segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Edição temática do Comunicar sobre MOOCs



Acaba de ser publicada edição temática do periódico espanhol Comunicar sobre MOOCs. Destaque para os artigos intitulados Literatura y práctica: una revisión crítica acerca de los MOOC e ¿Son los MOOC una alternativa de aprendizaje? Os artigos estão disponíveis para download gratuito, em espanhol e em inglês.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Nicholas Burbules e educação ubíqua (Burbules and ubiquous education)



Excelente programa em vídeo com o filósofo e pesquisador norte-americano Nicholas Burbules sobre o conceito de "educação ubíqua" que vem desenvolvendo. Narrado em espanhol, produzido pela UNED.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Novas edições de periódicos internacionais


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre




Já estão disponíveis os anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, que incluem uma diversidade de temas na área de estudos com trabalhos apresentados nas conferências, trabalhos com menção honrosa e outros. Vale conhecer! O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da UFMG.


segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Artigo importante sobre MOOCs no Computers & Education



O periódico Computers & Education, um dos mais renomados na nossa área, publicou recentemente artigo intitulado Instructional quality of Massive Open Online Courses (MOOCs). O artigo avaliou, aleatoriamente, a qualidade instrucional de 76 cursos oferecidos na modalidade MOOC -- e a maioria deles apresentou baixa qualidade em termos de princípios do design instrucional, apesar de apresentarem boa qualidade na organização e a apresentação dos materiais. O artigo concluiu que a qualidade desses cursos é baixa.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Seminário do programa TIDD da PUC-SP


Importante seminário de pesquisa do Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da  Inteligência e Design Digital da PUC-SP indicando as possibilidades e áreas de construção de projetos de pesquisa interdisciplinares entre tecnologias digitais, comunicação e educação. O evento será transmitido ao vivo pela internet.


quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Conferência Challenges em Portugal




Já está disponível a chamada de trabalhos para o Challenges 2015, IX Conferência Internacional de TIC na Educação. O evento celebra os 30 anos do projeto Minerva em Portugal e centra-se na oportuna temática dos paradigmas emergentes da educação atual. Mais detalhes no site no evento.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Seminários de destaque em 2015



Acontecerá em junho de 2014 o VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Os Movimentos Sociais e a Educação, organizado pelo Proped/UERJ, programa nota 7 na avaliação da CAPES, e outras entidades da área. Trabalhos podem ser submetidos até 13 de abril de 2015. Uma palestra que merece destaque é a do professor Antonio Quinta, da UAB de Portugal, que irá abordar a Teoria Ator Rede e o Conectivismo. Mais informações no site do evento.

Outros eventos de destaque em 2015, ambos nos Estados Unidos, são o Digital Media and Learning Conference 2015 Equity By Design, promovido por pesquisadores que atuam na convergência das áreas de pesquisa de novos letramentos e multiculturalismo, e o Technology, Knowledge & Society, conferência de caráter interdisciplinar sediada em Berkeley, Califórnia, associada a uma comunidade de pesquisadores e a um periódico nas áreas temáticas.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Livro de Roberto Aparici (UNED) em português



Foi lançado recentemente, pela editora Paulinas, o livro Educomunicação para além do 2.0, editado pelo professor e pesquisador Roberto Aparici, da UNED (a universidade aberta da Espanha). Aparici possui laços acadêmicos com o Brasil e a América do Sul e o livro contém trabalhos de diversos pesquisadores da Espanha, América Latina e Brasil (capítulos de Arlindo Machado e Marco Silva).

Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0. 
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas. 
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Novo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações

A editora do SENAC acaba de lançar o ótimo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).

Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica 
Moisés de Lemos Martins 
APRESENTAÇÃO, 15 
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras 
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 

PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23 
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de 
Edgar Morin e Manuel Castells, 25 
Helena Santos 
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de 
uma interdisciplina, 49 
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79 
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha 

PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123 
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125 
Jussara Borges 
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145 
Rodrigo Botelho-Francisco 
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o 
sistema prisional português, 169 
Daniela Graça e Lídia Oliveira 
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de 
um percurso multimetodológico de investigação, 201 
Antonio Helio Junqueira 
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania 
em rede - do acesso ao engajamento, 227 
Drica Guzzi 
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital: 
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249 
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi 
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios 
do gênero documentário, 269 
Teresa Gouveia 
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291 
João Pedro da Costa e Rui Raposo 
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus: 
aplicações e tendências, 329 
Joana Carvalho e Rui Raposo 
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349 
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Livro gratuito de Neil Selwyn



Está disponível na plataforma de compartilhamento Scribd um ótimo livro do professor e pesquisador Neil Selwyn que trata das escolas diante da cultura digital. A obra intitula-se School and Schooling in the Digital Age (algo como Escolas e Educação na Era Digital) e foi publicada na Inglaterra em 2011. O professor Selwyn destaca-se por sua visão crítica do fenômeno das TICs na educação e é uma referência na área de estudos, atuando no London Knowledge Lab, da Universidade de Londres.




University of London, UK.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Artigos de opinião sobre TICs e games na educação


Recentemente publicamos dois artigos de opinião na imprensa sobre TICs e games na educação. São artigos curtos, que apontam tendências e problemáticas na área:
TICs
Games

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Novo dossiê temático do E-Curriculum




O periódico E-Curriculum, da PUC de São Paulo, acaba de lançar um novo dossiê temático intitulado Web Currículo. Destaque para o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente em que os autores analisam a integração entre currículos e contextos de aprendizagem formais e não-formais através das tecnologias digitais. Destaque também para o artigo Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade, de Tatiana Santos da Paz, Isa Beatriz da Cruz Neves e Lynn Rosalina Gama Alves.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Novo livro sobre aprendizagem, games e participação


Acaba de ser publicado novo volume da coleção New Literacies and Digital Epistemologies da editora Peter Lang. O livro intitula-se Learning Through Digital Game Design & Building in a Participatory Culture, autoria de Qing Li (PhD em tecnologia na educação pela Universidade de Toronto e professora no Department of Educational Technology da Towson University). Segue o sumário do livro, com prefácio de Paul Gee.

Foreword (By Jmes Paul Gee)
Chapter 1: Enactivism: A Framework for Understanding Cognition and Beyond
Chapter 2: Key Elements
Chapter 3: Enactivist Learning World
Chapter 4: Core Principles
Chapter 5: Enactivist Learning World and Culture
Chapter 6: Important Aspects
Chapter 7: Enactivist Learning World and Value
Chapter 8: Vital Domains and Basic Tools
Chapter 9: Learning by Game Building in the Twenty-first Century.

 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Novo livro gratuito de Jon Dron e Terry Anderson

Jon Dron and Terry Anderson acabam de publicar novo livro intitulado Teaching Crowds:Learning and Social Media (algo como Ensinando para Agrupamentos: Aprendizagem e Mídias Sociais) em que propõem um novo modelo para compreender e explorar o potencial pedagógico das tecnologias em rede. O livro está disponível para download gratuito através da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá. Mais detalhes na página da editora.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sulina reedita livro sobre Heidegger e a questão da técnica



A editora Sulina reeditou uma obra que é essencial aos estudos da Cibercultura. Trata-se do livro Martin Heidegger e a questão da técnica - Prospectos acerca do futuro do homem, de Francisco Rüdiger. A sinopse, publicada no site da editora, informa que: "Martin Heidegger ocupou-se da técnica com uma originalidade pouco notada, que este livro procura evidenciar através de ampla e cuidadosa análise de seus principais escritos publicados até o momento. Contestando as pretensões das várias filosofias da técnica de nosso tempo, o pensador debruçou-se sobre o que chamou, em seu texto mais famoso sobre o assunto, de Questão da Técnica. Francisco Rüdiger examina em detalhe esta distinção sutil, mas muito rica em efeitos, quando se trata não só de tentar entender melhor o que é a técnica, mas de pensar o que está em jogo nela para nós, seres humanos. Esclarecendo que, para o filósofo, a técnica não é em si mesma uma atividade, mas um tipo de saber, e que seu sentido não depende dela mesmo, mas de algo que não é técnico, a obra fornece uma nova visão de suas idéias. O assunto principal gira em torno da tese de que, por meio delas, pode-se ir além da simples oposição entre tecnófilos e tecnófobos, partidários e opositores do progresso tecnológico; mas também da atitude crítica com a qual se pretende fundar a técnica em princípios éticos e políticos humanistas. Heidegger sustenta que não somos nem jamais seremos senhores da técnica, embora sejamos seus criadores; que ela se tornou um destino, embora não uma fatalidade; que apesar de vivermos sob seu comando, existe, para alguns de nós, pelo menos, a possibilidade de estabelecer uma livre relação com a tecnologia".

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Novo livro Pesquisa-Formação na Cibercultura de Edméa Santos


Pesquisa-formação

Edméa Santos, professora da UERJ e coordenadora do grupo de pesquisas Docência e Cibercultura, lançou recentemente livro em formato digital intitulado Pesquisa-Formação na Cibercultura. No texto de apresentação da obra, Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta, Portugal, diz: "A partir das atividades de pesquisas conduzidas por Edméa Santos, coordenadora do grupo de pesquisa Docência e Cibercultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cujos resultados dos projetos recentes se apresentam agora reunidos em forma de livro, a autora procede à elaboração de um novo olhar crítico sobre as questões e os contextos de desenvolvimento da cibercultura na sociedade digital, com particular ênfase para as problemáticas da docência online.
Deste modo, e através da convergência das narrativas dos estudos no âmbito da formação de e-formadores, a autora conduz-nos para a análise das dimensões da cibercultura, desde a interação à mediação social, enquanto processos de participação e coautoria na criação das redes de aprendizagem e conhecimento, passando, necessariamente, pela inovação e sustentabilidade das comunidades de prática, e pela valorização da ligação entre os contextos formais e informais de experiência individual e coletiva para a criação de conhecimento na sociedade digital.
É uma obra que constitui um importante contributo para a mudança e inovação no pensamento educacional e que merece a nossa maior atenção."
A Whitebooks traz ainda outros livros na temática de interesse.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Nova edição do IRRODL


Cover Image

O IRRODL lança nova edição com artigos de interesse, destacando-se artigo sobre o uso de wikis em aprendizagem por projetos, a visão dos alunos sobre o uso de websites de redes sociais em processo de aprendizagem on-line e a contribuição dos estudos de learning analytics para a avaliação de novos letramentos. Todos os artigos são de livre acesso.


segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Novas configurações dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem


Educause

Há muito tempo trabalhamos com a perspectiva de que práticas de educação online ou de educação à distância têm extrapolado as fronteiras do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tradicional -- acessível por senha, com conteúdos pré-fabricados e fechados e abarcando a totalidade do aprendizado. É fato que muitos alunos iniciam, por conta própria, grupos de estudos no Facebook, por exemplo, o que muitas vezes ocorre sem conhecimento do professor, etc. E isso pode ser bom porque pode ampliar as possibilidades de aprendizagem e de autoria dos alunos em inéditas direções. Publicação do  EDUCAUSE aponta sete elementos a serem considerados em um processo de renovação de um AVA tradicional -- destaque para a necessidade de um arquitetura leve e para a integração com "ferramentas"de terceiros.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Evento nacional em formato inovador sobre Universidade, EAD e SL



Estão abertas as inscrições de trabalhos para o UEADSL - Universidade, EAD e Software Livre -  evento gratuito com sistemática inovadora promovido pelo grupo de pesquisas Texto Livre, da UFMG. O evento acontece on-line, de forma assíncrona, através de uma plataforma de blog com diversas funcionalidades que facilitam a troca de ideias entre autores e público participante. Vale conhecer e participar. Mais informações no link.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Livro gratuito para download



O livro Tecnologias digitais na educação, organizado pelos pesquisadores Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita e Ana Beatriz Gomes Carvalho foi publicado em 2011 e merece ser revistado atualmente porque possui capítulos com temas bastante atuais na área de educação online produzidos por pesquisadores de universidades da Paraíba, dentre outros. A obra está disponível me formato e-pub para download gratuito. 

quinta-feira, 14 de agosto de 2014