quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pesquisa sobre gamificação e formação docente

Recentemente a pesquisadora Mércia Figueiredo, integrante do grupo de pesquisa LER/CNPq, concluiu sua formação de mestre pela Universidade Federal do Ceará, quando apresentou a dissertação intitulada Gamificação e formação docente. Análise de uma vivência critico-reflexiva dos professores. Em breve o trabalho estará disponível para leitura e download através do banco de teses e dissertações da universidade. Segue abaixo um resumo sobre o estudo.




Tem-se como objetivo desta pesquisa analisar de que maneira uma formação docente em gamificação é vivenciada por um grupo de professes-formadores da Escola Municipal de Formação e Avaliação de Caucaia – EMFA, na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Essa formação, conduzida pela própria pesquisadora, envolveu processos de diálogo, interação, estudo bibliográfico e diversão através de atividades gamificadas, games e dinâmicas e propôs, para sua conclusão, que os participantes formassem grupos e desenvolvessem uma atividade gamificada. O estudo buscou estabelecer um diálogo entre a fundamentação teórica sobre formação docente e gamificação através da própria experiência relatada, apresentando como os professores-formadores participaram, perceberam e criaram atividades gamificadas, evidenciando como a associação entre gamificação e educação potencializa a mobilização dos saberes docentes em sua inter-relacionabilidade. O trabalho se dedica a trazer concepções teóricas em torno de formação docente continuada no contexto da contemporaneidade, ao mesmo tempo em que identifica abordagens e leituras variadas em torno do que é gamificação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que contou com a participação de 07 professores-formadores das áreas de Letras e Pedagogia de ambos os sexos. Como a pesquisadora conduziu a formação ao mesmo tempo em que a analisou, o processo de análise levou em consideração a intersubjetividade do processo formativo e de pesquisa, utilizando-se de técnicas como entrevistas semiestruturadas, observação participante e coleta de dados audiovisuais, sonoros e notas de campo. Ao fim se pode constatar, dentre outros pontos importantes, que há uma promissora possibilidade de convergência gamificação e teoria de formação, dado que em ambas (a partir do referencial de formação trabalhado) é dada uma importância a relação entre teoria e prática a partir do estímulo a interação, ao diálogo e de uma consideração a subjetividade de quem participa; que a gamificação fortalece procedimentos pedagógicos como o planejamento, demandando dos professores-formadores que mobilizarem saberes docentes de categorias diversas e que a gamificação vem ao encontro dos saberes docentes para colaborar em seu aprimoramento e melhor relação com um mundo marcado pelo tecnológico e pelo eletrônico, ainda que não precise trabalhar com dispositivos tecnológicos. Para além dessas observações, também se realizou observações específicas a forma com que cada um dos participantes lidou, respondeu e aplicou a formação, assim como observações específicas sobre cada uma das 03 atividades gamificadas que foram apresentadas ao final.


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