sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Estudo sobre empresa privada de materiais didáticos demonstra falta de foco na qualidade da aprendizagem no ensino superior


A principal revista da AERA, a associação norte-americana de pesquisa em educação, acaba de publicar um artigo intitulado Pedagogy and Profit? Efforts to Develop and Sell Digital Courseware Products for Higher Education (Pedagogia e Lucro? Esforços para desenvolver e vender produtos de material didático digital para o ensino superior) de Matthew Regele, da Xavier University. Trata-se "de relato de 15 meses de estudo etnográfico [com 117 entrevistas sobre a EduTech] com dados para examinar os esforços de uma organização para desenvolver e vender material didático para uso no ensino superior. Os dados sugerem que os membros da organização interpretam o acesso educacional e o desenvolvimento de produtos, o suporte educacional e esforços de vendas de forma consistente com os objetivos de lucro, o que pode promover maior acesso a diplomas, mas afetar negativamente a aprendizagem e exacerbar as diferenças de qualidade entre instituições".

Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se: "Examinando os esforços de uma organização para melhorar os resultados educacionais e econômicos em nível individual - ao mesmo tempo gerando lucro - por meio do desenvolvimento e a venda de produtos didáticos digitais, este estudo demonstra como as preocupações com o lucro e a compreensão limitada da pedagogia podem gerar materiais e ferramentas de aprendizagem consistentes com o foco na obtenção do diploma -- ao invés da qualidade da aprendizagem -- como característica preponderante no ensino superior

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Descolonizar as tecnologias em debate

O pessoal do coletivo BaixaCultura publicou uma entrevista-bate-papo e alguns materiais de estudos muitos bons sobre a temática da descolonização das tecnologias, ou seja, outras epistemologias foram da tradição eurocêntrica que nos permitem analisar e refletir sobre tecnologias digitais e sociedade hoje -- no caso o material parte de ideias do ativista africano Frantz Fanon e amplia para autores mais contemporâneos.

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Dossiê temático sobre Democracia Digital

Acaba de ser publicado dossiê temático sobre Democracia Digital pela revista Esferas. Segundo os editores do novo número, "abordagens que envolvem campanhas eleitorais, mobilizações políticas, ativismo, transparência, metodologias de pesquisa, participação e inteligência artificial são alguns dos temas que atravessam o conjunto de textos deste dossiê".

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Nova edição do Computers & Education

Acaba de ser publicada nova edição do Computers & Education trazendo artigos inéditos com temáticas e metodologias diversas. Destaque para os artigos sobre a metodologia da "sala de aula invertida" e a satisfação dos alunos no ensino superior, um estudo longitudinal sobre uso de telefones celulares por alunos universitários, uma revisão dos estudos sobre sobrecarga cognitiva no uso de sistemas multimídia de aprendizagem e uma investigação sobre videogames e o desenvolvimento da habilidades cognitivas computacionais.



terça-feira, 30 de julho de 2019

Novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais

Acaba de ser publicado novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais pela revista Educação & Linguagem. A edição contém artigos de pesquisadores de diversas regiões do país -- incluindo do Grupo LER -- e abrange temas como cultura indígena e empoderamento, narrativas de mulheres negras no Youtube, App-learning, narrativa de Fanfiction, dentre outras. 


Segundo os editores, "o presente dossiê apresenta pesquisas, que buscam investigar o papel das linguagens hipermidiáticas do ciberespaço, junto ao empoderamento dos sujeitos sociais contemporâneos".

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Revista VIRUS publica número temático sobre Participar + Colaborar

A revista VIRUS, voltada a estudos das áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design, publica o segundo número temático sobre Participar + Colaborar em perspectiva transdisciplinar e dialogando com trabalhos sobre ensino, projetos artísticos, ações comunitárias, e iniciativas ligadas a políticas públicas por pesquisadores de países diversos. 
Destaque para estratégias de colaboração cidadã em ações bottom-up que são discutidas na densa entrevista Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã, concedida por Bernardo Gutiérrez a Juliana Trujillo, e para os artigos intitulados  Cultura hacedor, co-creatividad y practicas didacticas colaborativas e Popularização tecnológica e colaboração no programa Fab Lab Livre SP.


terça-feira, 2 de julho de 2019

Google permite salvar notas de alunos online e oferece certificação

Google anuncia melhorias no Classroom, um novo aplicativo para gestão e ensino do Chromebook -- permitindo digitar e salvar notas e comentários sobre trabalhos de alunos on-line nos servidores da empresa -- e amplia programas e cursos com certificação para estudantes. A empresa não se limita mais apenas em desenvolver novas tecnologias para fins educacionais, mas oferece cursos online para certificação formal, em letramento digital no uso de suas próprias ferramentas por exemplo (uma ação antes restrita aos professores usuários) e em TI em geral. Medidas quanto à garantia da segurança e da privacidade dos dados de professores e alunos, informa o texto, estão sendo tomadas pelo Google em linha com o  Student Data Privacy Consortium e o  Family Online Safety Institute


segunda-feira, 17 de junho de 2019

Trabalhos atualizados de David Merril sobre EaD, Instrução

O site do professor e pesquisador veterano norte-americano Davi Merril acaba de ser atualizado com seus trabalhos antigos e mais recentes nas temáticas que o tornaram proeminente no campo de pesquisas e práticas da EaD, incluindo tópicos de Instructional Design, Component Display Theory, Instructional Transaction Theory, First Principles of Instruction, dentre outros.


quinta-feira, 30 de maio de 2019

Revista Periferia traz edição temática sobre memes e educação

A revista Periferia acaba de publicar edição temática intitulada Memetizando: experimentações cotidianas em tempo de cibercultura, com artigos variados que analisam a nova prática sociocultural em relação a temas como o racismo, as linguagens e os discursos, culturas juvenis, educação formal e informal.


quinta-feira, 23 de maio de 2019

Nova edição da RIE sobre Analítica da Aprendizagem

Acaba de ser publicação edição temática da RevistaIberoamericana de Educação (RIE) sobre a área de analítica da aprendizagem, que abrange "a medição, coleta, análise e geração de relatórios de dados sobre os alunos e seus contextos, a fim de compreender e otimizar a aprendizagem e os ambientes em que ela ocorre", segundo o editorial.

O texto de abertura da edição também informa que os temas abordados são: "1) Pesquisa e estudos relativos ao uso de big data no ambiente educacional e suas implicações; 2) Pesquisas e estudos que fornecem estudos de caso sobre o desenvolvimento de iniciativas de Learning Analytics para o estudo do desenvolvimento de competências; 3) Pesquisas e estudos que analisam ou avaliam as boas práticas nacionais versus internacionais; 4) Trabalhos inovadores na concepção, avaliação e implementação de programas de formação baseados em estudos de Learning Analytics e 5) Desafios e oportunidades para um ensino de qualidade que disponha de ferramentas para a análise de informação massiva, por exemplo”.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Nova agenda de pesquisas e problemas nas áreas de Mídia, Aprendizagem e Tecnologias

Nova edição do periódico Learning, Media and Technology traz artigo em que os editores listam as principais questões e problemas hoje colocadas ao campo de estudos sobre mídias, aprendizagem e tecnologias, reforçando a necessidade de pesquisadores identificarem problemas a serem investigados na área, afastando-se um pouco da prática bastante consolidada no campo de descobrir o que "funciona" na educação. O texto problematizador é bastante didático e está aberto para leitura. Segundo os editores, as principais temáticas a serem investigadas são (livre tradução minha): políticas de educação digital, a "ciência da aprendizagem" em edtech, retrocessos na edtech e dilemas éticos, perspectivas pós-humanas e socio-materiais, novos letramentos, perspectivas feministas em edtech, dentre outras. O número publicado também traz alguns outros artigos que, nesta edição, aparecem como livres para leitura, sem a necessidade de autenticação prévia.


quinta-feira, 9 de maio de 2019

Novo artigo sobre games e aprendizagem das crianças

Artigo recente, de pesquisadores finlandeses, publicado pela Games and Culture, apresenta resultados bastante positivos para as experiências de aprendizagem das crianças com games. O resumo informa que: "o estudo explora o que as crianças aprenderam ao jogar jogos digitais, como essas experiências de aprendizagem se relacionam com as habilidades do século XXI e em quais contextos as crianças se beneficiam ao jogar jogos digitais. Os resultados revelam que as experiências de aprendizagem das crianças estão frequentemente relacionadas com disciplinas e competências centrais do século XXI, mas também relataram melhorias nas capacidades físicas e competências desportivas dos jogos digitais".


quinta-feira, 2 de maio de 2019

Publicado novo dossiê Tecnologias e a Educação a Distância no Ensino Superior

Acaba de ser publicado novo dossiê intitulado Tecnologias e a Educação a Distância no Ensino Superior pela revista Trabalho & Educação da UFMG. Segundo os organizadores da edição, “o cenário atual configura expansão dessa modalidade de ensino a partir de documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende-se que é necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as tecnologias utilizadas, as mídias digitais que atendem aos objetivos educacionais e ao público docente e discente dos cursos. Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em questão”. Artigos abordagem sub-temáticas como mercantilização, metodologias ativas, curadoria digital,  gestão, desconforto docente, políticas públicas, dentre outras.
O cenário atual co

nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
-
se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
questão O cenário atual co
nfigura expansão dessa modalidade de ensino a partir de
documentos legais publicados recentemente. A partir disso, entende
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se que é
necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
tecnologias utilizadas, as mídias digitais que
atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
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Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
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necessário compreender as políticas públicas para a formação a distância, as
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atendem aos objetivos educacionais e ao
público docente e discente dos cursos.
Nesse sentido, a forma como os autores aqui reunidos apresentam os seus artigos, por
vezes divergentes, contribuem para o debate e a ativação de estudos da temática em
questão 

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Novo artigo indaga: onde está a teoria no campo da tecnologia educacional?

Acaba de ser publicado no British Journal of Educational Technology o artigo intitulado Where is the “theory” within the field of educational technology research? O ótimo texto apresenta resultados das análises realizadas em 503 artigos recentes sobre estudos empíricos publicados nos três mais prestigiados periódicos da área, sendo que 40% deles não faziam qualquer menção à teoria. As teorias mais citadas nos demais artigos forma: Cognitive load theory, Technology acceptance model, Cognitive theory of multimedia learning, Social development theory, Self‐determination theory, Self‐regulated learning theory, Technological Pedagogical and Content Knowledge, Cognitive affective theory of learning with media.

Os autores concluíram que: "Na maioria dos casos, o envolvimento explícito com a teoria estava ausente. Muitos estudos foram totalmente desprovidos de teorias ou fizeram uso vago da teoria. Onde a teoria era explícita, os artigos eram mais propensos a usar a teoria para conceituar a pesquisa, para informar o processo de coleta ou análise de dados e para discutir os resultados. Muito poucos artigos relataram descobertas que nos ajudam a aprender algo novo sobre uma teoria em particular (ou seja, pouca evidência de avanço da teoria)"(tradução livre). Os editores do periódico sugerem, diante disso, que pesquisadores da área precisam ser mais explícitos sobre as teorias que orientam suas pesquisas.

Novo artigo de Terry Anderson sobre desafios e possibilidades de uso das mídias sociais na educação superior

Acaba de ser publicado novo artigo de Terry Anderson sobre desafios e possibilidades de uso das mídias sociais na educação superior intitulado Challenges and Opportunities for use of Social Media in Higher Education

O pesquisador apresenta uma detalhada análise do tema, enfatizando problemas, oportunidades e algumas poucas experiências práticas na área, indicando simultaneamente o grande potencial do uso das mídias sociais na educação e os problemas envolvidos em tal uso, o que parece explicar, pelo menos em parte, sua baixa efetividade. 

Em trecho final do artigo, Anderson afirma que: "Dado o grande número de incógnitas que marcam o uso das mídias sociais descritas acima, o que podemos esperar da pesquisa educacional formal? Quando alguém examina criticamente a literatura de pesquisa sobre mídia social, chegamos a uma série de resultados infelizes e um tanto desanimadores. Muito da literatura de pesquisa é baseada em estudos de caso e descrições de uso - com uma escassez de dados empíricos - especialmente no que diz respeito aos resultados educacionais. Em uma revisão sistemática de 2017 de dez anos de uso de mídia social na educação básica, Greenhow & Askari (2017) descobriram que “o tipo de estudo mais prevalente conduzido relacionado ao nosso tópico focal foi a pesquisa sobre usos comuns. O tipo de estudo menos comum conduzido foi a pesquisa que estabeleceu a eficácia da tecnologia para melhorar o aprendizado dos alunos ”. Pesquisas relacionadas ao “uso comum” têm algum valor de exposição quando novas ferramentas são introduzidas nas salas de aula, mas fornecem muito pouca evidência relacionada ao custo ou à efetividade da aprendizagem"(tradução livre).

quinta-feira, 25 de abril de 2019

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Publicada edição temática Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de resistência

Acaba de ser publicada edição temática da Revista Educação e Cultura Contemporânea, intitulada Tecnologias digitais na educação: a máquina, o humano e os espaços de resistência. O número atual conta com 21 trabalhos diversos que abordam, dentre outros, temas como educação on-line, autorias, cidadania, protagonismo, dispositivos móveis, novas metodologias, etc. O editorial contém um ótimo resumo reflexivo das temáticas hoje postas no campo de pesquisas e práticas referentes às tecnologias digitais em rede e a educação.


quinta-feira, 11 de abril de 2019

China utiliza tecnologia de IA para reconhecimento facial e rankeamento de alunos em sala de aula

Reportagem do website Sixth Tone detalha como a China tem utilizado variadas tecnologias de monitoramento por imagens e de reconhecimento facial dos estudantes em sala de aula através de projetos piloto de Inteligência Artificial que atribuem notas de desempenho aos estudantes a fim de "aprimorar a educação no país". 

Segundo o texto, um dos programas utilizados em uma escola de Beijing fotografa a sala de aula a cada segundo e as imagens do rosto de cada aluno são analisadas por algoritmos a partir de categorias tais como ouvindo, respondendo perguntas, escrevendo, interagindo com outros alunos ou dormindo. Em algumas escolas, estudantes desconectaram as câmeras do sistema em sinal de protesto.




quarta-feira, 10 de abril de 2019

O retorno do ACSDE - The American Center for the Study of Distance Education

O The American Center for the Study of Distance Education (ACSDE), criado em 1988 por Michael Moore, voltou a funcionar, agora no departamento de Learning and Performance Systems da The Pennsylvania State University, sob a direção de William C. Diehl.
O objetivo inicial do Centro se mantém: [ser] um centro interinstitucional e multidisciplinar que visa facilitar a colaboração entre indivíduos e instituições nos Estados Unidos e no exterior, com seus principais objetivos de promover pesquisa, estudo, bolsa de estudo e ensino em educação a distância, e para servir como uma central para disseminação de conhecimento sobre educação a distância.
Uma ótima iniciativa do Centro será a promoção de simpósios on-line que acontecerão ao longo do ano e do qual podem participar pesquisadores de todo o mundo. Mais informações no site do centro e pelo mailing list.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Livro: Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de informação e comunicação, de Andre Lemos, disponível para download gratuito

O livro: Isso (não) é muito Black Mirror: passado, presente e futuro das tecnologias de informação e comunicação, de Andre Lemos, lançado em 2018, está disponível para download gratuito no website da Editora da UFBA. Fruto de uma disciplina de graduação ministrada pelo pesquisador da UFBA, a obra aborda os episódios de quatro temporadas da série da televisão britânica para debater sobre diversos conceitos do campo dos estudos da Cibercultura. 

Segundo o autor, "a escolha da série se deu por sua grande repercussão no brasil e por ela tocar em temas caros à área de comunicação, tais como a sociedade midiática, a sociedade do espetáculo, as mídias digitais, as redes sociais, as questões do corpo, da vigilância e das demais tecnologias e processos comunicacionais em interface com os problemas da cultura contemporânea". Todos os alunos da referida disciplina assistiram aos episódios e participaram ativamente de debates sobre os conteúdos, tendo todos os nomes listados na seção de Agradecimentos da obra.

domingo, 31 de março de 2019

Novos livros e podcast sobre a sociedade da vigilância em rede

O Anticast acaba de publicar novo conteúdo em que o professor e jornalista Ivan Mizanzuk entrevista Fernanda Bruno (Medialab / UFRJ) e Rodrigo Firmino (PPGTU / PUCPR), autores do livro “Tecnolopolíticas da Vigilância: Perspectivas da Margem”, e aborda o conceito de tecnopolítica, as formas dos cidadãos de protegerem contra a vigilância em rede, e monitora ações recentes nesse campo. Ao interessados na temática, recomendamos também a leitura do novo livro The Age of Surveillance Capitalism, da professora de Harvard Shoshana Zuboff, e os trabalho da LAVITS, a Rede Latino-Americana de Estudos sobre Vigilância, Tecnologia e Sociedade.
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quinta-feira, 14 de março de 2019

Diretrizes para edição ética de trabalhos acadêmicos

A associação dos editores do Canadá publicou no início desse ano uma atualização das diretrizes para a edição ética de trabalhos de alunos do ensino superior (graduação e pós-graduação). Os documentos, livres para download, detalham os três tipos de edição a serem feitas pelos professores orientadores a partir da anuência dos próprios alunos: apenas indicar erros, corrigir erros ou uma combinação de ambos Os procedimentos de edição ética são endossados por importantes universidades de língua inglesa ao redor do mundo e há diretrizes inclusive par trabalhos de alunos dessas universidades mas cuja língua primária não é o inglês.


segunda-feira, 11 de março de 2019

Novo artigo sobre tipos de estudantes dos MOOCS

Grupo de pesquisadores canadenses publica excelente artigo em que resgatam categorias/tipologias de estudantes de MOOCs e apresentam nova metodologia utilizada no estudo relatado. Destaque para o uso dos clusters que incluem as ações desenvolvidas pelos estudantes no MOOC e o refinamento da tipologia dos seis tipos de estudantes identificados. Muito importante destacar a conclusão dos pesquisadores de que muitos estudantes de MOOCs NÃO SÃO estudantes típicos do ensino presencial (em tradução livre): 

"Estes resultados levantam questões sobre a tendência geral de considerar os estudantes do MOOC como equivalentes aos estudantes, para projetar os cursos do MOOC como se os alunos seguissem apenas o caminho ditado por seus instrutores, e julgar o sucesso do MOOC pelos padrões dos cursos para crédito. Eles esclarecem as características, motivações e perspectivas dos alunos com perfis diferentes dos perfis dos alunos [do presencial tradicional]. Estes resultados sugerem que a maneira como os MOOCs são projetados pode ter que ser reconsiderada para permitir e encorajar essas formas alternativas de participação em um MOOC, mas uma melhor compreensão desses perfis seria necessária para isso". 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Ajude a (re)definir o que é digital literacy (letramento digital)

Ao buscar (re)definir digital literacy (letramento digital), em projeto de entidades educacionais dos EUA, o pesquisador Ian O'Byrne está desenvolvendo esse processo de forma aberta e colaborativa na internet utilizando pelo menos dois recursos interativos, o hypothesis.is (um organizador de conteúdos web) e o FlipGrid, onde se pode enviar vídeos anotados. O pesquisador disponibilizou um texto com proposições conceituais e questões acerca da (re)definição do conceito. Equipes da  International Literacy Association (ILA) e do National Council of Teachers of English (NCTE) participam do trabalho. O blog de O'Byrne pode ser acessado aqui.



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ALAI publica revista temática Redes sociales: enredos y desenredos

A revista da rede de notícias ALAI (America Latina en Movimiento) publicou número temático, no final do ano de 2018, intitulado Redes sociales: enredos y desenredos e que pode ser acessado para livre download. Trata-se de uma coletânea de artigos curtos escritos por jornalistas, pesquisadores e ativistas de países da região e que analisam importantes aspectos da temática e traçam um bom panorama de questões e ações em desenvolvimento na América Latina hoje. Ao final, a publicação apresenta uma síntese dos resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o Seminario Internacional: Desenredando las redes sociales digitales (relatório completo aqui).