quarta-feira, 12 de setembro de 2018

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Perspectiva feminista da edtech nos 25 anos da ALT

A apresentação do trabalho de Frances Bell e Catherine Cronin  na conferência dos 25 anos da ALT criticou "o prevalente caráter machista e sexista" do setor de tecnologias digitais e destacou, ao resumir os temas mais frequentes no período, a Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Aberta e a Aprendizagem Social. Ao abordarem as duas primeiras, as pesquisadoras o fizeram através de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais na área e solicitaram a contribuição, em tempo real dos participantes, para que pudessem construir uma "memória mais humanizada" dos caminhos trilhados por tais conceitos desde 1984. Mais detalhes da apresentação nas imagens - há um link para acesso dos materiais da pesquisa e da apresentação.








segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Destaques do Congresso anual da ALT


O programa do congresso anual da ALT deste ano traz uma trilha temática intitulada Critical Perspectives in Learning Technology, marcadas em azul. Destaque para a palestra da socióloga e professora Tressie McMillan Cottom, da Virginia Commonwealth University, sobre desigualdade e sociedade digital . Ao longo do programa há apresentações marcadas com o ícone do Youtube, indicando transmissão ao vivo por streaming de vídeo. Destaque também para a apresentação, nesta terça-feira, do trabalho A personal, feminist and critical retrospective of Learning (and) Technology, 1994-2018 de Frances Bell e Catherine Cronin e, no dia 13, para o trabalho What lies beneath: Reflections on a community consultation and ethnographic research on the implications of the use of technology for teaching practices, de Lawrie Phipps e Donna M Lanclos.



25 anos da Lista de Discussão da ALT e Congresso Anual

O pesquisador britânico Martin Weller , da Open University, acaba de concluir uma série de 27 posts, em seu blog, sobre os 25 anos da Lista de Discussão da ALT em que detalha e analisa temáticas, tendências e questões que marcaram o período no campo das tecnologias digitais e educação. Vale muito ler e compartilhar o trabalho do pesquisador. 

A propósito, a conferência anual da ALT inicia-se amanhã e possibilita a participação remota com live streaming, etc.


terça-feira, 25 de outubro de 2016

Publicada nova edição da Revista Educação a Distância, da Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA)


A terceira edição (volume 37, 2016) da Revista Educação a Distância, organizada pela Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA Inc.), acaba de ser lançada pela editora Taylor & Francis. A publicação apresenta pesquisas e materiais acadêmicos nas áreas da aprendizagem aberta, flexível, EaD e, nesta última edição de 2016, traz problemáticas atuais sobre a relação entre aprendizagem e tecnologias digitais.

No editorial da publicação, Dr. Som Naidu (professor da Universidade de Monash em Melbourne, Austrália, e professor visitante da Universidade Normal de Beijing, China) sugere aos autores que pensem criticamente e pesquisem com detalhes sobre o "status quo" dos assuntos que pretendem trabalhar, para que falhas como as apresentadas no artigo "Sandcastle Competitions", de Jon Baggaley (presente na mesma revista) sejam questionadas e evitadas.

Nessa pesquisa, Baggaley examina três relatórios sobre aprendizagem a distância e revela que dois deles não tiveram a participação de pesquisadores do tema, tampouco de tecnologia educacional de forma mais ampla. Naidu atenta para a importância do debate desses relatórios com a academia, visto que podem orientar práticas e políticas públicas sobre o assunto.

Naidu ainda contribui em dois outros artigos da revista. O primeiro faz um mapeamento de títulos e resumos de 515 artigos publicados ao longo de 35 dos 37 anos de publicações da Revista Educação a Distância. Com o uso da ferramenta LeximancerTM foi possível identificar e agrupar, em sete categorias de cinco anos cada, os temas que foram tendência ao longo desse período. No segundo artigo, Naidu retrata artigos selecionados sobre a EaD na China.

Além desses, a revista traz artigos que abordam temas como a dinâmica em um fórum de discussão da plataforma MOOC (Massive Open Online Courses); a aprendizagem de línguas no contexto a distância; a presença e a formação do professor; indicadores de desempenho e diversos outros assuntos que tangenciam o campo da aprendizagem on-line. 

A Revista Educação a Distância é publicada em maio, agosto e novembro de cada ano. A próxima edição especial já possui tema definido e abordará os temas da Presença Social e Identidade na Aprendizagem Online (volume 38/2, 2017). Confira os links abertos dessa edição no site: http://www.tandfonline.com/toc/cdie20/current

(texto de Jefferson Cavalcante)

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Revista HOLOS publica artigo sobre Processos Formativos e Mídia Ninja


Foi publicado recentemente o quarto volume da Revista HOLOS, de 2016, editada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O HOLOS é um periódico online que preza pela interdisciplinaridade das temáticas abordadas. Dentre os trabalhos publicados neste volume, destaca-se o artigo sobre os  Processos Formativos de um Mídia Ninja e as Novas Narrativas do Ativismo no Contexto da Cibercultura, de autoria da doutoranda Tatiana Paz e das mestrandas Carolina Sales e Neila Santos, sob a orientação do professor Eduardo Junqueira, todos integrantes do grupo de pesquisas LER/CNPq. O artigo buscou compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura.



quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pesquisa sobre gamificação e formação docente

Recentemente a pesquisadora Mércia Figueiredo, integrante do grupo de pesquisa LER/CNPq, concluiu sua formação de mestre pela Universidade Federal do Ceará, quando apresentou a dissertação intitulada Gamificação e formação docente. Análise de uma vivência critico-reflexiva dos professores. Em breve o trabalho estará disponível para leitura e download através do banco de teses e dissertações da universidade. Segue abaixo um resumo sobre o estudo.




Tem-se como objetivo desta pesquisa analisar de que maneira uma formação docente em gamificação é vivenciada por um grupo de professes-formadores da Escola Municipal de Formação e Avaliação de Caucaia – EMFA, na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Essa formação, conduzida pela própria pesquisadora, envolveu processos de diálogo, interação, estudo bibliográfico e diversão através de atividades gamificadas, games e dinâmicas e propôs, para sua conclusão, que os participantes formassem grupos e desenvolvessem uma atividade gamificada. O estudo buscou estabelecer um diálogo entre a fundamentação teórica sobre formação docente e gamificação através da própria experiência relatada, apresentando como os professores-formadores participaram, perceberam e criaram atividades gamificadas, evidenciando como a associação entre gamificação e educação potencializa a mobilização dos saberes docentes em sua inter-relacionabilidade. O trabalho se dedica a trazer concepções teóricas em torno de formação docente continuada no contexto da contemporaneidade, ao mesmo tempo em que identifica abordagens e leituras variadas em torno do que é gamificação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que contou com a participação de 07 professores-formadores das áreas de Letras e Pedagogia de ambos os sexos. Como a pesquisadora conduziu a formação ao mesmo tempo em que a analisou, o processo de análise levou em consideração a intersubjetividade do processo formativo e de pesquisa, utilizando-se de técnicas como entrevistas semiestruturadas, observação participante e coleta de dados audiovisuais, sonoros e notas de campo. Ao fim se pode constatar, dentre outros pontos importantes, que há uma promissora possibilidade de convergência gamificação e teoria de formação, dado que em ambas (a partir do referencial de formação trabalhado) é dada uma importância a relação entre teoria e prática a partir do estímulo a interação, ao diálogo e de uma consideração a subjetividade de quem participa; que a gamificação fortalece procedimentos pedagógicos como o planejamento, demandando dos professores-formadores que mobilizarem saberes docentes de categorias diversas e que a gamificação vem ao encontro dos saberes docentes para colaborar em seu aprimoramento e melhor relação com um mundo marcado pelo tecnológico e pelo eletrônico, ainda que não precise trabalhar com dispositivos tecnológicos. Para além dessas observações, também se realizou observações específicas a forma com que cada um dos participantes lidou, respondeu e aplicou a formação, assim como observações específicas sobre cada uma das 03 atividades gamificadas que foram apresentadas ao final.


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Novo livro sobre EaD

Acaba de ser lançado pela editora da Universidade Federal do Mato Grosso o livro intitulado Educação a Distância. Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos. Editado pelos professores pesquisadores Cristiano Maciel, Katia M. Alonso e Maria Cristina Paniago, o volume traz um capítulo de autoria dos integrantes do grupo LER de pesquisa intitulado A trajetória ocular durante a aprendizagem online: o uso do eye tracking para investigar percursos de navegação virtual na Educação a Distância, baseado em estudo financiado pelo CNPq. A obra se divide em três partes: Tecnologias, recursos e seus usos; Interação, plataformas e formação; e Perspectivas sobre o trabalho docente e discente. O livro foi lançado pelos organizadores durante o XVIII ENDIPE (foto), realizado em Cuiabá na semana passada.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Edição temática do Nordic Journal of Digital Literacy sobre interdisciplinaridade

Nordic Journal of Digital Literacy lançou número especial temático sobre interdisciplinaridade no campo de estudos dos novos letramentos. Destaque para os artigos de Colin Lankshear e Michele Knobel e de Neil Selwyn. Acesso aberto e download gratuito.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Problemas de pesquisa e anais de evento de tecnologias comunicacionais contemporâneas

Foram publicados os anais da III Jornada de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas, quando pesquisadores de todo o país foram convidados a apresentar problemas e dilemas de pesquisas em desenvolvimento na área. O evento ganha destaque especial frente aos grandes desafios de pesquisa na área que lidam com objetos fluidos e emergentes, colocando assim novos desafios teóricos e metodológicos. Os anais trazem apenas os resumos dos trabalhos, mas alguns autores incluíram tópicos interessantes, tais como o problema de pesquisa, os impasses vividos na pesquisa e a filiação teórica do estudo. Vale muito conhecer os trabalhos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nova edição da revista A Rede


Já está circulando a mais recente edição da revista A Rede em que são abordadas diversas temáticas da área, como educação a distância, recursos educacionais abertos, tecnologia wiki, dentre outros.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Nova edição da revista Teknokultura


revista Teknokultura, editada pela Universidade Complutense de Madrid, acaba de lançar nova edição com artigos de interesse no campo da cibercultura, incluindo três artigos sobre aspectos do fenômeno na América Latina.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Edição temática do IRRODL sobre MOOCS

A mais recente edição do IRRODL é um número especial sobre MOOCs editado com estudos de pesquisadores europeus. Há artigos muito bons que oferecem uma visão crítica sobre essa modalidade de curso on-line e outros que apontam para o futuro deles. Leitura e download gratuitos de todos os artigos.

International Review of Research in Open and Distributed Learning

domingo, 11 de outubro de 2015

Livros e artigos gratuitos sobre pesquisa em meios digitais em rede

link do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados traz a indicação de alguns livros e artigos (gratuitos) sobre a pesquisa em meios digitais em rede. Outro livro recomendado sobre estudo nesta área é Antropologia do Ciberespaço, editado pelo pesquisador Theophilos Rifiotis. Polivanov publicou um bom artigo introdutório a essa temática.

domingo, 13 de setembro de 2015

Reflexões sobre o futuro da edtech por George Siemens



O pesquisador canadense George Siemens acaba de publicar um breve artigo em que baseia-se em sua trajetória profissional e acadêmica para fazer duras e necessárias críticas ao estado atual da edtech (informática educativa). O pesquisador critica o que chama de atual estado de tecnologização do humano e propõe sua inversão, com vistas a uma humanização das tecnologias. Destaque para este trecho do artigo, em tradução livre: "Eu não quero mais estar afiliado ao fetiche das ferramentas da informática educativa. É tempo de dizer adeus ao tecno-solucionismo que recria as pessoas como agentes limitados a uma infra-estrutura programada. Ao longo dos últimos anos, minhas pesquisas tomaram outros rumos. Ainda não estou seguro sobre qual é o elemento unificador nesta etapa. [Meu interesse atual] é parcialmente focado na pessoa como uma totalidade. Em um estado de aprendizagem empoderadora. Em atenção ampliada, complexidade, aprendizagem integradora, 'contemplative practices',  aprendizagem formativa, criatividade, produção". O pesquisador aponta para a necessidade de se criar "ferramentas, tecnologias e pedagogias que permitam a criação, a formação pessoal, o engajamento, a diversão e a alegria". Vale ler também as postagens na seção de comentários da página do artigo de Siemens, onde alguns pesquisadores contribuem para essas reflexões.


terça-feira, 25 de agosto de 2015

Dossiê "Comunicação, Tecnologia e Sociedade" da revista Parágrafo



A revista Parágrafo acaba de publicar o dossiê "Comunicação, Tecnologia e Sociedade" que traz um trabalho traduzido do filósofo Bruno Latour e outros artigos com download gratuito e de interesse na área -- mídias digitais, narrativas transmídia, mediação e interação.






quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Novo livro Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações



Foi lançado recentemente o livro Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações, organizado por Lynn Alves e Jesse Nery, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (GPCV) da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisadora Tatiana Paz, integrante do grupo LER, é co-autora de dois capítulos na publicação. O website da editora informa que: "A obra reúne 18 artigos que tratam das diversas interfaces que compõem o universo da cultura digital, bem como de sua interação com o sujeito, em cenários de aprendizagem escolares e não escolares. Os textos são resultantes da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais (GPCV) da Universidade do Estado da Bahia nos últimos dois anos, em parceria com pesquisadores de distintos grupos do Brasil e dos Estados Unidos. Jogos Eletrônicos, Mobilidades e Educações propõe reflexões acerca das tecnologias comunicacionais com ênfase nos games, discutindo também o seu processo de desenvolvimento. As trilhas em construção apresentadas no livro são duas: na primeira parte, há ênfase na pesquisa do uso das tecnologias móveis. Os discursos dos pesquisadores que têm os games como objeto de investigação compõem a segunda parte da obra, analisando-os sob diversas perspectivas: de sua concepção ao público consumidor."


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

II Congresso Internacional de Net-Ativismo



II Congresso Internacional de Net-Ativismo é organizado pelo Centro de Pesquisa Atopos , vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O evento será realizado em Roma, Paris, Porto e São Paulo. A edição de São Palo intitula-se Net-Ativismo, Conflitualidade, Participação e Autonomia nas Redes Digitais e será realizado de 16 a 18 de novembro. A submissão de trabalho encerra-se em 16 de agosto. Os GTs do evento abrangem as seguintes temáticas: 
– Net-ativismo dos povos indígenas e das comunidades tradicionais
– Got Zot? Codificando sinergia entre tecnologia, costumes e leis
– O governabilidade sem partido: o processo decisório e arquiteturas conectivas
– Redes digitais empreendedoras - a ação empreendedora em rede e arranjos econômicos alternativos
– Net – Ativismo do consumidor nas redes digitais
– Net-ativismo e anarquismo ontológico
– Estéticas transorgânicas e sexualidades em rede.
O ATOPOS é uma rede internacional de pesquisa formada por pesquisadores de diversas áreas que, em diversos países, investigam o impacto das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade atual. 



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cinco artigos de destaque em tecnologia educacional



O website EdTechReview utilizou dados do portal Academia e selecionou cinco artigos da área que merecem destaque e valem a leitura. Dois artigos discutem possibilidades e limites dos games e da gamificação na educação, trazendo uma importante visão crítica e uma proposta de metodologia para avaliar e treinar professores nessa área. Outros artigos aprofundam a análise sobre a relação entre ambientes virtuais de aprendizagem e grupos em redes sociais e sugerem caminhos para se aprofundar a investigação sobre a produção de conhecimento no campo da tecnologia educacional. Todos os artigos podem ser lidos, com download gratuito, via academia.com.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Simpósio A Vida Secreta dos Objetos



Será realizada mais uma edição do Simpósio A Vida Secreta dos Objetos focando na temática Ecologia das Mídias. O evento, gratuito, irá acontecer no Rio de Janeiro e em São Paulo. Vale conhecer o trabalho dos conferencistas e acompanhar os debates (há resumos das palestras nos websites do evento).

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova edição do IRRODL



Acaba de ser publicada nova edição do The International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL) da Athabasca University. Há artigos sobre temáticas diversas, incluindo os MOOCs e em particular diversos abordando perspectivas sobre alunos e aprendizagem hoje. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Novas edições de periódicos internacionais




Três periódicos de referência na área acabaram de publicar novas edições. O Interactive Learning Environments  trouxe um número temático com foco no aluno aprendiz. O Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning aborda a temática da acessibilidade para alunos especiais na educação online. E o American Journal of Distance Education apresenta uma seleção de artigos apresentados na 30th Annual Conference on Distance Teaching & Learning. 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Novos livros em educação, tecnologias e letramentos

A editora Routledge traz dois novos lançamento de interesse na área de estudos.  O recém-lançado The Routledge Handbook of Literacy Studies abrange desde os fundamentos teóricos dos estudos sobre letramentos às novas perspectivas digitais incluindo os elementos espaciais e temporais dessas novas práticas comunicativas. Livro editado pelas pesquisadoras Jennifer Rowsell e Kate Pahl. O outro lançamento estará disponível até o final deste ano a intitula-se Education and Technology, livro editado pelos pesquisadores Chris Davies e Rebecca Eynon da Universidade de Oxford, departamento de estudos da Internet. A obra é composta pela reedição de 83 artigos "clássicos" que compõem o multifacetado campo teóricos dos estudos da área nas últimas décadas. Contém textos que cobrem a vasta produção intelectual de Skinner a Pappert e Castells, dentre tantos outros pesquisadores (muitos deles já disponíveis gratuitamente online). Ao que tudo indica, será obra de referência obrigatória.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Nova edição do IRRODL sobre REA



O periódico The International Review of Research in Open and Distance Learning acaba de lançar mais uma edição com todos os conteúdos abertos para leitura e download gratuitos. A edição aborda a temática dos recursos educacionais abertos e traz artigos de autores de diversos países, dentre eles Coréia do Sul, Egito, África do Sul, Turquia, dentre outros. Publicação da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Entrevista com George Siemens



Interessados em conhecer melhor o pensamento de George Siemens (um dos principais articuladores da perspectiva teórica do Conectivismo) podem encontrar um bom material em uma entrevista concedidas por ele à Voice Magazine, do Canadá (conteúdo em inglês). Siemens fala sobre o papel das tecnologias digitais e das mídias na educação, sobre o Conectivismo e sobre sua experiência em design de cursos online.
A entrevista foi publicada em duas partes, nos links: umdois