Três periódicos de referência na área acabaram de publicar novas edições. O Interactive Learning Environments trouxe um número temático com foco no aluno aprendiz. O Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning aborda a temática da acessibilidade para alunos especiais na educação online. E o American Journal of Distance Education apresenta uma seleção de artigos apresentados na 30th Annual Conference on Distance Teaching & Learning.
segunda-feira, 15 de junho de 2015
Novas edições de periódicos internacionais
Três periódicos de referência na área acabaram de publicar novas edições. O Interactive Learning Environments trouxe um número temático com foco no aluno aprendiz. O Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning aborda a temática da acessibilidade para alunos especiais na educação online. E o American Journal of Distance Education apresenta uma seleção de artigos apresentados na 30th Annual Conference on Distance Teaching & Learning.
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Novos livros em educação, tecnologias e letramentos
A editora Routledge traz dois novos lançamento de interesse na área de estudos. O recém-lançado The Routledge Handbook of Literacy Studies abrange desde os fundamentos teóricos dos estudos sobre letramentos às novas perspectivas digitais incluindo os elementos espaciais e temporais dessas novas práticas comunicativas. Livro editado pelas pesquisadoras Jennifer Rowsell e Kate Pahl. O outro lançamento estará disponível até o final deste ano a intitula-se Education and Technology, livro editado pelos pesquisadores Chris Davies e Rebecca Eynon da Universidade de Oxford, departamento de estudos da Internet. A obra é composta pela reedição de 83 artigos "clássicos" que compõem o multifacetado campo teóricos dos estudos da área nas últimas décadas. Contém textos que cobrem a vasta produção intelectual de Skinner a Pappert e Castells, dentre tantos outros pesquisadores (muitos deles já disponíveis gratuitamente online). Ao que tudo indica, será obra de referência obrigatória.
terça-feira, 12 de maio de 2015
Nova edição do IRRODL sobre REA
O periódico The International Review of Research in Open and Distance Learning acaba de lançar mais uma edição com todos os conteúdos abertos para leitura e download gratuitos. A edição aborda a temática dos recursos educacionais abertos e traz artigos de autores de diversos países, dentre eles Coréia do Sul, Egito, África do Sul, Turquia, dentre outros. Publicação da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá.
segunda-feira, 4 de maio de 2015
Entrevista com George Siemens
Interessados em conhecer melhor o pensamento de George Siemens (um dos principais articuladores da perspectiva teórica do Conectivismo) podem encontrar um bom material em uma entrevista concedidas por ele à Voice Magazine, do Canadá (conteúdo em inglês). Siemens fala sobre o papel das tecnologias digitais e das mídias na educação, sobre o Conectivismo e sobre sua experiência em design de cursos online.
A entrevista foi publicada em duas partes, nos links: um, dois.
sexta-feira, 24 de abril de 2015
Publicação gratuita sobre teoria e prática do ensino e da aprendizagem online
A editora Routledge está disponibilizando para download gratuito a publicação intitulada THE THEORY AND PRACTICE OF ONLINE TEACHING AND LEARNING: A GUIDE FOR ACADEMIC PROFESSIONALS.
Trata-se de publicação de qualidade, que reúne capítulos de livros já publicados pela editora (há links para os livros originais no documento) e que aborda temas centrais nesse campo de estudos, incluindo princípios básicos do ensino online, recursos abertos, atividades online e ensino online como "design", dentre outros.
quarta-feira, 22 de abril de 2015
Curso MOOC – Competências Digitais para Professores
A Universidade Aberta de Portugal oferece curso gratuito on-line de interesse de professores e pesquisadores da área.
Informações fornecidas pelos organizadores: No âmbito do projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO) (http://ecolearning.eu/) apoiado pela Comissão Europeia, em que participam 24 parceiros de vários países europeus, a Universidade Aberta (#UAb), através do seu Laboratório de Educação a Distância e eLearning (#LEaD) disponibiliza a 2ª edição do MOOC – Competências Digitais para Professores (#ecoimooc15).
Este curso online de acesso gratuito e aberto, tem início no próximo dia 27 de abril, com a duração de 6 semanas, terminando a 7 de junho de 2015 e está dividido em três tópicos:
1 - Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na internet;
2 - Utilizar ferramentas digitais na sala de aula;
3 - Promover a aprendizagem colaborativa através de ferramentas digitais.
Para proceder à inscrição no MOOC aceda ao portal: https://portal.ecolearning.eu/
Para informações adicionais, ou ajuda na inscrição no MOOC, contacte: lead@uab.pt ou ecoimooc@uab.pt
Pode também seguir-nos no Twitter: #ecoimooc15
Para informações adicionais, ou ajuda na inscrição no MOOC, contacte: lead@uab.pt ou ecoimooc@uab.pt
Pode também seguir-nos no Twitter: #ecoimooc15
domingo, 5 de abril de 2015
Novas edições temáticas de periódicos internacionais
Acabam de ser publicadas edições temáticas sobre Aprendizagem, Mídias e Tecnologias na área de neurociências e educação, pelo periódico Learning, Media and Technology, e Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem, pelo periódico Interactive Learning Environments.
terça-feira, 31 de março de 2015
Livros e pesquisas sobre letramentos críticos e ativismo online e offline
Uma área que vem recebendo destaque nos meios acadêmicos, a partir também de formulações teóricas do campo da Cibercultura, é a dos letramentos críticos associados aos fenômenos do ativismo e do ciberativismo ou netativismo. Dois livros publicados pela Peter Lang tratam dessa temática: Becoming Activist e Critical Digital Literacies as Social Praxis.
O trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa do professor Massimo Di Felice, da USP, também é uma referência importante. Trata-se de ampliar processos educativos contemporâneos, particularmente aqueles de caráter informal, a partir de experiências e práticas dos novos movimentos sociais online e offline, um novo campo de estudos que sugere novas perguntas e novas articulações entre teoria e prática do aprender e do comunicar-se.
segunda-feira, 16 de março de 2015
sexta-feira, 13 de março de 2015
Eighth International Conference on e-Learning and Innovative Pedagogies
Será realizada em novembro próximo, na Universidade da Califórnia, Campus de Santa Bárbara, a Eighth International Conference on e-Learning and Innovative Pedagogies. Trata-se de evento de caráter interdisciplinar, reunindo pesquisadores de diversos países. Papers baseados em propostas de trabalho aprovadas para a conferência poderão ser submetidos para potencial publicação no periódico Ubiquitous Learning: An International Journal.
Os temas das conferência são:
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Edição temática do Comunicar sobre MOOCs
Acaba de ser publicada edição temática do periódico espanhol Comunicar sobre MOOCs. Destaque para os artigos intitulados Literatura y práctica: una revisión crítica acerca de los MOOC e ¿Son los MOOC una alternativa de aprendizaje? Os artigos estão disponíveis para download gratuito, em espanhol e em inglês.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
Nicholas Burbules e educação ubíqua (Burbules and ubiquous education)
Excelente programa em vídeo com o filósofo e pesquisador norte-americano Nicholas Burbules sobre o conceito de "educação ubíqua" que vem desenvolvendo. Narrado em espanhol, produzido pela UNED.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre
Já estão disponíveis os anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, que incluem uma diversidade de temas na área de estudos com trabalhos apresentados nas conferências, trabalhos com menção honrosa e outros. Vale conhecer! O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da UFMG.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Artigo importante sobre MOOCs no Computers & Education
O periódico Computers & Education, um dos mais renomados na nossa área, publicou recentemente artigo intitulado Instructional quality of Massive Open Online Courses (MOOCs). O artigo avaliou, aleatoriamente, a qualidade instrucional de 76 cursos oferecidos na modalidade MOOC -- e a maioria deles apresentou baixa qualidade em termos de princípios do design instrucional, apesar de apresentarem boa qualidade na organização e a apresentação dos materiais. O artigo concluiu que a qualidade desses cursos é baixa.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
Seminário do programa TIDD da PUC-SP
Importante seminário de pesquisa do Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP indicando as possibilidades e áreas de construção de projetos de pesquisa interdisciplinares entre tecnologias digitais, comunicação e educação. O evento será transmitido ao vivo pela internet.
quarta-feira, 26 de novembro de 2014
Conferência Challenges em Portugal
Já está disponível a chamada de trabalhos para o Challenges 2015, IX Conferência Internacional de TIC na Educação. O evento celebra os 30 anos do projeto Minerva em Portugal e centra-se na oportuna temática dos paradigmas emergentes da educação atual. Mais detalhes no site no evento.
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
Seminários de destaque em 2015

Outros eventos de destaque em 2015, ambos nos Estados Unidos, são o Digital Media and Learning Conference 2015 Equity By Design, promovido por pesquisadores que atuam na convergência das áreas de pesquisa de novos letramentos e multiculturalismo, e o Technology, Knowledge & Society, conferência de caráter interdisciplinar sediada em Berkeley, Califórnia, associada a uma comunidade de pesquisadores e a um periódico nas áreas temáticas.
terça-feira, 11 de novembro de 2014
Livro de Roberto Aparici (UNED) em português
Foi lançado recentemente, pela editora Paulinas, o livro Educomunicação para além do 2.0, editado pelo professor e pesquisador Roberto Aparici, da UNED (a universidade aberta da Espanha). Aparici possui laços acadêmicos com o Brasil e a América do Sul e o livro contém trabalhos de diversos pesquisadores da Espanha, América Latina e Brasil (capítulos de Arlindo Machado e Marco Silva).
Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0.
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas.
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."
Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0.
Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas.
O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."
segunda-feira, 3 de novembro de 2014
Novas edições de periódicos estrangeiros com bons temas
O Learning, Media and Technology, Volume 39, Issue 4, December 2014 traz um dossiê temático intitulado Media and Migration: Learning in a Globalized World, com editorial de Kevin Leander e Mariëtte de Haan. O Distance Education, Volume 35, Issue 3, November 2014 também tem nova edição, com importante editorial intitulado Looking back, looking forward: the invention and reinvention of distance education.
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
Novo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações
A editora do SENAC acaba de lançar o ótimo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações.
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).
Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica
Moisés de Lemos Martins
APRESENTAÇÃO, 15
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de
Edgar Morin e Manuel Castells, 25
Helena Santos
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de
uma interdisciplina, 49
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha
PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125
Jussara Borges
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145
Rodrigo Botelho-Francisco
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o
sistema prisional português, 169
Daniela Graça e Lídia Oliveira
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de
um percurso multimetodológico de investigação, 201
Antonio Helio Junqueira
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania
em rede - do acesso ao engajamento, 227
Drica Guzzi
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital:
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios
do gênero documentário, 269
Teresa Gouveia
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291
João Pedro da Costa e Rui Raposo
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus:
aplicações e tendências, 329
Joana Carvalho e Rui Raposo
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos
O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).
Vejam o sumário da obra:
PREFÁCIO, 9
A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica
Moisés de Lemos Martins
APRESENTAÇÃO, 15
Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras
Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23
Complexidade e informacionalismo: as contribuições de
Edgar Morin e Manuel Castells, 25
Helena Santos
As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de
uma interdisciplina, 49
Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos
Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79
Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha
PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123
Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125
Jussara Borges
Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145
Rodrigo Botelho-Francisco
Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o
sistema prisional português, 169
Daniela Graça e Lídia Oliveira
Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de
um percurso multimetodológico de investigação, 201
Antonio Helio Junqueira
Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania
em rede - do acesso ao engajamento, 227
Drica Guzzi
Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital:
estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249
Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi
Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios
do gênero documentário, 269
Teresa Gouveia
A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291
João Pedro da Costa e Rui Raposo
A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus:
aplicações e tendências, 329
Joana Carvalho e Rui Raposo
Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349
Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Livro gratuito de Neil Selwyn
Está disponível na plataforma de compartilhamento Scribd um ótimo livro do professor e pesquisador Neil Selwyn que trata das escolas diante da cultura digital. A obra intitula-se School and Schooling in the Digital Age (algo como Escolas e Educação na Era Digital) e foi publicada na Inglaterra em 2011. O professor Selwyn destaca-se por sua visão crítica do fenômeno das TICs na educação e é uma referência na área de estudos, atuando no London Knowledge Lab, da Universidade de Londres.
University of London, UK.
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Novo dossiê temático do E-Curriculum
O periódico E-Curriculum, da PUC de São Paulo, acaba de lançar um novo dossiê temático intitulado Web Currículo. Destaque para o artigo de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente em que os autores analisam a integração entre currículos e contextos de aprendizagem formais e não-formais através das tecnologias digitais. Destaque também para o artigo Constituição do currículo multirreferencial na cultura da mobilidade, de Tatiana Santos da Paz, Isa Beatriz da Cruz Neves e Lynn Rosalina Gama Alves.
segunda-feira, 6 de outubro de 2014
Novo livro sobre aprendizagem, games e participação
Acaba de ser publicado novo volume da coleção New Literacies and Digital Epistemologies da editora Peter Lang. O livro intitula-se Learning Through Digital Game Design & Building in a Participatory Culture, autoria de Qing Li (PhD em tecnologia na educação pela Universidade de Toronto e professora no Department of Educational Technology da Towson University). Segue o sumário do livro, com prefácio de Paul Gee.
Foreword (By Jmes Paul Gee)
Chapter 1: Enactivism: A Framework for Understanding Cognition and Beyond
Chapter 2: Key Elements
Chapter 3: Enactivist Learning World
Chapter 4: Core Principles
Chapter 5: Enactivist Learning World and Culture
Chapter 6: Important Aspects
Chapter 7: Enactivist Learning World and Value
Chapter 8: Vital Domains and Basic Tools
Chapter 9: Learning by Game Building in the Twenty-first Century.
Chapter 1: Enactivism: A Framework for Understanding Cognition and Beyond
Chapter 2: Key Elements
Chapter 3: Enactivist Learning World
Chapter 4: Core Principles
Chapter 5: Enactivist Learning World and Culture
Chapter 6: Important Aspects
Chapter 7: Enactivist Learning World and Value
Chapter 8: Vital Domains and Basic Tools
Chapter 9: Learning by Game Building in the Twenty-first Century.
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