2 de julho de 2019
Google permite salvar notas de alunos online e oferece certificação
Google anuncia melhorias no Classroom, um novo aplicativo para gestão e ensino do Chromebook -- permitindo digitar e salvar notas e comentários sobre trabalhos de alunos on-line nos servidores da empresa -- e amplia programas e cursos com certificação para estudantes. A empresa não se limita mais apenas em desenvolver novas tecnologias para fins educacionais, mas oferece cursos online para certificação formal, em letramento digital no uso de suas próprias ferramentas por exemplo (uma ação antes restrita aos professores usuários) e em TI em geral. Medidas quanto à garantia da segurança e da privacidade dos dados de professores e alunos, informa o texto, estão sendo tomadas pelo Google em linha com o Student Data Privacy Consortium e o Family Online Safety Institute.
segunda-feira, 17 de junho de 2019
Trabalhos atualizados de David Merril sobre EaD, Instrução
O site do professor e pesquisador veterano norte-americano Davi Merril acaba de ser atualizado com seus trabalhos antigos e mais recentes nas temáticas que o tornaram proeminente no campo de pesquisas e práticas da EaD, incluindo tópicos de Instructional Design, Component Display Theory, Instructional Transaction Theory, First Principles of Instruction, dentre outros.
quinta-feira, 30 de maio de 2019
Revista Periferia traz edição temática sobre memes e educação
A revista Periferia acaba de publicar edição temática intitulada Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura, com artigos variados que analisam a nova prática sociocultural em relação a temas como o racismo, as linguagens e os discursos, culturas juvenis, educação formal e informal.
quinta-feira, 23 de maio de 2019
Nova edição da RIE sobre Analítica da Aprendizagem
Acaba de ser publicação edição temática da RevistaIberoamericana de Educação (RIE) sobre a área de analítica da
aprendizagem, que abrange "a medição, coleta, análise e
geração de relatórios de dados sobre os alunos e seus
contextos, a fim de compreender e otimizar a aprendizagem e os
ambientes em que ela ocorre", segundo o editorial.
O texto de abertura da edição também informa que os temas abordados são: "1) Pesquisa e estudos relativos ao uso de big data no ambiente educacional e suas implicações; 2) Pesquisas e estudos que fornecem estudos de caso sobre o desenvolvimento de iniciativas de Learning Analytics para o estudo do desenvolvimento de competências; 3) Pesquisas e estudos que analisam ou avaliam as boas práticas nacionais versus internacionais; 4) Trabalhos inovadores na concepção, avaliação e implementação de programas de formação baseados em estudos de Learning Analytics e 5) Desafios e oportunidades para um ensino de qualidade que disponha de ferramentas para a análise de informação massiva, por exemplo”.
quinta-feira, 16 de maio de 2019
Nova agenda de pesquisas e problemas nas áreas de Mídia, Aprendizagem e Tecnologias
Nova edição do periódico Learning, Media and Technology traz artigo em que os editores listam as principais questões e problemas hoje colocadas ao campo de estudos sobre mídias, aprendizagem e tecnologias, reforçando a necessidade de pesquisadores identificarem problemas a serem investigados na área, afastando-se um pouco da prática bastante consolidada no campo de descobrir o que "funciona" na educação. O texto problematizador é bastante didático e está aberto para leitura. Segundo os editores, as principais temáticas a serem investigadas são (livre tradução minha): políticas de educação digital, a "ciência da aprendizagem" em edtech, retrocessos na edtech e dilemas éticos, perspectivas pós-humanas e socio-materiais, novos letramentos, perspectivas feministas em edtech, dentre outras. O número publicado também traz alguns outros artigos que, nesta edição, aparecem como livres para leitura, sem a necessidade de autenticação prévia.
quinta-feira, 9 de maio de 2019
Novo artigo sobre games e aprendizagem das crianças
Artigo recente, de pesquisadores finlandeses, publicado pela Games and Culture, apresenta resultados bastante positivos para as experiências de aprendizagem das crianças com games. O resumo informa que: "o estudo explora o que as crianças aprenderam ao jogar jogos digitais, como essas experiências de aprendizagem se relacionam com as habilidades do século XXI e em quais contextos as crianças se beneficiam ao jogar jogos digitais. Os resultados revelam que as experiências de aprendizagem das crianças estão frequentemente relacionadas com disciplinas e competências centrais do século XXI, mas também relataram melhorias nas capacidades físicas e competências desportivas dos jogos digitais".
quinta-feira, 2 de maio de 2019
Publicado novo dossiê Tecnologias e a Educação a Distância no Ensino Superior
Acaba de ser publicado novo dossiê intitulado Tecnologias e a Educação a Distância no Ensino Superior pela revista Trabalho & Educação da UFMG. Segundo os organizadores da edição, “o cenário atual configura expansão dessa modalidade de ensino a
partir de documentos legais publicados recentemente. A partir disso,
entende-se que é necessário compreender as políticas públicas
para a formação a distância, as tecnologias utilizadas, as mídias
digitais que atendem aos objetivos educacionais e ao público docente
e discente dos cursos. Nesse sentido, a forma como os autores aqui
reunidos apresentam os seus artigos, por vezes divergentes,
contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
questão”. Artigos abordagem sub-temáticas como mercantilização, metodologias ativas, curadoria digital, gestão, desconforto docente, políticas públicas, dentre outras.
O cenário atual co
O cenário atual co
nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
questão O cenário atual co
nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
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nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
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nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
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nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
questão
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metodologias ativas,
políticas publicas,
tecnologias
segunda-feira, 29 de abril de 2019
Novo artigo indaga: onde está a teoria no campo da tecnologia educacional?
Acaba de ser publicado no British Journal of Educational Technology o artigo intitulado Where is the “theory” within the field of educational technology research? O ótimo texto apresenta resultados das análises realizadas em 503 artigos recentes sobre estudos empíricos publicados nos três mais prestigiados periódicos da área, sendo que 40% deles não faziam qualquer menção à teoria. As teorias mais citadas nos demais artigos forma: Cognitive load theory, Technology acceptance model, Cognitive theory of multimedia learning, Social development theory, Self‐determination theory, Self‐regulated learning theory, Technological Pedagogical and Content Knowledge, Cognitive affective theory of learning with media.
Os autores concluíram que: "Na maioria dos casos, o envolvimento explícito com a teoria estava ausente. Muitos estudos foram totalmente desprovidos de teorias ou fizeram uso vago da teoria. Onde a teoria era explícita, os artigos eram mais propensos a usar a teoria para conceituar a pesquisa, para informar o processo de coleta ou análise de dados e para discutir os resultados. Muito poucos artigos relataram descobertas que nos ajudam a aprender algo novo sobre uma teoria em particular (ou seja, pouca evidência de avanço da teoria)"(tradução livre). Os editores do periódico sugerem, diante disso, que pesquisadores da área precisam ser mais explícitos sobre as teorias que orientam suas pesquisas.
Os autores concluíram que: "Na maioria dos casos, o envolvimento explícito com a teoria estava ausente. Muitos estudos foram totalmente desprovidos de teorias ou fizeram uso vago da teoria. Onde a teoria era explícita, os artigos eram mais propensos a usar a teoria para conceituar a pesquisa, para informar o processo de coleta ou análise de dados e para discutir os resultados. Muito poucos artigos relataram descobertas que nos ajudam a aprender algo novo sobre uma teoria em particular (ou seja, pouca evidência de avanço da teoria)"(tradução livre). Os editores do periódico sugerem, diante disso, que pesquisadores da área precisam ser mais explícitos sobre as teorias que orientam suas pesquisas.
Novo artigo de Terry Anderson sobre desafios e possibilidades de uso das mídias sociais na educação superior
Acaba de ser publicado novo artigo de Terry Anderson sobre desafios e possibilidades de uso das mídias sociais na educação superior intitulado Challenges and Opportunities for use of Social Media in Higher Education.
O pesquisador apresenta uma detalhada análise do tema, enfatizando problemas, oportunidades e algumas poucas experiências práticas na área, indicando simultaneamente o grande potencial do uso das mídias sociais na educação e os problemas envolvidos em tal uso, o que parece explicar, pelo menos em parte, sua baixa efetividade.
Em trecho final do artigo, Anderson afirma que: "Dado o grande número de incógnitas que marcam o uso das mídias sociais descritas acima, o que podemos esperar da pesquisa educacional formal? Quando alguém examina criticamente a literatura de pesquisa sobre mídia social, chegamos a uma série de resultados infelizes e um tanto desanimadores. Muito da literatura de pesquisa é baseada em estudos de caso e descrições de uso - com uma escassez de dados empíricos - especialmente no que diz respeito aos resultados educacionais. Em uma revisão sistemática de 2017 de dez anos de uso de mídia social na educação básica, Greenhow & Askari (2017) descobriram que “o tipo de estudo mais prevalente conduzido relacionado ao nosso tópico focal foi a pesquisa sobre usos comuns. O tipo de estudo menos comum conduzido foi a pesquisa que estabeleceu a eficácia da tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos ”. Pesquisas relacionadas ao “uso comum” têm algum valor de exposição quando novas ferramentas são introduzidas nas salas de aula, mas fornecem muito pouca evidência relacionada ao custo ou à efetividade da aprendizagem"(tradução livre).
O pesquisador apresenta uma detalhada análise do tema, enfatizando problemas, oportunidades e algumas poucas experiências práticas na área, indicando simultaneamente o grande potencial do uso das mídias sociais na educação e os problemas envolvidos em tal uso, o que parece explicar, pelo menos em parte, sua baixa efetividade.
Em trecho final do artigo, Anderson afirma que: "Dado o grande número de incógnitas que marcam o uso das mídias sociais descritas acima, o que podemos esperar da pesquisa educacional formal? Quando alguém examina criticamente a literatura de pesquisa sobre mídia social, chegamos a uma série de resultados infelizes e um tanto desanimadores. Muito da literatura de pesquisa é baseada em estudos de caso e descrições de uso - com uma escassez de dados empíricos - especialmente no que diz respeito aos resultados educacionais. Em uma revisão sistemática de 2017 de dez anos de uso de mídia social na educação básica, Greenhow & Askari (2017) descobriram que “o tipo de estudo mais prevalente conduzido relacionado ao nosso tópico focal foi a pesquisa sobre usos comuns. O tipo de estudo menos comum conduzido foi a pesquisa que estabeleceu a eficácia da tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos ”. Pesquisas relacionadas ao “uso comum” têm algum valor de exposição quando novas ferramentas são introduzidas nas salas de aula, mas fornecem muito pouca evidência relacionada ao custo ou à efetividade da aprendizagem"(tradução livre).
quinta-feira, 25 de abril de 2019
Edição temática com relatos de práticas e de pesquisa: Narrativas digitais na educação: Contribuições da cultura da convergência
A revista Em Teia acaba de publicar número temático Narrativas digitais na educação: Contribuições da cultura da convergência com artigos que relatam atividades práticas desenvolvidas na educação formal, incluindo formação docente, e resultados de pesquisas. Temáticas dos relatos incluem digital storytelling, vídeos publicados no YouTube, micro-journaling, gamificação, audionovelas, fotografia, simulações, dentre outros.
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cultura da convergencia,
digital storytelling,
fotografia,
gamificação,
micro-journaling,
narrativas digitais,
simulações,
vídeos publicados no YouTube
quarta-feira, 24 de abril de 2019
Publicada edição temática Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de resistência
Acaba de ser publicada edição temática da Revista Educação e Cultura Contemporânea, intitulada Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano
e os espaços de resistência. O número atual conta com 21 trabalhos diversos que abordam, dentre outros, temas como educação on-line, autorias, cidadania, protagonismo, dispositivos móveis, novas metodologias, etc. O editorial contém um ótimo resumo reflexivo das temáticas hoje postas no campo de pesquisas e práticas referentes às tecnologias digitais em rede e a educação.
quinta-feira, 11 de abril de 2019
China utiliza tecnologia de IA para reconhecimento facial e rankeamento de alunos em sala de aula
Reportagem do website Sixth Tone detalha como a China tem utilizado variadas tecnologias de monitoramento por imagens e de reconhecimento facial dos estudantes em sala de aula através de projetos piloto de Inteligência Artificial que atribuem notas de desempenho aos estudantes a fim de "aprimorar a educação no país".
Segundo o texto, um dos programas utilizados em uma escola de Beijing fotografa a sala de aula a cada segundo e as imagens do rosto de cada aluno são analisadas por algoritmos a partir de categorias tais como ouvindo, respondendo perguntas, escrevendo, interagindo com outros alunos ou dormindo. Em algumas escolas, estudantes desconectaram as câmeras do sistema em sinal de protesto.
Segundo o texto, um dos programas utilizados em uma escola de Beijing fotografa a sala de aula a cada segundo e as imagens do rosto de cada aluno são analisadas por algoritmos a partir de categorias tais como ouvindo, respondendo perguntas, escrevendo, interagindo com outros alunos ou dormindo. Em algumas escolas, estudantes desconectaram as câmeras do sistema em sinal de protesto.
quarta-feira, 10 de abril de 2019
O retorno do ACSDE - The American Center for the Study of Distance Education
O The American Center for the Study of Distance Education (ACSDE), criado em 1988 por Michael Moore, voltou a funcionar, agora no departamento de Learning and Performance Systems da The Pennsylvania State
University, sob a direção de William C. Diehl.
O objetivo inicial do Centro se mantém: [ser] um centro interinstitucional e multidisciplinar que visa facilitar a colaboração entre indivíduos e instituições nos Estados Unidos e no exterior, com seus principais objetivos de promover pesquisa, estudo, bolsa de estudo e ensino em educação a distância, e para servir como uma central para disseminação de conhecimento sobre educação a distância.
Uma ótima iniciativa do Centro será a promoção de simpósios on-line que acontecerão ao longo do ano e do qual podem participar pesquisadores de todo o mundo. Mais informações no site do centro e pelo mailing list.
O objetivo inicial do Centro se mantém: [ser] um centro interinstitucional e multidisciplinar que visa facilitar a colaboração entre indivíduos e instituições nos Estados Unidos e no exterior, com seus principais objetivos de promover pesquisa, estudo, bolsa de estudo e ensino em educação a distância, e para servir como uma central para disseminação de conhecimento sobre educação a distância.
Uma ótima iniciativa do Centro será a promoção de simpósios on-line que acontecerão ao longo do ano e do qual podem participar pesquisadores de todo o mundo. Mais informações no site do centro e pelo mailing list.
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