segunda-feira, 28 de julho de 2014

Nova edição do IRRODL traz artigos de interesse




A mais recente edição do The International Review of Research in Open and Distance Learning traz pelo menos dois artigos de grande interesse. O primeiro trata de fatores de sucesso de cursos virtuais na Sérvia, um país relativamente distante mas que possui algumas características socio-econômicas semelhantes às do Brasil. Outro artigo de destaque analisa a experiência de feedback dos tutores através de vídeos para buscar promover sua "presença" social junto aos alunos. 

terça-feira, 24 de junho de 2014

Na Proa do Barco Hacker


Iniciativa importante de entidades da Amazônia (em particular a Casa de Cultura Digital de Belém) ao deslocar um barco pela região de Belém buscando difundir a perspectiva "hacker"junto a algumas populações ribeirinhas. Pelos vídeos não é possível compreender a amplitude e profundidade das ações mencionadas, mas trata-se de iniciativa muito válida, a acompanhar novos desdobramentos. Destaque para o sonho de uma das ribeirinhas, dona de casa: "o sonho de muita gente aqui é fazer um curso de costureira …ou de manicure...". 

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Conferências do encontro anual da European Distance and E-Learning Network



O encontro anual da European Distance and E-Learning Network foi concluído recentemente e os slides dos trabalhos dos conferencistas convidados foram disponibilizados no site. Esse material oferece um bom panorama de alguns debates centrais que se desenvolvem atualmente entre os pesquisadores do continente europeu.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Nova edição temática Tecnologias no Ensino Superior e na Pós-Graduação




A revista Educação em Foco, da Universidade Federal de Juiz de Fora, acaba de publicar uma edição temática sobre Tecnologias no Ensino Superior e na Pós-Graduação com artigos de interesse de Edméa Santos, Marco Silva, Daniela Melaré e Raquel Goulart, dentre outros.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Novo livro gratuito editado por Terry Anderson




Acaba de ser publicado novo livro editado por Terry Anderson intitulado Online Distance Education:Towards a Research Agenda. A obra, editada também pelo pesquisador Olaf Zawacki-Richter, está disponível para download gratuito no site da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá. 

Veja aqui slides sobre o livro.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Evento online promovido pelo grupo Texto Livre da UFMG

XI Evidosol/VIII Ciltec-online (XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e o VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online) está começando hoje. É uma promoção do grupo de pesquisa Texto Livre da UFMG e reúne uma série de atividades de interesse nas temáticas de pesquisa das novas tecnologias e educação. O evento possui diversos eixos temáticos: Hipertexto, Blogs e Wikis, Ensino e Internet, Cultura Livre, Divulgação de Software Livre, Documentação em Software Livre, Linguagem e Tecnologia, Produção Textual no Computador,Comunidades Virtuais, Jornalismo na Internet e Inclusão digital. 


sexta-feira, 30 de maio de 2014

Nova edição da revista Comunicar



Acaba de ser publicada nova edição do periódico Comunicar com artigos de interesse, destacando-se:


Estudiantes conectados y movilizados: El uso de Facebook en las protestas estudiantiles en Chile
Online and Mobilized Students: The Use of Facebook in the Chilean Student Protests
Cristian Cabalín Quijada. Santiago de Chile (Chile).
http://dx.doi.org/10.3916/C43-2014-02
Jóvenes comprometidos en la Red: el papel de las redes sociales en la participación social activa
Engaged Youth in Internet. The Role of Social Networks in Social Active Participation
Mª Carmen García Galera, Mercedes del Hoyo Hurtado & Cristóbal Fernández Muñoz. Madrid (España).
http://dx.doi.org/10.3916/C43-2014-03
Internet como refugio y escudo social: Usos problemáticos de la Red por jóvenes españoles
Internet as a Haven and Social Shield. Problematic Uses of the Network by Young Spaniards
Flávia Gomes-Franco Silva & José Carlos Sendín Gutiérrez. Madrid (España).
http://dx.doi.org/10.3916/C43-2014-04

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Artigo questiona conceitos sobre professores e novas tecnologias

Artigo de Tel Amiel e Sergio Ferreira do Amaral, intitulado Nativos e imigrantes: Questionando a fluência tecnológica docente, problematiza e ajuda a compreender melhor posições geralmente chanceladas por muitos pesquisadores sobre o professor como um "imigrante digital" e a o aluno como "nativo digital" a partir do conceito de "fluência tecnológica". Segue o resumo do artigo: O desenvolvimento de competências a habilidades relacionados às novas mídias é tema de crescente interesse em todos os níveis de educação. Neste trabalho buscamos investigar o significado de "fluência tecnológica" para o professor do ensino básico. Partindo de um questionário enviado a 52 docentes em serviço apresentamos uma perspectiva mais complexa e sistêmica em torno do conceito de fluência tecnológica, apresentando uma interpretação alternativa para o aparente contraste entre o professor “imigrante” e o aluno “nativo” digital.





terça-feira, 20 de maio de 2014

Nova edição do American Journal of Distance Education



A mais recente edição do American Journal of Distance Education traz alguns artigos de interesse, destacando-se a aplicação prática de princípios teóricos do Conectivismo e a comparação dos usos práticos do Facebook e do Moodle. O conteúdo do journal é pago, mas é possível visualizar o resumo e os trechos iniciais de alguns artigos, ou acessar via base de dados através de universidades credenciadas. Trata-se de um número especial, com artigos apresentados na 2013 International Conference on Information Communication Technologies in Education (ICICTE).

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Nova edição do Interactive Learning Environments




A nova edição do Interactive Learning Environments traz diversos artigos de interesse, além da resenha crítica do livro Foundations of educational technology: integrative approaches and interdisciplinary perspectives, publicado em 2012. Entre os artigos de destaque estão Design and development of a smart storytelling toy, The ecology of interactive learning environments: situating traditional theory e Case-based learning in virtual groups – collaborative problem solving activities and learning outcomes in a virtual professional training course. O conteúdo é pago e fechado, mas é possível acessar resumos e alguns trechos ou acessar via redes de acesso de universidades credenciadas.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Novo E-book gratuito sobre Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva




O Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog), da Universidade Metodista de São Paulo, lançou recentemente um e-book organizado pelos pesquisadores Walter Lima e Murilo Bansi. O material está disponível para download gratuito. Segundo texto no site do Grupo, "o e-book conta com textos sobre pesquisas que tratam dos dispositivos tecnológicos de comunicação, tendo em vista a introdução das tecnologias digitais de informação e as descobertas da neurociência no que tange ao processamento, transmissão e transdução de informação".

Um importante evento nesta temática será realizado em breve. Informações aqui.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Nova edição do IRRODL


Acaba de ser publicada nova edição do periódico IRRODL, lembrando que todos os conteúdos desse journal são abertos! Destaque para artigos sobre recursos educacionais abertos (REA), dispositivos móveis e armazenagem em nuvem, bem como para a resenha crítica de Terry Anderson de livro sobre boas arquiteturas de redes de colaboração para a aprendizagem.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Nova resenha do livro New Literacies, New Agencies?



O periódico Teachers College Record, da Columbia University de Nova York é um dos mais prestigiados dos Estados Unidos e acaba de publicar uma resenha sobre o livro  New Literacies, New Agencies?: A Brazilian Perspective on Mindsets, Digital Practices and Tools for Social Action In and Out of School. O texto do TCRecord é de autoria de Heather Casey, professora de Letramentos da Rider University. Casey afirma que "no livro, os editores e autores reúnem diversos pensadores que oferecem exemplos genuínos sobre os desafios à compreensão de agência em relação aos letramentos através das lentes do sistema educacional problemático e das desigualdades socials vividas por muitos brasileiros". O livro está disponível na Amazon e no site da editora Peter Lang.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Leitura, internet e novas tecnologias




Artigo recente do jornal The Washington Post abordou a problemática da leitura nos diversos suportes (impresso, digital, etc.) na atualidade diante da prática corrente do scanning e do skimming na tela em particular. O artigo traz algumas considerações importantes sobre os processos de leitura e mudanças em curso e foi debatido também pela professora e pesquisadora Carla Coscarelli, da UFMG, em seu blog. Vale ler os dois textos e os comentários postados nas páginas.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Pierre Lévy palestra sobre o tema da Inteligência Coletiva



O filósofo e pesquisador Pierre Lévy recentemente palestrou em São Paulo sobre o tema da Inteligência Coletiva, que continua muito atual e é central nos estudos em nossa área. O vídeo completo com tradução, bem como slides, foram disponibilizados pelo SENAC.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

IRRODL e perspectivas internacionais


Page Header

A última edição do The International Review of Research in Open and Distance Learning traz uma seleção de artigos (todos disponíveis para download gratuito) abarcando experiências de educação contemporâneas e novas tecnologias em diversos países, dentre eles Espanha/Catalunha, Coréia do Sul, Arábia Saudita, Rússia e, claro, Canadá. Destaque também para o artigo que discute como estudantes canadenses participantes de cursos online compreendem o plagiarismo, um tema polêmico e bastante complexo hoje a nos desafiar.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Encontro Virtual Internacional de Educação


slider2b

Promovido por professores do PPGE da UFC e de outras instituições, o I Encontro Virtual Internacional de Educação "visa o intercâmbio e fomento à pesquisa e conhecimento científico, no campo da educação, currículo e ensino, baseado numa proposta de acesso totalmente gratuito e aberto a todos os interessados". Acesse aqui a programação, que contará com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior no período de 22 a 30 de abril.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Novo relatório sobre educação e novas tecnologias



A rede de pesquisas Connected Learning publicou recentemente novo relatório intitulado Teaching in the Connected Learning Classroom. O documento está disponível para download e reúne capítulos de pesquisadores -- muitos são professores de escolas públicas -- da área ligados a diversas universidades norte-americanas. A publicação traz textos de fácil acesso e que abordam temáticas bastante atuais, como aprendizagem a partir do interesse genuíno dos alunos, a agência dos professores e a aprendizagem conectada, aprendizagem baseada na ajuda mútua em grupo, dentre outras.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Novos livros de pesquisadores mexicanos: vale conhecer



O grupo de pesquisas LETS, do México, divulgou recentemente dois novos livros publicados por pesquisadores mexicanos que devem interessar aos pesquisadores da área no Brasil, principalmente pela abordagem em torno da  "apropriação" das tecnologias digitais pelos alunos. As resenhas sobre os dois livros podem ser encontradas aqui e aqui.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Em breve: Novo livro gratuito de Terry Anderson



Em recente entrevista (em inglês) ao pesquisador britânico Steve Wheller, o professor Terry Anderson comentou sobre um novo livro a ser publicado em breve que permitirá download gratuito a todos os interessados. O livro promete: em parceria com o pesquisador Olaf Zawacki-Richter, foram levantados os 15 temas de pesquisa mais importantes na área da educação a distância. Esses temas geraram capítulos escritos pelos maiores especialistas nas respectivas áreas. Todo esse material, quando publicado, estará disponível para download gratuito no site da AU Press. Na entrevista, Anderson aborda diversos outros tópicos de interesse dos pesquisadores na área.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Curso massivo online sem professor: boa análise de uma experiência


Para quem quer se inteirar um poucos mais ou se aprofundar sobre os arranjos contemporâneos de cursos massivos que tem sido oferecidos gratuitamente online (MOOCs), irá encontrar uma excelente análise neste artigo da pesquisadora Maria Ponti (Department of Applied IT, University of Gothenburg  e Department of Education and InterMedia, University of Oslo).
Ponti analisou a experiência de um curso gratuito e sem certificação oferecido online por um pool de organizações (incluindo o MIT) para milhares de interessados sobre a linguagem de programação Python. O artigo vale-se da Teoria Ator-Rede (proposta inicialmente pelo filósofo Bruno Latour) para analisar mecanismos automatizados inteligentes que procurarm "atuar" ao longo do curso dada a ausência de professores, ou seja, trata-se de um MOOC "mecânico (MMOOC). Iniciativa polêmica, desafiadora e também promissora, é um convite à leitura atenta do artigo.
O curso analisado no artigo será oferecido gratuitamente em breve.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Conheça o MIT Press BITS


MIT Press BITS Logo

A editora do MIT acaba de lançar um programa que permite leitura em tela de trechos de livros de seus mais renovados autores, com opção de compra do conteúdo em formato e-book por 60% do valor da obra.  Não chega a ser uma revolução, mas vale conhecer e explorar...

terça-feira, 11 de março de 2014

Novas edições de periódicos internacionais


Virtual learning environments, social media and MOOCs: key elements in the conceptualisation of new scenarios in higher education: EADTU conference 2013

O periódico Technology, Pedagogy and Education acaba de publicar um número especial intitulado Designing Physical and Digital Learning Spaces for the Future (algo como Construindo espaços de aprendizagem físicos e virtuais para o futuro). O editorial está disponível para download gratuito. Já o periódico Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning traz edição temática intitulada Opening up education: the challenges for institutions offering online and blended learning. Research Papers from the EADTU conference 2013, baseada em trabalhos da referida conferência realizada no ano passado que abordou a transição das universidades européias para ações de educação online. O editorial pode ser visualizado online gratuitamente.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Jogos, educação e pesquisa


Home

Um painel formado por pesquisadores e desenvolvedores de jogos virtuais realizado nesta semana no SXSWedu indicou que, a despeito do potencial educativo dos jogos, existe uma forte necessidade de pesquisa para que se possa avançar nesse terreno ainda pouco conhecido pelos educadores e desenvolvedores de jogos. O painel apontou para a necessidade de mais estudos de caso detalhados sobre professores que tenham utilizado jogos em sala de aula e que, preferencialmente, tal uso tenha resultado em melhorias na formação e na aprendizagem dos alunos.