Para quem quer se inteirar um poucos mais ou se aprofundar sobre os
arranjos contemporâneos de cursos massivos que tem sido oferecidos
gratuitamente online (MOOCs), irá encontrar uma excelente análise neste artigo da pesquisadora Maria Ponti (Department of Applied IT,
University of Gothenburg
e Department of Education and InterMedia,
University of Oslo).
Ponti analisou a experiência de um curso gratuito e sem
certificação oferecido online por um pool de organizações (incluindo o
MIT) para milhares de interessados sobre a linguagem de programação
Python. O artigo vale-se da Teoria Ator-Rede (proposta inicialmente pelo
filósofo Bruno Latour) para analisar mecanismos automatizados
inteligentes que procurarm "atuar" ao longo do curso dada a ausência de
professores, ou seja, trata-se de um MOOC "mecânico (MMOOC). Iniciativa polêmica, desafiadora e também promissora, é um
convite à leitura atenta do artigo.
O curso analisado no artigo será oferecido gratuitamente em breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário