Há muito tempo trabalhamos com a perspectiva de que práticas de educação online ou de educação à distância têm extrapolado as fronteiras do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tradicional -- acessível por senha, com conteúdos pré-fabricados e fechados e abarcando a totalidade do aprendizado. É fato que muitos alunos iniciam, por conta própria, grupos de estudos no Facebook, por exemplo, o que muitas vezes ocorre sem conhecimento do professor, etc. E isso pode ser bom porque pode ampliar as possibilidades de aprendizagem e de autoria dos alunos em inéditas direções. Publicação do EDUCAUSE aponta sete elementos a serem considerados em um processo de renovação de um AVA tradicional -- destaque para a necessidade de um arquitetura leve e para a integração com "ferramentas"de terceiros.
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Novas configurações dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Há muito tempo trabalhamos com a perspectiva de que práticas de educação online ou de educação à distância têm extrapolado as fronteiras do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) tradicional -- acessível por senha, com conteúdos pré-fabricados e fechados e abarcando a totalidade do aprendizado. É fato que muitos alunos iniciam, por conta própria, grupos de estudos no Facebook, por exemplo, o que muitas vezes ocorre sem conhecimento do professor, etc. E isso pode ser bom porque pode ampliar as possibilidades de aprendizagem e de autoria dos alunos em inéditas direções. Publicação do EDUCAUSE aponta sete elementos a serem considerados em um processo de renovação de um AVA tradicional -- destaque para a necessidade de um arquitetura leve e para a integração com "ferramentas"de terceiros.
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