segunda-feira, 17 de março de 2014

Curso massivo online sem professor: boa análise de uma experiência


Para quem quer se inteirar um poucos mais ou se aprofundar sobre os arranjos contemporâneos de cursos massivos que tem sido oferecidos gratuitamente online (MOOCs), irá encontrar uma excelente análise neste artigo da pesquisadora Maria Ponti (Department of Applied IT, University of Gothenburg  e Department of Education and InterMedia, University of Oslo).
Ponti analisou a experiência de um curso gratuito e sem certificação oferecido online por um pool de organizações (incluindo o MIT) para milhares de interessados sobre a linguagem de programação Python. O artigo vale-se da Teoria Ator-Rede (proposta inicialmente pelo filósofo Bruno Latour) para analisar mecanismos automatizados inteligentes que procurarm "atuar" ao longo do curso dada a ausência de professores, ou seja, trata-se de um MOOC "mecânico (MMOOC). Iniciativa polêmica, desafiadora e também promissora, é um convite à leitura atenta do artigo.
O curso analisado no artigo será oferecido gratuitamente em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário