segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Novo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações

A editora do SENAC acaba de lançar o ótimo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).

Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica 
Moisés de Lemos Martins 
APRESENTAÇÃO, 15 
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras 
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 

PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23 
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de 
Edgar Morin e Manuel Castells, 25 
Helena Santos 
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de 
uma interdisciplina, 49 
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79 
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha 

PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123 
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125 
Jussara Borges 
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145 
Rodrigo Botelho-Francisco 
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o 
sistema prisional português, 169 
Daniela Graça e Lídia Oliveira 
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de 
um percurso multimetodológico de investigação, 201 
Antonio Helio Junqueira 
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania 
em rede - do acesso ao engajamento, 227 
Drica Guzzi 
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital: 
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249 
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi 
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios 
do gênero documentário, 269 
Teresa Gouveia 
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291 
João Pedro da Costa e Rui Raposo 
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus: 
aplicações e tendências, 329 
Joana Carvalho e Rui Raposo 
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349 
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário