domingo, 21 de abril de 2013

Estudo em larga escala sobre laptops educacionais


International Journal of Education and Development using ICT

Artigo publicado na última edição do International Journal of Education and Development using ICT traz um artigo de pesquisadores norte-americanos, malásios e turcos sobre uma base de dados que cadastrou e analisou experiências com laptops educacionais em diversas regiões do planeta. As principais conclusões do estudo indicam que os modelos XO e Classmate dominam as iniciativas de larga escala; o desenvolvimento profissional, quando ocorreu, foi desenvolvido localmente por fornecedores dos equipamentos; e o financiamento inicial do projetos em geral sofreu descontinuidade ao longo do tempo. A nova edição traz outros artigos de interesse, inclusive um texto de autoria de pesquisadores iranianos, italianos, australianos, dentre outros.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ética hacker e educação

O conceito de "ética hacker" tem ganho algum destaque recentemente graças ao que parece ser uma estratégia de alguns educadores para chamar a atenção para as mudanças em curso em alguns escolas e a longa jornada que está por vir a partir das mudança paradigmáticas da Cibercultura e de sua crítica. Para aqueles ainda pouco familiarizados com esse debate, vale a pena assistir à apresentação do professor Nelson Pretto, da UFBa, durante o Segundo Seminário Nacional de Inclusõa Digital, SENID (a fala dele começa a partir do minuto 9, no segundo vídeo). A propósito, no primeiro vídeo pode-se assistir a uma justa homenagem à pioneira professora Léa Fagundes (UFRGS), que tanto tem contribuído para o avanço da educação no país.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Novidades em Informática na Educação na Europa


Informatics Europe logo

A organização não governamental Informatics Europe, integrada por pesquisadores e profissionais da área de diversos países europeus, acaba de lançar seu relatório técnico que contém um diagnóstico sobre as ações de informática na educação do continente e as recomendações para ações estratégicas no futuro. Enquanto o relatório avaliou positivamente os esforços relacionados à introdução da informática nas atividades de ensino formal (professores utilizando computadores e internet para ensinar), os autores do documento criticaram fortemente a falta de ensino de computação aos alunos da educação básica e recomendaram que esforços nesse sentido sejam desenvolvidos para a ampliação e consolidação dessa linha de formação. A proposta é interessante e remonta aos primórdios da área, quando alunos frequentavma aulas de programação de computadores. Essa prática foi abandonada em parte devido ao grande crescimento das interfaces amigáveis ao longo dos anos 80 e 90, retirando do usuário a tarefa de programar e posicionando-o como um usuário. Hoje, porém, tendo em vista a crescente manipulação dos grandes conglomerados (mineração de dados, códigos fechados, buscas direcionadas, etc), surge a necessidade de fornecer ferramentas para alavancar a autonomia e o senso crítico dos usuários -- ou seja, eles precisam saber fazer, ter conhecimentos mais aprofundados para separarem o "joio do trigo" e desempenharem uma ação mais protagonizadora nas redes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MOOCs abertos e software gratuito para correção de provas



As universidades norte-americanas Harvard e MIT lançaram um novo MOOC em código aberto chamado EDX que disponibilizará, dentre outras, uma ferramenta gratuita para correção automatizada de provas segundo notícia do jornal The New York Times. Ainda há poucos detalhes sobre a acurácia e outras qualidades do sistema, mas uma funcionaldiade chama a atenção -- o sistema irá permitir que o aluno refaça um teste para melhorar sua nota, o que pode ser um bom caminho para gerar aprendizagem, em particular para os alunos menos motivados. Por falar em MOOCs, os sistemas tradicionais dessa modalidade, lançados principalmente por universidades norte-americanas e conglomerados privados, têm sido criticados recentemente por seu caráter extremamente fechado, o que contradiz com a natureza aberta da web, como analisado neste artigo a partir de analises de professor da Open University britânica.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Software livre com fins educacionais

Paulo Francisco Slomp, pesquisador da UFRGS, compilou uma rica e importante lista de software livre com fins educacionais que compartilhamos aqui:

Alice www.alice.org

Asymptopia www.asymptopia.org

Blinken www.kde.org/applications/education/blinken

Bluej www.bluej.org

Calligra Flow www.calligra.org/flow

Cantor www.kde.org/applications/education/cantor

Celestia www.shatters.net/celestia

Chemtool http://directory.fsf.org/wiki/Chemtool

ChildsPlay http://childsplay.sourceforge.net

Dr Geo www.gnu.org/software/dr_geo/dr_geo.html

Eboard www.bergo.eng.br/eboard

Eqchem www.freehackers.org/~tnagy/eqchem.html

Etoys www.squeakland.org

eXeLearning http://exelearning.org

Freeciv www.freeciv.org

Freemind http://freemind.sourceforge.net/wiki

Freeplane http://freeplane.sourceforge.net

Gcompris http://gcompris.net/-pt-br-

GConjugue www.sourcefiles.org/Miscellaneous/gconjugue-0.6.tar.gz.shtml

Gdis http://gdis.sourceforge.net

Genius http://genius.sourceforge.net

Geogebra http://geogebra.org

Geomview www.geomview.org

Geonext http://geonext.uni-bayreuth.de

Ghemical http://directory.fsf.org/wiki/Ghemical

Glchess https://live.gnome.org/Chess

Glpeces http://tangram-puzzle.sourceforge.net

GNU Smalltalk http://smalltalk.gnu.org

Gperiodic http://directory.fsf.org/wiki/GPeriodic

Gradel http://gradel.sourceforge.net

Grass Gis http://grass.osgeo.org

Greenfoot www.greenfoot.org

Grinvin www.grinvin.org

Gtans http://gtans.sourceforge.net

Gweled http://gweled.org

Jclic http://clic.xtec.cat

Jfractionlab http://jfractionlab.sourceforge.net

Jmemorize http://sourceforge.net/projects/jmemorize

Kalcul http://directory.fsf.org/wiki/Kalcul

Kalgebra http://edu.kde.org/kalgebra

Kalzium http://edu.kde.org/kalzium

Kanagram http://kanagram.sourceforge.net

Katomic http://games.kde.org/game.php?game=katomic

Kbattleship www.kde.org/applications/games/navalbattle

Kblackbox www.kde.org/applications/games/kblackbox

Kbruch www.kde.org/applications/education/kbruch

Kcalc http://utils.kde.org/projects/kcalc

Kgeography http://userbase.kde.org/KGeography

Khangman http://edu.kde.org/khangman

Kig http://edu.kde.org/kig

Klettres www.kde.org/applications/education/klettres

Klines www.kde.org/applications/games/klines

Klogo http://directory.fsf.org/wiki/KLogo-Turtle

Kmahjongg www.kde.org/applications/games/kmahjongg

Kmplot http://edu.kde.org/kmplot

Konquest www.kde.org/applications/games/konquest

Kstars http://edu.kde.org/kstars

Ktouch http://ktouch.sourceforge.net

Ktuberling www.kde.org/applications/games/ktuberling

Kturtle www.kde.org/applications/education/kturtle

Kverbos http://edu.kde.org/kverbos

Kwordquiz www.kde.org/applications/education/kwordquiz

Lincity http://lincity-ng.berlios.de

Ltris http://lgames.sourceforge.net/index.php?project=LTris

Marble http://marble.kde.org

Mathwar http://mathwar.sourceforge.net

Opencity www.opencity.info

Parley www.kde.org/applications/education/parley

Pysycache www.pysycache.org

Rasmol www.rasmol.org

Rocs http://edu.kde.org/applications/mathematics/rocs

Scratch http://scratch.mit.edu

Squeak www.squeak.org

Stellarium www.stellarium.org

Step http://edu.kde.org/step

Tkgeomap www.tkgeomap.org

Tuxmath http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxmath.php

TuxMathScrabble www.asymptopia.org/tuxmathscrabble

Tuxpaint http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxpaint.php

Tuxtyping http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxtyping.php

TuxWordSmith www.asymptopia.org/tuxwordsmith

Xaos http://wmi.math.u-szeged.hu/xaos

Xboard www.gnu.org/software/xboard

Xmind www.xmind.net

Xrmap http://directory.fsf.org/wiki/Xrmap

Zorelha http://siaiacad17.univali.br/zorelha

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Livros novos em EaD e tecnologias na educação


EaD EM TELA: DOCÊNCIA, ENSINO E FERRAMENTAS DIGITAIS


Letramento Digital Em 15 Cliques

Dois livros novos trazem trabalhos de pesquisadores do grupo LER.  Lançado em 2012, Letramento digital em 15 cliques foi editado pelas pesquisadoras mineiras Ana Elisa Ribeiro e Ana Elisa Novaes. O trabalho contém 15 capítulos com propostas de uso das diversas ferramentas tecnológicas com fins de aprendizagem. O livro EaD em tela: Docências, ensino e ferramentas digitais acaba de ser lançado pela Pontes e foi organizado pelos pesquisadores cearenses Júlio Araújo e Nukácia Araújo a partir de trabalhos apresentados no Colóquio sobre Hipertexto CHIP. Ambos reunem trabalhos de pesquisadores das diversas regiões do país e apresentam um ótimo panorama das questões e refenciais teóricos atuais no campo de pesquisa.


Stephen Downes e o fim do professor


Stephen Downes

Stephen Downes, respeitado pesquisador canadense, tem adotado posição muito crítica em relação à educação online. Nesta apresentação, preparada para um evento recente na Noruega, Downes vai um pouco além ao propor o fim do professor. Não se trata de uma ideia nova, pois as primeiras formulações sobre a CAI (Computer Assisted Instruction ou Instrução Assistida por Computador) já trazia essa perspectiva, a de que o aluno aprenderia pela interação com a máquina e os programas. Décadas depois, sabemos que isso funciona muito mal para a maioria dos processo de educação e que a mediação humana desempenha papel central no processo. No caso da proposição de Downes, os referenciais são outros, novos, e vale conhecer melhor as proposições do pesquisador -- seja para concordar ou para discordar delas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novo e-book: Educação e tecnologia: parcerias


capa_ebook_pequena


Vale a pena conferir esse lançamento em CC da linha de pesquisa Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos Educacionais da Universidade Estácio de Sá. Além dos capítulos muito bons sobre temáticas relacionadas à cibercultura e educação, o livro traz um interessante adendo: os textos de apreciação da obra redigidos pelos integrantes do Conselho Científico, cuja leitura é bastante informativa e recomendada. Para baixar o e-book, acesse aqui.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Ensino superior: cenários possíveis

Artigo de opinião de articulista do jornal The New York Times está repercutindo bastante nas redes sociais -- mas para quem acompanha a temática não há grandes novidades, a mídia gosta to tema e muita gente gosta de repercutir. Na verdade, todos parecem estar mesmo frisando que tudo precisa mudar na educação simplesmente porque o mundo não para mais de mudar. Deveria ser simples assim.

Artigos do Seminário de Inclusão Digital


ANAIS DO SENID

Já estão disponíveis para download os artigos completos do Seminário Nacional de Inclusão Digital. Boas leituras!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nova edição do Learning, Media and Technology


Towards ICT in everyday life in Finnish schools: seeking conditions for good practices

O último número do periódico Learning, Media and Technology apresenta estudos de grande interesse. Um artigo relata dificuldades com práticas das TICs na Suécia, quando o uso de planilha tipo excel no ensino de matemática reforçou antigas práticas escolares -- ao contrário de renová-las. Relato da Finlândia -- considerado o país com um dos melhores sistemas educacionais do mundo -- apresenta critérios para uma bem-sucedida implantação da TICs nas escolas. E um relato sobre o uso de novas mídias por jovens e a criaçãio de um senso de comunidade indica, mais uma vez, que há muito tempo importantes processos educacionais e sociais com TICs extrapolaram os muros da escola -- que bom!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Eventos de interesse em 2013

Segue a lista de alguns eventos que poderão interessar aos leitores do blog (basta clicar nos títulos para acessar os respectivos sites):

Challenges 2013

VII Seminário Internacional Redes Educativas

V Encontro Nacional da ABEHTE

Segundo Seminário Nacional de ID

Digitália

Hypertext 2013

Hypertext 2013, the 24th ACM Conference on Hypertext and Social Media

Novidades sobre os MOOCs

Artigo curto e bastante informativo do jornal The New York Times abre com um notícia ruim e evolui para diversos outras bem mais positivas sobre os MOOCs nos EUA. A notícia ruim é que esses cursos massivos online tem enfrentado taxas de evasão da ordem de 80% -- o que é realmente muito grave, tendo-se em vista que enorme parte dessas iniciativas possui caráter privado e visa o lucro. As notícias boas: a National Science Foundation irá financiar pesquisas voltadas ao aprimoramento dos MOOCS. Muitas plataformas já estão buscando "inovações", reduzindo drasticamente as vídeo-aulas expositivas (alguém já disse que isso não funciona em boa parte das situações de aprendizagem online?!), criando experiências altamente interativas (segundo o artigo) e ferramentas para a mediação humana de mentores -- espera-se isso tudo de origem, de fato, a novas metodologias e práticas de aprendizagem customizadas para a natureza nova e específica da aprendizagem online em ambientes massivos. A conferir.

Atualizando esse post, reportagem do Estadão apresenta casos de iniciativas autônomas de ensino pela internet e, novamente, aponta a necessidade de interação humana via rede -- aliás, acreditar que a internet irá nos ensinar ainda é um sonho distante quando se trata de aprendizagens complexas. A conferir II.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pesquisa sobre a aprendizagem colaborativa mediada por computador

Pesquisadores Paul Kirschner e Gijsbert Erkens, da Universidade Aberta da Holanda, publicaram recentemente um artigo intulado "Towards a Framework for CSCL Research" (Em direção a um referencial teórico para a pesquisa sobre a aprendizagem colaborativa mediada por computador). Os autores partem de uma forte crítica a esse modelo, que para eles não tem conseguido responder às expectativas dos educadores, para propor um referencial baseado em três dimensões: o nível da aprendizagem, a unidade da aprendizagem (individual, coletivo, etc.) e as ações pedagógicas. O artigo está disponível para download gratuito aqui.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013

eLearn Center Research Paper Series



O eLearn Center, núcleo de estudos e pesquisas da Universidade Aberta da Catalunha, tem publicado diversos artigos de interesse. No útlimo número do periódico Communication and Learning in the Digital Age (o título e os artigos são mesmo em inglês) destacamos a Introdução e dois artigos: Breaking boundaries in entertainment and learning, particularmente por constituir um grande desafio a ser trabalhados pelos processos de educação formal, e Digital literacies for engagement in emerging online cultures, de autoria de Steve Wheeler, pesquisador britânico com atuação destacada no campo de estudos.

eLC Research Paper Series

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Número temático da revista TEIAS: Cibercultura, Educação Online & Processos Culturais

A última edição de 2012 da revista Teias (editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ) é um número temático intitulado Cibercultura, Educação Online & Processos Culturais. Trata-se de uma publicação particularmente importante por reunir artigos encomendados pela ocasião dos 20 anos do GT Educação e Comunicação da ANPEd: foram produzidos artigos que analisam a produção do GT nas seguintes áreas temáticas: educação e comunicação, mídias audiovisuais, mídias impressas, cultura digital e educação a distância e educação online.

O número especial, editado pela professora Edméa Santos, traz também artigos nessas temáticas elaborados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, incluindo um artigo de pesquisador do LER intitulado O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica.