Realiza-se a partir de hoje, em Goiânia, o VIII Fórum da Internet do Brasil, que discute diversos aspectos de governança da rede e é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas na próxima semana em Paris. Algumas atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo link. A participação remota em tempo real pode ser realizada através do WebApp do evento. O evento segue até o dia 07 deste mês.
segunda-feira, 5 de novembro de 2018
VIII Fórum da Internet no Brasil acontece a partir de hoje
Realiza-se a partir de hoje, em Goiânia, o VIII Fórum da Internet do Brasil, que discute diversos aspectos de governança da rede e é promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) desde 2011 e consiste em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global promovido pela Organização das Nações Unidas na próxima semana em Paris. Algumas atividades estão sendo transmitidas ao vivo pelo link. A participação remota em tempo real pode ser realizada através do WebApp do evento. O evento segue até o dia 07 deste mês.
Edição especial sobre Formação Docente na Era da Mobilidade
O periódico Tempos e Espaços em Educação, da Universidade Federal de Sergipe, acaba de publicar edição especial sobre Formação Docente na Era da Mobilidade com 11 artigos inéditos de pesquisadores das diversas regiões do país. O número atual traz também Seção Temática sobre Teorias Educacionais e Métodos de Pesquisa em Educação. Artigos de livre acesso para leitura e download.
quarta-feira, 17 de outubro de 2018
Artigo sobre imagens falsas defende a importância do letramento digital dos internautas
Acaba de ser publicado o artigo Fake images: The effects of source, intermediary, and digital media literacy on contextual assessment of image credibility online (Imagens falsas: O papel das fontes, dos intermediários e do letramento digital na avaliação contextual da credibilidade de imagens online) de autoria da co-fundadora do Computational Communication Research Lab da UC Davis e colegas pesquisadores.
A pesquisa concluiu que: "as habilidades dos participantes para utilizarem a internet, a experiência deles com a edição de fotos e a frequência do uso de mídias sociais foram indicadores significativos da avaliação da credibilidade da imagem, enquanto a maioria das pistas sociais e heurísticas de credibilidade on-line (por exemplo, confiabilidade com base na fonte/origem, confiança intermediária da imagem com base nos compartilhamentos anteriores) não tiveram impacto significativo na avaliação da credibilidade das imagens".
Ou seja, as habilidades, conhecimentos e visão crítica das pessoas sobre a internet, decorrentes de suas experiências com redes e interfaces, é que as tornam mais aptas a identificarem falsas imagens e se protegerem contra a manipulação de que são alvo. E, não, a identificação da fonte da imagem (um jornal de prestígio, uma rede de TV) ou quem compartilhou a imagem. Isso reforça a importância e a necessidade de que os internautas possuam um bom letramento digital para que possam identificar e rejeitar essas imagens falsas que circulam na internet.
Uma reportagem com base no artigo ampliou um pouco dos debates com pontos interessantes e úteis e alguns que fogem um pouco da problemática, mas vale a leitura aqui.
A pesquisa concluiu que: "as habilidades dos participantes para utilizarem a internet, a experiência deles com a edição de fotos e a frequência do uso de mídias sociais foram indicadores significativos da avaliação da credibilidade da imagem, enquanto a maioria das pistas sociais e heurísticas de credibilidade on-line (por exemplo, confiabilidade com base na fonte/origem, confiança intermediária da imagem com base nos compartilhamentos anteriores) não tiveram impacto significativo na avaliação da credibilidade das imagens".
Ou seja, as habilidades, conhecimentos e visão crítica das pessoas sobre a internet, decorrentes de suas experiências com redes e interfaces, é que as tornam mais aptas a identificarem falsas imagens e se protegerem contra a manipulação de que são alvo. E, não, a identificação da fonte da imagem (um jornal de prestígio, uma rede de TV) ou quem compartilhou a imagem. Isso reforça a importância e a necessidade de que os internautas possuam um bom letramento digital para que possam identificar e rejeitar essas imagens falsas que circulam na internet.
Uma reportagem com base no artigo ampliou um pouco dos debates com pontos interessantes e úteis e alguns que fogem um pouco da problemática, mas vale a leitura aqui.
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Curso E-Learning 3.0 explora práticas da aprendizagem on-line atual
O pesquisador canadense Stephen Downes, um dos formuladores do campo teórico do Conectivismo, lança hoje seu novo curso on-line E-Learning 3.0, gratuito e aberto. Como já ocorreu em anos anteriores, o curso utilizará alguns pressupostos teóricos do Conectivismo para discutir os caminhos atuais da aprendizagem on-line utilizando fortemente as ações reais e autênticas dos aprendizes na internet como parte central do processo -- ao contrário do desenho tradicional em que todos os conteúdos e atividades são previamente disponibilizados em um AVA tradicional. A hastag do curso é #el30.
Os interessados já podem se inscrever para que recebam a newsletter do curso, que já é parte das ações em desenvolvimento a partir de hoje, 15 de outubro.
O vídeo introdutório ao curso, realizado em uma sessão interativa ao vivo, e a home page do curso já estão disponíveis aqui. No vídeo, Downes explica as características específicas do curso via MOOCs conectivistas em que os alunos/participantes desempenham papel ativo compartilhando suas opiniões e conteúdos originais desenvolvidos com base nos temas e debates realizados semanalmente, gerando uma construção coletiva, descentralizada e compartilhada do curso. Todo o conteúdo produzido será etiquetado, coletado pela tecnologia grasshopper e, posteriormente, organizado e redistribuído aos participantes por Downes (os detalhes desses elementos operacionais do curso estão no vídeo introdutório a partir do minuto 15).
Comentários e trocas podem ser realizadas também utilizando a hastag #el30 via Twitter ou Mastodon. O primeiro convidado para o debate ao vivo via homepage do curso será George Siemens.
Os interessados já podem se inscrever para que recebam a newsletter do curso, que já é parte das ações em desenvolvimento a partir de hoje, 15 de outubro.
O vídeo introdutório ao curso, realizado em uma sessão interativa ao vivo, e a home page do curso já estão disponíveis aqui. No vídeo, Downes explica as características específicas do curso via MOOCs conectivistas em que os alunos/participantes desempenham papel ativo compartilhando suas opiniões e conteúdos originais desenvolvidos com base nos temas e debates realizados semanalmente, gerando uma construção coletiva, descentralizada e compartilhada do curso. Todo o conteúdo produzido será etiquetado, coletado pela tecnologia grasshopper e, posteriormente, organizado e redistribuído aos participantes por Downes (os detalhes desses elementos operacionais do curso estão no vídeo introdutório a partir do minuto 15).
Comentários e trocas podem ser realizadas também utilizando a hastag #el30 via Twitter ou Mastodon. O primeiro convidado para o debate ao vivo via homepage do curso será George Siemens.
terça-feira, 9 de outubro de 2018
Conferência AoIR2018 discute o futuro dos estudos críticos da internet
Acontece nesta semana em Montreal, Canadá, a AoIR2018, conferência internacional promovida anualmente pela Association of Internet Researchers (associação de pesquisadores da internet) e que inclui palestras, diversos painéis temáticos, mesas redondas, workshops e comunicação de trabalhos científicos sobre temas variados relacionados à internet, suas tecnologias e práticas. Um dos destaques do encontro será a palestra do pesquisador, poeta e desenvolvedor de software, de origem indígena, Jason Edward Lewis. Seu trabalho de pesquisa na Concordia University inclui estudos sobre novos meios de criar e ler textos digitais, desenvolvimento de sistemas de uso criativo da tecnologia móvel e uso de ambientes virtuais para ajudar comunidades aborígines a preservar, interpretar e comunicar suas histórias culturais.
Outro destaque será o painel temático, integrado por quatro jovens pesquisadores, em que será abordado o tema: Materialidades Transnacionais e o Futuro dos Estudos Críticos da Internet. Questões norteadoras desse debate incluem: Dadas as materialidades transnacionais da internet, podemos/deveríamos ter uma internet diferente? Como seria uma internet diferente em termos de infraestrutura, protocolos, plataformas ou governamentalidades? Podemos/devemos ter epistemologias, ontologias e metodologias de diferentes tipos de pesquisa na internet?
Os pesquisadores brasileiros Carlos D'Andrea e André Mintz, da UFMG, irão apresentar o trabalho intitulado Studying "Live"Cross-Plataform Circulation of Images with Computer Vison API: an experiment based on a sports media event. Gabriela Zago, Raquel Recuero e Felipe Soares são os autores do artigo Political Fandoms and Superparticipants in Political Conversations on Twitter. E William Fernandes e João Carlos Magalhães apresentarão o paper intitulado Me, Myself and the Algorithm: how Twitter users talk about the “algorithm” to perform themselves.
Veja a programação completa aqui.
Outro destaque será o painel temático, integrado por quatro jovens pesquisadores, em que será abordado o tema: Materialidades Transnacionais e o Futuro dos Estudos Críticos da Internet. Questões norteadoras desse debate incluem: Dadas as materialidades transnacionais da internet, podemos/deveríamos ter uma internet diferente? Como seria uma internet diferente em termos de infraestrutura, protocolos, plataformas ou governamentalidades? Podemos/devemos ter epistemologias, ontologias e metodologias de diferentes tipos de pesquisa na internet?
Os pesquisadores brasileiros Carlos D'Andrea e André Mintz, da UFMG, irão apresentar o trabalho intitulado Studying "Live"Cross-Plataform Circulation of Images with Computer Vison API: an experiment based on a sports media event. Gabriela Zago, Raquel Recuero e Felipe Soares são os autores do artigo Political Fandoms and Superparticipants in Political Conversations on Twitter. E William Fernandes e João Carlos Magalhães apresentarão o paper intitulado Me, Myself and the Algorithm: how Twitter users talk about the “algorithm” to perform themselves.
Veja a programação completa aqui.
sexta-feira, 5 de outubro de 2018
Palestra na UFMG sobre interfaces digitais para EaD e técnica de rastreamento ocular
O professor coordenador do Grupo LER, Eduardo Junqueira, proferirá conferência no mês de outubro, na UFMG, sobre pesquisa intitulada “Interação de alunos em fóruns virtuais: identificação de elementos facilitadores em processos de aprendizagem”. O estudo conta com a colaboração dos professores Andrei Bosco, Cátia Silva e Elisangela Teixeira, da UFC, e de alunos de iniciação científica e de pós-graduação da universidade. O evento é aberto ao público. Mais informações aqui.


terça-feira, 2 de outubro de 2018
A "plataformização" da educação
No artigo intitulado Social media platforms and education, os pesquisadores holandeses Jose van Dijck e Thomas Poell descrevem e analisam o fenômeno chamado "plataformização da educação", ou seja, os novos processos -- geralmente ligados a interesses da iniciativa privada -- que utilizam plataformas digitais semelhantes às das mídias sociais para atividades de ensino e de aprendizagem. E que, ao faze-lo, geram milhares de dados sobre o comportamento de alunos e professores que, por sua vez, são analisados e utilizados para alimentar novas ações que, em tese, buscam aprimorar a aprendizagem massificada.
O fenômeno congrega elementos da arquitetura do software que sustenta o funcionamento dessas plataformas, os modelos de negócios dos cursos oferecidos e a enorme quantidade de dados gerados pelas ações dos usuários. Os autores indicam dois elementos que são cada vez mais relevantes em ambientes de educação on-line: a dataficação (processos intensivos de coleta e análise de dados, datafication no original) e a mercantilização (commodification no original), analisados através dos exemplos das plataformas AltSchool (usada na educação básica) e Coursera (usada na educação superior) . O texto foi originalmente publicado no Handbook of Social Media, lançado em 2018.
Dentre as diversas conclusões dos autores, destacam-se: "Primeiro, as plataformas educacionais tendem a subjugar seus princípios pedagógicos aos mecanismos de mídia social; segundo, a eficácia dos softwares educacionais e dos sistemas de rastreamento de dados nas escolas e universidades até agora foram mal testados, mas ainda assim são apresentados como soluções muito necessárias para instituições educacionais desatualizadas; e terceiro, a incorporação da educação on-line em um mundo global de plataformas comerciais de alta tecnologia pode transformar [no sentido de descaracterizar] a noção de educação como um bem público".
E finalizam: "Ao considerar as mídias sociais como plataformas em vez de apenas ferramentas, queríamos chamar a atenção para o poder de sua dinâmica subjacente. As plataformas on-line não afetam apenas os processos básicos de aprendizado e ensino, mas também afetam as formas pelas quais a educação é organizada em uma sociedade cada vez mais orientada a dados e baseada em plataformas".

Dentre as diversas conclusões dos autores, destacam-se: "Primeiro, as plataformas educacionais tendem a subjugar seus princípios pedagógicos aos mecanismos de mídia social; segundo, a eficácia dos softwares educacionais e dos sistemas de rastreamento de dados nas escolas e universidades até agora foram mal testados, mas ainda assim são apresentados como soluções muito necessárias para instituições educacionais desatualizadas; e terceiro, a incorporação da educação on-line em um mundo global de plataformas comerciais de alta tecnologia pode transformar [no sentido de descaracterizar] a noção de educação como um bem público".
E finalizam: "Ao considerar as mídias sociais como plataformas em vez de apenas ferramentas, queríamos chamar a atenção para o poder de sua dinâmica subjacente. As plataformas on-line não afetam apenas os processos básicos de aprendizado e ensino, mas também afetam as formas pelas quais a educação é organizada em uma sociedade cada vez mais orientada a dados e baseada em plataformas".
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Van Dijck
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Congresso on-line sobre educação a distância e software livre promovido pela Fale/UFMG abre inscrições para coordenadores de mesa de trabalhos até 7/10
Professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação que têm interesse por temas como educação a distância, software livre e vivência acadêmica poderão se inscrever para atuar como coordenadores de mesas de trabalho desta edição do UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), evento on-line e gratuito promovido pela Faculdade de Letras, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.
Os coordenadores têm o papel de estimular o debate entre os participantes do congresso, além de emitir um parecer sobre o aprimoramento dos trabalhos que comporão a sua mesa, antes da semana de realização do evento, de 26 a 30 de novembro.
As inscrições devem ser feitas até o dia 7/10, pelo formulário disponível no site do grupo Texto Livre, responsável pela organização do UEaDSL. Será concedido certificado de participação para aqueles que desempenharem a função.
Para auxiliar os coordenadores de mesa e os professores envolvidos nesta edição , a coordenação do evento ofertará um curso, autoinstrucional e com 15 horas de duração, sobre a proposta do congresso, seus objetivos, sugestões de como aproveitar as tarefas do congresso como atividades letivas e outras orientações e informações.
Informações: ueadsl.sec@textolivre.pro.br. (Texto de divulgação do evento)
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Novo livro LA OTRA EDUCACIÓN. PEDAGOGÍAS CRÍTICAS PARA EL SIGLO XXI
Acaba de ser lançado o livro LA OTRA EDUCACIÓN. PEDAGOGÍAS CRÍTICAS PARA EL SIGLO XXI. A obra traz uma coletânea de artigos de pesquisadores alinhados com a chamada "Pedagogia Crítica e foi organizado em três tópicos temáticos:
PEDAGOGÍAS CRÍTICAS Y EMPODERAMIENTO,
LOS MEDIOS EN LA EDUCACIÓN Y LA EDUCACIÓN EN LOS MEDIOS,
EXPERIENCIAS SOBRE LA PEDAGOGÍA DEL HACER
e um Epílogo (Manifesto por uma Pedagógia Crítica) escrito por Henry Giroux.
O sumário e o capítulo introdutório estão disponibilizados gratuitamente no site da UNED.
Os fundos arrecadados com a venda do livro são destinados a um fundo que salva vidas de imigrantes, que escapam de conflitos bélicos, na região do Mediterrâneo.
No capítulo introdutório da obra, os autores afirmam que: "Las tecnologías digitales contemporáneas están lejos de ser herramientas neutrales para la comunicación. Junto con los actores humanos, las tecnologías co-crean nuestras vidas sociales y materiales, y proporcionan un espacio muy necesario para la acción. En palabras de Henry Giroux, «no es suficiente para leer críticamente la cultura. No es suficiente decir: Sabemos cómo leer los medios de comunicación digitales. La gente tiene la capacidad de leer los medios digitales, seguramente, pero también tienen que ser capaces de producirlos medios digitales» (Giroux y Jandrić, 2015). En la era de las redes digitales, el mensaje de la pedagogía crítica es tan importante como siempre y, al igual que en los tiempos de Paulo Freire, la primera y la estrategia más importante es el desarrollo de la alfabetización digital".
E complementam: "Hoy la alfabetización implica una acción expandida, un conocimiento multimedia y digital, que nos permita reivindicar las voces particulares de cada ciudadano y ciudadana. La alfabetización (digital) facilita el ejercicio crítico de la ciudadanía ante el marco socioeconómico dominante, convirtiéndose igualmente en un ejercicio de activismo que debería sobreponerse al peligroso carácter instrumentalista que se quiere hacer del propio concepto de alfabetismo digital".
Exemplos de experiências digitais críticas citadas pelos autores incluem: Wikiversity [https://www.wikiversity.org]; Biblioteca Pública: Memoria del Mundo https://www.memoryoftheworld.org]; Youcoop [http://www.youcoop.org].
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Fórum da Internet no Brasil será na UFG em novembro
|
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Periódico italiano Digicult e artigo sobre affordances das mídias sociais
O periódico italiano Digicult - Scientific Journal on Digital Cultures publica artigos de áreas diversas da temática em língua inglesa e italiana. O site direciona também para a revista TechnoNews, que traz artigos curtos informativos sobre assuntos diversos da área.
Na edição atual, destaque para o artigo “Don't Break Those Norms.” WhatsApp Socio-Technical Practices in Light of Contextual Integrity and Technology Affordances, do pesquisador Pasquale Pellegrino. O artigo aborda diversos aspectos teóricos das mídias sociais, discutindo particularmente quatro affordances (persistência, aplicabilidade, escalabilidade e mecanismos de busca) do referido APP e dessas mídias no contexto de agência dos usuários.
Na edição atual, destaque para o artigo “Don't Break Those Norms.” WhatsApp Socio-Technical Practices in Light of Contextual Integrity and Technology Affordances, do pesquisador Pasquale Pellegrino. O artigo aborda diversos aspectos teóricos das mídias sociais, discutindo particularmente quatro affordances (persistência, aplicabilidade, escalabilidade e mecanismos de busca) do referido APP e dessas mídias no contexto de agência dos usuários.
quarta-feira, 12 de setembro de 2018
Nova edição temática da revista TECCOGS sobre Inteligência Artificial
Acaba de ser publicada nova edição da revista TECCOGS, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP, sobre Inteligência Artificial.
terça-feira, 11 de setembro de 2018
Perspectiva feminista da edtech nos 25 anos da ALT
A apresentação do trabalho de Frances Bell e Catherine Cronin na conferência dos 25 anos da ALT criticou "o prevalente caráter machista e sexista" do setor de tecnologias digitais e destacou, ao resumir os temas mais frequentes no período, a Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Aberta e a Aprendizagem Social. Ao abordarem as duas primeiras, as pesquisadoras o fizeram através de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais na área e solicitaram a contribuição, em tempo real dos participantes, para que pudessem construir uma "memória mais humanizada" dos caminhos trilhados por tais conceitos desde 1984. Mais detalhes da apresentação nas imagens - há um link para acesso dos materiais da pesquisa e da apresentação.
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Destaques do Congresso anual da ALT
O programa do congresso
anual da ALT deste ano traz uma trilha temática intitulada Critical
Perspectives in Learning Technology, marcadas em azul. Destaque
para a palestra da socióloga e professora Tressie McMillan
Cottom, da Virginia Commonwealth University, sobre desigualdade e
sociedade digital . Ao
longo do programa há apresentações marcadas com o ícone do
Youtube, indicando transmissão ao vivo por streaming de vídeo.
Destaque também para a apresentação, nesta terça-feira, do
trabalho A
personal, feminist and critical retrospective of Learning (and)
Technology, 1994-2018 de Frances Bell e Catherine Cronin e, no
dia 13, para o trabalho What
lies beneath: Reflections on a community consultation and
ethnographic research on the implications of the use of technology
for teaching practices, de Lawrie Phipps e Donna M Lanclos.
25 anos da Lista de Discussão da ALT e Congresso Anual
O pesquisador
britânico Martin
Weller , da Open University, acaba de concluir uma série de 27
posts, em seu blog,
sobre os 25
anos da Lista de Discussão da ALT
em que detalha e analisa temáticas, tendências e questões que
marcaram o período no campo das tecnologias digitais e educação.
Vale muito ler e compartilhar o trabalho do pesquisador.
A propósito,
a conferência
anual da ALT inicia-se amanhã e possibilita a participação remota
com live streaming, etc.
terça-feira, 25 de outubro de 2016
Publicada nova edição da Revista Educação a Distância, da Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA)
A terceira edição (volume 37, 2016) da Revista Educação a Distância, organizada pela Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA Inc.), acaba de ser lançada pela editora Taylor & Francis. A publicação apresenta pesquisas e materiais acadêmicos nas áreas da aprendizagem aberta, flexível, EaD e, nesta última edição de 2016, traz problemáticas atuais sobre a relação entre aprendizagem e tecnologias digitais.
No editorial da publicação, Dr. Som Naidu (professor da Universidade de Monash em Melbourne, Austrália, e professor visitante da Universidade Normal de Beijing, China) sugere aos autores que pensem criticamente e pesquisem com detalhes sobre o "status quo" dos assuntos que pretendem trabalhar, para que falhas como as apresentadas no artigo "Sandcastle Competitions", de Jon Baggaley (presente na mesma revista) sejam questionadas e evitadas.
Nessa pesquisa, Baggaley examina três relatórios sobre aprendizagem a distância e revela que dois deles não tiveram a participação de pesquisadores do tema, tampouco de tecnologia educacional de forma mais ampla. Naidu atenta para a importância do debate desses relatórios com a academia, visto que podem orientar práticas e políticas públicas sobre o assunto.
Naidu ainda contribui em dois outros artigos da revista. O primeiro faz um mapeamento de títulos e resumos de 515 artigos publicados ao longo de 35 dos 37 anos de publicações da Revista Educação a Distância. Com o uso da ferramenta LeximancerTM foi possível identificar e agrupar, em sete categorias de cinco anos cada, os temas que foram tendência ao longo desse período. No segundo artigo, Naidu retrata artigos selecionados sobre a EaD na China.
Além desses, a revista traz artigos que abordam temas como a dinâmica em um fórum de discussão da plataforma MOOC (Massive Open Online Courses); a aprendizagem de línguas no contexto a distância; a presença e a formação do professor; indicadores de desempenho e diversos outros assuntos que tangenciam o campo da aprendizagem on-line.
A Revista Educação a Distância é publicada em maio, agosto e novembro de cada ano. A próxima edição especial já possui tema definido e abordará os temas da Presença Social e Identidade na Aprendizagem Online (volume 38/2, 2017). Confira os links abertos dessa edição no site: http://www.tandfonline.com/ toc/cdie20/current
(texto de Jefferson Cavalcante)
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Revista HOLOS publica artigo sobre Processos Formativos e Mídia Ninja
Foi
publicado recentemente o quarto volume da Revista HOLOS, de 2016, editada no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O HOLOS é um periódico online que preza pela interdisciplinaridade das temáticas abordadas. Dentre os
trabalhos publicados neste volume, destaca-se o artigo sobre os Processos Formativos de um Mídia Ninja e as Novas Narrativas do Ativismo no Contexto da Cibercultura, de autoria da doutoranda Tatiana Paz e das mestrandas Carolina Sales e
Neila Santos, sob a orientação do professor Eduardo Junqueira, todos integrantes do grupo de pesquisas LER/CNPq.
O artigo buscou compreender como se estruturam os
processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas
relações com o ativismo no contexto da cibercultura.
quarta-feira, 31 de agosto de 2016
Pesquisa sobre gamificação e formação docente
Recentemente a pesquisadora Mércia Figueiredo, integrante do grupo de pesquisa LER/CNPq, concluiu sua formação de mestre pela Universidade Federal do Ceará, quando apresentou a dissertação intitulada Gamificação e formação docente. Análise de uma vivência critico-reflexiva dos professores. Em breve o trabalho estará disponível para leitura e download através do banco de teses e dissertações da universidade. Segue abaixo um resumo sobre o estudo.
Tem-se
como objetivo desta pesquisa analisar de que maneira uma formação
docente em gamificação é vivenciada por um grupo de
professes-formadores da Escola Municipal de Formação e Avaliação
de Caucaia – EMFA, na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF.
Essa formação, conduzida pela própria pesquisadora, envolveu
processos de diálogo, interação, estudo bibliográfico e diversão
através de atividades gamificadas, games e dinâmicas e propôs,
para sua conclusão, que os participantes formassem grupos e
desenvolvessem uma atividade gamificada. O estudo buscou estabelecer
um diálogo entre a fundamentação teórica sobre formação docente
e gamificação através da própria experiência relatada,
apresentando como os professores-formadores participaram, perceberam
e criaram atividades gamificadas, evidenciando como a associação
entre gamificação e educação potencializa a mobilização dos
saberes docentes em sua inter-relacionabilidade. O
trabalho se dedica a trazer concepções teóricas em torno de
formação docente continuada no contexto da contemporaneidade, ao
mesmo tempo em que identifica abordagens e leituras variadas em torno
do que é gamificação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de
caráter etnográfico, que contou com a participação de 07
professores-formadores das áreas de Letras e Pedagogia de ambos os
sexos. Como a pesquisadora conduziu a formação ao mesmo tempo em
que a analisou, o processo de análise levou em consideração a
intersubjetividade do processo formativo e de pesquisa, utilizando-se
de técnicas como entrevistas semiestruturadas, observação
participante e coleta de dados audiovisuais, sonoros e notas de
campo. Ao fim se pode constatar, dentre outros pontos importantes,
que há uma promissora possibilidade de convergência gamificação e
teoria de formação, dado que em ambas (a partir do referencial de
formação trabalhado) é dada uma importância a relação entre
teoria e prática a partir do estímulo a interação, ao diálogo e
de uma consideração a subjetividade de quem participa; que a
gamificação fortalece procedimentos pedagógicos como o
planejamento, demandando dos professores-formadores que mobilizarem
saberes docentes de categorias diversas e que a gamificação vem ao
encontro dos saberes docentes para colaborar em seu aprimoramento e
melhor relação com um mundo marcado pelo tecnológico e pelo
eletrônico, ainda que não precise trabalhar com dispositivos
tecnológicos. Para além dessas observações, também se realizou
observações específicas a forma com que cada um dos participantes
lidou, respondeu e aplicou a formação, assim como observações
específicas sobre cada uma das 03 atividades gamificadas que foram
apresentadas ao final.
segunda-feira, 29 de agosto de 2016
Novo livro sobre EaD
Acaba de ser lançado pela editora da Universidade Federal do Mato Grosso o livro intitulado Educação a Distância. Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos. Editado pelos professores pesquisadores Cristiano Maciel, Katia M. Alonso e Maria Cristina Paniago, o volume traz um capítulo de autoria dos integrantes do grupo LER de pesquisa intitulado A trajetória ocular durante a aprendizagem online: o uso do eye tracking para investigar percursos de navegação virtual na Educação a Distância, baseado em estudo financiado pelo CNPq. A obra se divide em três partes: Tecnologias, recursos e seus usos; Interação, plataformas e formação; e Perspectivas sobre o trabalho docente e discente. O livro foi lançado pelos organizadores durante o XVIII ENDIPE (foto), realizado em Cuiabá na semana passada.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Edição temática do Nordic Journal of Digital Literacy sobre interdisciplinaridade
O Nordic Journal of Digital Literacy lançou número especial temático sobre interdisciplinaridade no campo de estudos dos novos letramentos. Destaque para os artigos de Colin Lankshear e Michele Knobel e de Neil Selwyn. Acesso aberto e download gratuito.


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Neil Selwyn,
Nordic Journal of Digital Literacy
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Problemas de pesquisa e anais de evento de tecnologias comunicacionais contemporâneas
Foram publicados os anais da III Jornada de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas, quando pesquisadores de todo o país foram convidados a apresentar problemas e dilemas de pesquisas em desenvolvimento na área. O evento ganha destaque especial frente aos grandes desafios de pesquisa na área que lidam com objetos fluidos e emergentes, colocando assim novos desafios teóricos e metodológicos. Os anais trazem apenas os resumos dos trabalhos, mas alguns autores incluíram tópicos interessantes, tais como o problema de pesquisa, os impasses vividos na pesquisa e a filiação teórica do estudo. Vale muito conhecer os trabalhos.


terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Nova edição da revista A Rede
Já está circulando a mais recente edição da revista A Rede em que são abordadas diversas temáticas da área, como educação a distância, recursos educacionais abertos, tecnologia wiki, dentre outros.
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Nova edição da revista Teknokultura
A revista Teknokultura, editada pela Universidade Complutense de Madrid, acaba de lançar nova edição com artigos de interesse no campo da cibercultura, incluindo três artigos sobre aspectos do fenômeno na América Latina.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2015
Edição temática do IRRODL sobre MOOCS
A mais recente edição do IRRODL é um número especial sobre MOOCs editado com estudos de pesquisadores europeus. Há artigos muito bons que oferecem uma visão crítica sobre essa modalidade de curso on-line e outros que apontam para o futuro deles. Leitura e download gratuitos de todos os artigos.
International Review of Research in Open and Distributed Learning
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domingo, 11 de outubro de 2015
Livros e artigos gratuitos sobre pesquisa em meios digitais em rede
O link do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados traz a indicação de alguns livros e artigos (gratuitos) sobre a pesquisa em meios digitais em rede. Outro livro recomendado sobre estudo nesta área é Antropologia do Ciberespaço, editado pelo pesquisador Theophilos Rifiotis. Polivanov publicou um bom artigo introdutório a essa temática.


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