Acaba de ser publicada edição temática do periódico espanhol Comunicar sobre MOOCs. Destaque para os artigos intitulados Literatura y práctica: una revisión crítica acerca de los MOOC e ¿Son los MOOC una alternativa de aprendizaje? Os artigos estão disponíveis para download gratuito, em espanhol e em inglês.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Edição temática do Comunicar sobre MOOCs
Acaba de ser publicada edição temática do periódico espanhol Comunicar sobre MOOCs. Destaque para os artigos intitulados Literatura y práctica: una revisión crítica acerca de los MOOC e ¿Son los MOOC una alternativa de aprendizaje? Os artigos estão disponíveis para download gratuito, em espanhol e em inglês.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Nicholas Burbules e educação ubíqua (Burbules and ubiquous education)
Excelente programa em vídeo com o filósofo e pesquisador norte-americano Nicholas Burbules sobre o conceito de "educação ubíqua" que vem desenvolvendo. Narrado em espanhol, produzido pela UNED.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Já estão disponíveis os anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, que incluem uma diversidade de temas na área de estudos com trabalhos apresentados nas conferências, trabalhos com menção honrosa e outros. Vale conhecer! O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da UFMG.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Artigo importante sobre MOOCs no Computers & Education
O periódico Computers & Education, um dos mais renomados na nossa área, publicou recentemente artigo intitulado Instructional quality of Massive Open Online Courses (MOOCs). O artigo avaliou, aleatoriamente, a qualidade instrucional de 76 cursos oferecidos na modalidade MOOC -- e a maioria deles apresentou baixa qualidade em termos de princípios do design instrucional, apesar de apresentarem boa qualidade na organização e a apresentação dos materiais. O artigo concluiu que a qualidade desses cursos é baixa.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Seminário do programa TIDD da PUC-SP
Importante seminário de pesquisa do Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP indicando as possibilidades e áreas de construção de projetos de pesquisa interdisciplinares entre tecnologias digitais, comunicação e educação. O evento será transmitido ao vivo pela internet.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Conferência Challenges em Portugal
Já está disponível a chamada de trabalhos para o Challenges 2015, IX Conferência Internacional de TIC na Educação. O evento celebra os 30 anos do projeto Minerva em Portugal e centra-se na oportuna temática dos paradigmas emergentes da educação atual. Mais detalhes no site no evento.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Seminários de destaque em 2015

Outros eventos de destaque em 2015, ambos nos Estados Unidos, são o Digital Media and Learning Conference 2015 Equity By Design, promovido por pesquisadores que atuam na convergência das áreas de pesquisa de novos letramentos e multiculturalismo, e o Technology, Knowledge & Society, conferência de caráter interdisciplinar sediada em Berkeley, Califórnia, associada a uma comunidade de pesquisadores e a um periódico nas áreas temáticas.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Livro de Roberto Aparici (UNED) em português
Foi lançado recentemente, pela editora Paulinas, o livro Educomunicação para além do 2.0, editado pelo professor e pesquisador Roberto Aparici, da UNED (a universidade aberta da Espanha). Aparici possui laços acadêmicos com o Brasil e a América do Sul e o livro contém trabalhos de diversos pesquisadores da Espanha, América Latina e Brasil (capítulos de Arlindo Machado e Marco Silva).
Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0.
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas.
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."
Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0.
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas.
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Novas edições de periódicos estrangeiros com bons temas
O Learning, Media and Technology, Volume 39, Issue 4, December 2014 traz um dossiê temático intitulado Media and Migration: Learning in a Globalized World, com editorial de Kevin Leander e Mariëtte de Haan. O Distance Education, Volume 35, Issue 3, November 2014 também tem nova edição, com importante editorial intitulado Looking back, looking forward: the invention and reinvention of distance education.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Novo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações
A editora do SENAC acaba de lançar o ótimo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações.
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).
Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica
Moisés de Lemos Martins
APRESENTAÇÃO, 15
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de
Edgar Morin e Manuel Castells, 25
Helena Santos
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de
uma interdisciplina, 49
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha
PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125
Jussara Borges
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145
Rodrigo Botelho-Francisco
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o
sistema prisional português, 169
Daniela Graça e Lídia Oliveira
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de
um percurso multimetodológico de investigação, 201
Antonio Helio Junqueira
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania
em rede - do acesso ao engajamento, 227
Drica Guzzi
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital:
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios
do gênero documentário, 269
Teresa Gouveia
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291
João Pedro da Costa e Rui Raposo
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus:
aplicações e tendências, 329
Joana Carvalho e Rui Raposo
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).
Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica
Moisés de Lemos Martins
APRESENTAÇÃO, 15
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de
Edgar Morin e Manuel Castells, 25
Helena Santos
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de
uma interdisciplina, 49
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha
PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125
Jussara Borges
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145
Rodrigo Botelho-Francisco
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o
sistema prisional português, 169
Daniela Graça e Lídia Oliveira
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de
um percurso multimetodológico de investigação, 201
Antonio Helio Junqueira
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania
em rede - do acesso ao engajamento, 227
Drica Guzzi
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital:
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios
do gênero documentário, 269
Teresa Gouveia
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291
João Pedro da Costa e Rui Raposo
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus:
aplicações e tendências, 329
Joana Carvalho e Rui Raposo
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Livro gratuito de Neil Selwyn
Está disponível na plataforma de compartilhamento Scribd um ótimo livro do professor e pesquisador Neil Selwyn que trata das escolas diante da cultura digital. A obra intitula-se School and Schooling in the Digital Age (algo como Escolas e Educação na Era Digital) e foi publicada na Inglaterra em 2011. O professor Selwyn destaca-se por sua visão crítica do fenômeno das TICs na educação e é uma referência na área de estudos, atuando no London Knowledge Lab, da Universidade de Londres.
University of London, UK.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Novo dossiê temático do E-Curriculum
O periódico E-Curriculum, da PUC de São Paulo, acaba de lançar um novo dossiê temático intitulado Web Currículo. Destaque para o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente em que os autores analisam a integração entre currículos e contextos de aprendizagem formais e não-formais através das tecnologias digitais. Destaque também para o artigo Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade, de Tatiana Santos da Paz, Isa Beatriz da Cruz Neves e Lynn Rosalina Gama Alves.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Novo livro sobre aprendizagem, games e participação
Acaba de ser publicado novo volume da coleção New Literacies and Digital Epistemologies da editora Peter Lang. O livro intitula-se Learning Through Digital Game Design & Building in a Participatory Culture, autoria de Qing Li (PhD em tecnologia na educação pela Universidade de Toronto e professora no Department of Educational Technology da Towson University). Segue o sumário do livro, com prefácio de Paul Gee.
Foreword (By Jmes Paul Gee)
Chapter 1: Enactivism: A Framework for Understanding Cognition and Beyond
Chapter 2: Key Elements
Chapter 3: Enactivist Learning World
Chapter 4: Core Principles
Chapter 5: Enactivist Learning World and Culture
Chapter 6: Important Aspects
Chapter 7: Enactivist Learning World and Value
Chapter 8: Vital Domains and Basic Tools
Chapter 9: Learning by Game Building in the Twenty-first Century.
Chapter 1: Enactivism: A Framework for Understanding Cognition and Beyond
Chapter 2: Key Elements
Chapter 3: Enactivist Learning World
Chapter 4: Core Principles
Chapter 5: Enactivist Learning World and Culture
Chapter 6: Important Aspects
Chapter 7: Enactivist Learning World and Value
Chapter 8: Vital Domains and Basic Tools
Chapter 9: Learning by Game Building in the Twenty-first Century.
segunda-feira, 29 de setembro de 2014
Novo livro gratuito de Jon Dron e Terry Anderson
Jon Dron and Terry Anderson acabam de publicar novo livro intitulado Teaching Crowds:Learning and Social Media (algo como Ensinando para Agrupamentos: Aprendizagem e Mídias Sociais) em que propõem um novo modelo para compreender e explorar o potencial pedagógico das tecnologias em rede. O livro está disponível para download gratuito através da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá. Mais detalhes na página da editora.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Sulina reedita livro sobre Heidegger e a questão da técnica
A editora Sulina reeditou uma obra que é essencial aos estudos da Cibercultura. Trata-se do livro Martin Heidegger e a questão da técnica - Prospectos acerca do futuro do homem, de Francisco Rüdiger. A sinopse, publicada no site da editora, informa que: "Martin Heidegger ocupou-se da técnica com uma originalidade pouco notada, que este livro procura evidenciar através de ampla e cuidadosa análise de seus principais escritos publicados até o momento. Contestando as pretensões das várias filosofias da técnica de nosso tempo, o pensador debruçou-se sobre o que chamou, em seu texto mais famoso sobre o assunto, de Questão da Técnica. Francisco Rüdiger examina em detalhe esta distinção sutil, mas muito rica em efeitos, quando se trata não só de tentar entender melhor o que é a técnica, mas de pensar o que está em jogo nela para nós, seres humanos. Esclarecendo que, para o filósofo, a técnica não é em si mesma uma atividade, mas um tipo de saber, e que seu sentido não depende dela mesmo, mas de algo que não é técnico, a obra fornece uma nova visão de suas idéias. O assunto principal gira em torno da tese de que, por meio delas, pode-se ir além da simples oposição entre tecnófilos e tecnófobos, partidários e opositores do progresso tecnológico; mas também da atitude crítica com a qual se pretende fundar a técnica em princípios éticos e políticos humanistas. Heidegger sustenta que não somos nem jamais seremos senhores da técnica, embora sejamos seus criadores; que ela se tornou um destino, embora não uma fatalidade; que apesar de vivermos sob seu comando, existe, para alguns de nós, pelo menos, a possibilidade de estabelecer uma livre relação com a tecnologia".
quinta-feira, 18 de setembro de 2014
Novo livro Pesquisa-Formação na Cibercultura de Edméa Santos

Edméa Santos, professora da UERJ e coordenadora do grupo de pesquisas Docência e Cibercultura, lançou recentemente livro em formato digital intitulado Pesquisa-Formação na Cibercultura. No texto de apresentação da obra, Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Reitor da Universidade Aberta, Portugal, diz: "A partir das atividades de pesquisas conduzidas por Edméa Santos, coordenadora do grupo de pesquisa Docência e Cibercultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, cujos resultados dos projetos recentes se apresentam agora reunidos em forma de livro, a autora procede à elaboração de um novo olhar crítico sobre as questões e os contextos de desenvolvimento da cibercultura na sociedade digital, com particular ênfase para as problemáticas da docência online.
Deste modo, e através da convergência
das narrativas dos estudos no âmbito da formação de e-formadores, a
autora conduz-nos para a análise das dimensões da cibercultura, desde a
interação à mediação social, enquanto processos de participação e
coautoria na criação das redes de aprendizagem e conhecimento, passando,
necessariamente, pela inovação e sustentabilidade das comunidades de
prática, e pela valorização da ligação entre os contextos formais e
informais de experiência individual e coletiva para a criação de
conhecimento na sociedade digital.
É uma obra que constitui um importante
contributo para a mudança e inovação no pensamento educacional e que
merece a nossa maior atenção."
A Whitebooks traz ainda outros livros na temática de interesse.
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Nova edição do IRRODL

O IRRODL lança nova edição com artigos de interesse, destacando-se artigo sobre o uso de wikis em aprendizagem por projetos, a visão dos alunos sobre o uso de websites de redes sociais em processo de aprendizagem on-line e a contribuição dos estudos de learning analytics para a avaliação de novos letramentos. Todos os artigos são de livre acesso.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Novas configurações dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Há muito tempo trabalhamos com a perspectiva de que práticas de educação online ou de educação à distância têm extrapolado as fronteiras do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tradicional -- acessível por senha, com conteúdos pré-fabricados e fechados e abarcando a totalidade do aprendizado. É fato que muitos alunos iniciam, por conta própria, grupos de estudos no Facebook, por exemplo, o que muitas vezes ocorre sem conhecimento do professor, etc. E isso pode ser bom porque pode ampliar as possibilidades de aprendizagem e de autoria dos alunos em inéditas direções. Publicação do EDUCAUSE aponta sete elementos a serem considerados em um processo de renovação de um AVA tradicional -- destaque para a necessidade de um arquitetura leve e para a integração com "ferramentas"de terceiros.
sexta-feira, 12 de setembro de 2014
Evento nacional em formato inovador sobre Universidade, EAD e SL
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o UEADSL - Universidade, EAD e Software Livre - evento gratuito com sistemática inovadora promovido pelo grupo de pesquisas Texto Livre, da UFMG. O evento acontece on-line, de forma assíncrona, através de uma plataforma de blog com diversas funcionalidades que facilitam a troca de ideias entre autores e público participante. Vale conhecer e participar. Mais informações no link.
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Livro gratuito para download
O livro Tecnologias digitais na educação, organizado pelos pesquisadores Robson Pequeno de Sousa, Filomena da M. C da S. C. Moita e Ana Beatriz Gomes Carvalho foi publicado em 2011 e merece ser revistado atualmente porque possui capítulos com temas bastante atuais na área de educação online produzidos por pesquisadores de universidades da Paraíba, dentre outros. A obra está disponível me formato e-pub para download gratuito.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Novas edições de periódicos de interesse
Acabam de ser publicadas novas edições dos periódicos American Journal of Distance Education e Technology, Pedagogy and Education. Destaque para os artigos: Exploring Factors Influencing Collaborative Knowledge Construction in Online Discussions: Student Facilitation and Quality of Initial Postings e Use of an interculturally enriched collaboration script in computer-supported collaborative learning in higher education.
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Anais do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning

Confiram os anais do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning com diversos artigos de interesse.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Dois novos trabalhos de Marcelo Buzato sobre redes e cultura digital na escola

O professor e pesquisador da UNICAMP, Marcelo Buzato, acaba de disponibilizar dois trabalhos de sua autoria que são de grande interesse e merecem uma leitura atenta. O primeiro resumo (baseado em uma palestra) intitula-se Cultura digital e escola: transformando dilemas em reflexões propositivas e o segundo texto intitula-se Três concepções teóricas de rede e suas implicações particulares para o estudo de redes sociais online.
Assinar:
Postagens (Atom)