terça-feira, 20 de maio de 2014

Nova edição do American Journal of Distance Education



A mais recente edição do American Journal of Distance Education traz alguns artigos de interesse, destacando-se a aplicação prática de princípios teóricos do Conectivismo e a comparação dos usos práticos do Facebook e do Moodle. O conteúdo do journal é pago, mas é possível visualizar o resumo e os trechos iniciais de alguns artigos, ou acessar via base de dados através de universidades credenciadas. Trata-se de um número especial, com artigos apresentados na 2013 International Conference on Information Communication Technologies in Education (ICICTE).

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nova edição do Interactive Learning Environments




A nova edição do Interactive Learning Environments traz diversos artigos de interesse, além da resenha crítica do livro Foundations of educational technology: integrative approaches and interdisciplinary perspectives, publicado em 2012. Entre os artigos de destaque estão Design and development of a smart storytelling toy, The ecology of interactive learning environments: situating traditional theory e Case-based learning in virtual groups – collaborative problem solving activities and learning outcomes in a virtual professional training course. O conteúdo é pago e fechado, mas é possível acessar resumos e alguns trechos ou acessar via redes de acesso de universidades credenciadas.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Novo E-book gratuito sobre Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva




O Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog), da Universidade Metodista de São Paulo, lançou recentemente um e-book organizado pelos pesquisadores Walter Lima e Murilo Bansi. O material está disponível para download gratuito. Segundo texto no site do Grupo, "o e-book conta com textos sobre pesquisas que tratam dos dispositivos tecnológicos de comunicação, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais de informação e as descobertas da neurociência no que tange ao processamento, transmissão e transdução de informação".

Um importante evento nesta temática será realizado em breve. Informações aqui.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nova edição do IRRODL


Acaba de ser publicada nova edição do periódico IRRODL, lembrando que todos os conteúdos desse journal são abertos! Destaque para artigos sobre recursos educacionais abertos (REA), dispositivos móveis e armazenagem em nuvem, bem como para a resenha crítica de Terry Anderson de livro sobre boas arquiteturas de redes de colaboração para a aprendizagem.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nova resenha do livro New Literacies, New Agencies?



O periódico Teachers College Record, da Columbia University de Nova York é um dos mais prestigiados dos Estados Unidos e acaba de publicar uma resenha sobre o livro  New Literacies, New Agencies?: A Brazilian Perspective on Mindsets, Digital Practices and Tools for Social Action In and Out of School. O texto do TCRecord é de autoria de Heather Casey, professora de Letramentos da Rider University. Casey afirma que "no livro, os editores e autores reúnem diversos pensadores que oferecem exemplos genuínos sobre os desafios à compreensão de agência em relação aos letramentos através das lentes do sistema educacional problemático e das desigualdades socials vividas por muitos brasileiros". O livro está disponível na Amazon e no site da editora Peter Lang.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Leitura, internet e novas tecnologias




Artigo recente do jornal The Washington Post abordou a problemática da leitura nos diversos suportes (impresso, digital, etc.) na atualidade diante da prática corrente do scanning e do skimming na tela em particular. O artigo traz algumas considerações importantes sobre os processos de leitura e mudanças em curso e foi debatido também pela professora e pesquisadora Carla Coscarelli, da UFMG, em seu blog. Vale ler os dois textos e os comentários postados nas páginas.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pierre Lévy palestra sobre o tema da Inteligência Coletiva



O filósofo e pesquisador Pierre Lévy recentemente palestrou em São Paulo sobre o tema da Inteligência Coletiva, que continua muito atual e é central nos estudos em nossa área. O vídeo completo com tradução, bem como slides, foram disponibilizados pelo SENAC.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

IRRODL e perspectivas internacionais


Page Header

A última edição do The International Review of Research in Open and Distance Learning traz uma seleção de artigos (todos disponíveis para download gratuito) abarcando experiências de educação contemporâneas e novas tecnologias em diversos países, dentre eles Espanha/Catalunha, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Rússia e, claro, Canadá. Destaque também para o artigo que discute como estudantes canadenses participantes de cursos online compreendem o plagiarismo, um tema polêmico e bastante complexo hoje a nos desafiar.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Encontro Virtual Internacional de Educação


slider2b

Promovido por professores do PPGE da UFC e de outras instituições, o I Encontro Virtual Internacional de Educação "visa o intercâmbio e fomento à pesquisa e conhecimento científico, no campo da educação, currículo e ensino, baseado numa proposta de acesso totalmente gratuito e aberto a todos os interessados". Acesse aqui a programação, que contará com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior no período de 22 a 30 de abril.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Novo relatório sobre educação e novas tecnologias



A rede de pesquisas Connected Learning publicou recentemente novo relatório intitulado Teaching in the Connected Learning Classroom. O documento está disponível para download e reúne capítulos de pesquisadores -- muitos são professores de escolas públicas -- da área ligados a diversas universidades norte-americanas. A publicação traz textos de fácil acesso e que abordam temáticas bastante atuais, como aprendizagem a partir do interesse genuíno dos alunos, a agência dos professores e a aprendizagem conectada, aprendizagem baseada na ajuda mútua em grupo, dentre outras.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Novos livros de pesquisadores mexicanos: vale conhecer



O grupo de pesquisas LETS, do México, divulgou recentemente dois novos livros publicados por pesquisadores mexicanos que devem interessar aos pesquisadores da área no Brasil, principalmente pela abordagem em torno da  "apropriação" das tecnologias digitais pelos alunos. As resenhas sobre os dois livros podem ser encontradas aqui e aqui.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Em breve: Novo livro gratuito de Terry Anderson



Em recente entrevista (em inglês) ao pesquisador britânico Steve Wheller, o professor Terry Anderson comentou sobre um novo livro a ser publicado em breve que permitirá download gratuito a todos os interessados. O livro promete: em parceria com o pesquisador Olaf Zawacki-Richter, foram levantados os 15 temas de pesquisa mais importantes na área da educação a distância. Esses temas geraram capítulos escritos pelos maiores especialistas nas respectivas áreas. Todo esse material, quando publicado, estará disponível para download gratuito no site da AU Press. Na entrevista, Anderson aborda diversos outros tópicos de interesse dos pesquisadores na área.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Curso massivo online sem professor: boa análise de uma experiência


Para quem quer se inteirar um poucos mais ou se aprofundar sobre os arranjos contemporâneos de cursos massivos que tem sido oferecidos gratuitamente online (MOOCs), irá encontrar uma excelente análise neste artigo da pesquisadora Maria Ponti (Department of Applied IT, University of Gothenburg  e Department of Education and InterMedia, University of Oslo).
Ponti analisou a experiência de um curso gratuito e sem certificação oferecido online por um pool de organizações (incluindo o MIT) para milhares de interessados sobre a linguagem de programação Python. O artigo vale-se da Teoria Ator-Rede (proposta inicialmente pelo filósofo Bruno Latour) para analisar mecanismos automatizados inteligentes que procurarm "atuar" ao longo do curso dada a ausência de professores, ou seja, trata-se de um MOOC "mecânico (MMOOC). Iniciativa polêmica, desafiadora e também promissora, é um convite à leitura atenta do artigo.
O curso analisado no artigo será oferecido gratuitamente em breve.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conheça o MIT Press BITS


MIT Press BITS Logo

A editora do MIT acaba de lançar um programa que permite leitura em tela de trechos de livros de seus mais renovados autores, com opção de compra do conteúdo em formato e-book por 60% do valor da obra.  Não chega a ser uma revolução, mas vale conhecer e explorar...

terça-feira, 11 de março de 2014

Novas edições de periódicos internacionais


Virtual learning environments, social media and MOOCs: key elements in the conceptualisation of new scenarios in higher education: EADTU conference 2013

O periódico Technology, Pedagogy and Education acaba de publicar um número especial intitulado Designing Physical and Digital Learning Spaces for the Future (algo como Construindo espaços de aprendizagem físicos e virtuais para o futuro). O editorial está disponível para download gratuito. Já o periódico Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning traz edição temática intitulada Opening up education: the challenges for institutions offering online and blended learning. Research Papers from the EADTU conference 2013, baseada em trabalhos da referida conferência realizada no ano passado que abordou a transição das universidades européias para ações de educação online. O editorial pode ser visualizado online gratuitamente.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Jogos, educação e pesquisa


Home

Um painel formado por pesquisadores e desenvolvedores de jogos virtuais realizado nesta semana no SXSWedu indicou que, a despeito do potencial educativo dos jogos, existe uma forte necessidade de pesquisa para que se possa avançar nesse terreno ainda pouco conhecido pelos educadores e desenvolvedores de jogos. O painel apontou para a necessidade de mais estudos de caso detalhados sobre professores que tenham utilizado jogos em sala de aula e que, preferencialmente, tal uso tenha resultado em melhorias na formação e na aprendizagem dos alunos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Eventos acadêmicos em 2014




Ninth international conference on Networked Learning 2014

Alguns eventos acadêmicos que merecem a atenção dos pesquisadores da área em 2014:

No exterior:

IX Conferência internacional Networked Learning (será realizada em Edimburgo, Escócia - Fóruns de discussão pré-conferência abertos aos interessados)

IV Conferência Internacional em Learning Analytics e Conhecimento (será realizada em Indiana, EUA)

CaTaC’14: Culture, Technology, Communication: Celebration, Transformation, New Directions (será realizada em Oslo, Noruega)


Conferência Anual da European Distance and E-Learning Network(será realizada em Zagreb, na Croácia)

No Brasil:

XI ESUD (será realizado em Florianópolis, Santa Catarina)

II SIED:EnPED (será realizado em São Carlos, São Paulo, e terá um componente virtual)


XVII ENDIPE  (será realizado em Fortaleza, Ceará)

XIX TISE 2014 (será realizado em Fortaleza, Ceará)


X Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação (será realizado em Salvador, Bahia)

Outros eventos via site da UFAL

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Novo livro de Nelson Pretto com download gratuito

Já está disponível para download gratuito o novo livro de Nelson Pretto, intitulado Reflexões: ativismo, redes sociais e educação. O prefácio do livro, escrito pelo Reitor da Universidade Aberta de Portugal, informa que a obra "resulta da reunião dos artigos e entrevistas publicados em jornais e revistas nos últimos anos, aos quais o autor acrescenta ainda alguns textos inéditos e outros que só tiveram divulgação académica no âmbito do grupo de pesquisa educação, comunicação e tecnologias".


segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Recesso

O blog entrará em recesso. Desejamos a todos os leitores e leitoras Boas Festas e um feliz ano de 2014!

Nova edição da ETD - Educação Temática Digital

Capa da revista


Acaba de ser publicado um número temático da ETD, periódico da UNICAMP, intitulado "Formação e novos saberes aplicados à educação". Vejam o sumário no link:
http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/issue/view/272

Destacamos os artigos Espaço de Convivência Digital virtual (ECODI): o acoplamento estrutural no processo de interação, de Luciana Backes e  A formação do professor no contexto das tecnologias do entretenimento, de
Eucidio Pimenta Arruda.












quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Novo livro: Tecnologias de Comunicação e Cognição



A editora Sulina está lançando novo livro intitulado Tecnologias de Comunicação e Cognição, organizado pelos professores Fátima Regis, Anderson Ortiz, Luiz Carlos Affonso e Raquel Timpon, da UERJ e UFRJ. O projeto do livro surgiu em uma disciplina de pós-graduação ministrada no PPGCom-Uerj e está ligado ao Laboratório de Comunicação, Entretenimento e Cognição da UERJ. A obra conta com prefácio do professor Muniz Sodré, que pode ser visualizado neste link, bem como a lista de capítulos e autores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Edição temática do E-Learning: New Media, New Learning and New Assessments



elea Cover


O periódico E-Learning and Digital Media acaba de publicar uma edição temática intitulada New Media, New Learning and New Assessments que teve como editores especiais Bill Cope e Mary Kalantzis, atualmente baseados na Universidade de Illinois nos EUA.  Os artigos integram os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Assess-as-You-Go, sediado naquela universidade. A introdução a esta edição está disponível como conteúdo aberto e apresenta em linhas gerais os capítulos do número temático, com ênfase às novas ferramentas e perspectivas teóricas sobre a avaliação da aprendizagem.

domingo, 1 de dezembro de 2013

REVEDUC publica número temático sobre educação e tecnologia

A Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC - acaba de publicar um novo número temático intitulado EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.  Há mais de uma dezena de artigos que apresentam diversas abordagens teóricas e metodológicas na temática, reunindo trabalhos de pesquisadores de diversas instituições brasileiras e estrangeiras. O número conta com uma ótima apresentação de Lucila Pesce e Mercedes Carvalho. O artigo de pesquisadores do LER-CNPq publicado nesta edição intitula-se: REFLEXÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS SOBRE OS NOVOS LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE FORMAÇÃO DOCENTE.
O número foi  editado por Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali e o periódico está ligado ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, São Paulo.