quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Artigo sobre imagens falsas defende a importância do letramento digital dos internautas

Acaba de ser publicado o artigo Fake images: The effects of source, intermediary, and digital media literacy on contextual assessment of image credibility online (Imagens falsas: O papel das fontes, dos intermediários e do letramento digital na avaliação contextual da credibilidade de imagens online) de autoria da co-fundadora do Computational Communication Research Lab da UC Davis e colegas pesquisadores. 

A pesquisa concluiu que: "as habilidades dos participantes para utilizarem a internet, a experiência deles com a edição de fotos e a frequência do uso de mídias sociais foram indicadores significativos da avaliação da credibilidade da imagem, enquanto a maioria das pistas sociais e heurísticas de credibilidade on-line (por exemplo, confiabilidade com base na fonte/origem, confiança intermediária da imagem com base nos compartilhamentos anteriores) não tiveram impacto significativo na avaliação da credibilidade das imagens".

Ou seja, as habilidades, conhecimentos e visão crítica das pessoas sobre a internet, decorrentes de suas experiências com redes e interfaces, é que as tornam mais aptas a identificarem falsas imagens e se protegerem contra a manipulação de que são alvo. E, não, a identificação da fonte da imagem (um jornal de prestígio, uma rede de TV) ou quem compartilhou a imagem. Isso reforça a importância e a necessidade de que os internautas possuam um bom letramento digital para que possam identificar e rejeitar essas imagens falsas que circulam na internet.

Uma reportagem com base no artigo ampliou um pouco dos debates com pontos interessantes e úteis e alguns que fogem um pouco da problemática, mas vale a leitura aqui.


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