Interessados em dispositivos móveis e educação irão encontrar um rico material (conceitos, recursos, conteúdos, etc) nesta apresentação em formato de slides publicada recentemente pelo pesquisador Bernardo Tabuenca, da Universidade Aberta da Holanda.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Dispositivos Móveis e Educação Aberta
Interessados em dispositivos móveis e educação irão encontrar um rico material (conceitos, recursos, conteúdos, etc) nesta apresentação em formato de slides publicada recentemente pelo pesquisador Bernardo Tabuenca, da Universidade Aberta da Holanda.
domingo, 21 de abril de 2013
Estudo em larga escala sobre laptops educacionais

Artigo publicado na última edição do International Journal of Education and Development using ICT traz um artigo de pesquisadores norte-americanos, malásios e turcos sobre uma base de dados que cadastrou e analisou experiências com laptops educacionais em diversas regiões do planeta. As principais conclusões do estudo indicam que os modelos XO e Classmate dominam as iniciativas de larga escala; o desenvolvimento profissional, quando ocorreu, foi desenvolvido localmente por fornecedores dos equipamentos; e o financiamento inicial do projetos em geral sofreu descontinuidade ao longo do tempo. A nova edição traz outros artigos de interesse, inclusive um texto de autoria de pesquisadores iranianos, italianos, australianos, dentre outros.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
Novo número da revista Diálogo Educacional

Acaba de ser publicada nova edição do periódico Diálogo Educacional, do Programa de Pós-Graduação de Educação da PUC do Paraná. O número traz uma coletânea sobre Metodologia e Tecnologia na Educação Superior e todos os conteúdos estão disponíveis pela licença Creative Commons.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Ética hacker e educação
O conceito de "ética hacker" tem ganho algum destaque recentemente graças ao que parece ser uma estratégia de alguns educadores para chamar a atenção para as mudanças em curso em alguns escolas e a longa jornada que está por vir a partir das mudança paradigmáticas da Cibercultura e de sua crítica. Para aqueles ainda pouco familiarizados com esse debate, vale a pena assistir à apresentação do professor Nelson Pretto, da UFBa, durante o Segundo Seminário Nacional de Inclusõa Digital, SENID (a fala dele começa a partir do minuto 9, no segundo vídeo). A propósito, no primeiro vídeo pode-se assistir a uma justa homenagem à pioneira professora Léa Fagundes (UFRGS), que tanto tem contribuído para o avanço da educação no país.
quarta-feira, 10 de abril de 2013
Novidades em Informática na Educação na Europa

A organização não governamental Informatics Europe, integrada por pesquisadores e profissionais da área de diversos países europeus, acaba de lançar seu relatório técnico que contém um diagnóstico sobre as ações de informática na educação do continente e as recomendações para ações estratégicas no futuro. Enquanto o relatório avaliou positivamente os esforços relacionados à introdução da informática nas atividades de ensino formal (professores utilizando computadores e internet para ensinar), os autores do documento criticaram fortemente a falta de ensino de computação aos alunos da educação básica e recomendaram que esforços nesse sentido sejam desenvolvidos para a ampliação e consolidação dessa linha de formação. A proposta é interessante e remonta aos primórdios da área, quando alunos frequentavma aulas de programação de computadores. Essa prática foi abandonada em parte devido ao grande crescimento das interfaces amigáveis ao longo dos anos 80 e 90, retirando do usuário a tarefa de programar e posicionando-o como um usuário. Hoje, porém, tendo em vista a crescente manipulação dos grandes conglomerados (mineração de dados, códigos fechados, buscas direcionadas, etc), surge a necessidade de fornecer ferramentas para alavancar a autonomia e o senso crítico dos usuários -- ou seja, eles precisam saber fazer, ter conhecimentos mais aprofundados para separarem o "joio do trigo" e desempenharem uma ação mais protagonizadora nas redes.
sexta-feira, 5 de abril de 2013
MOOCs abertos e software gratuito para correção de provas

As universidades norte-americanas Harvard e MIT lançaram um novo MOOC em código aberto chamado EDX que disponibilizará, dentre outras, uma ferramenta gratuita para correção automatizada de provas segundo notícia do jornal The New York Times. Ainda há poucos detalhes sobre a acurácia e outras qualidades do sistema, mas uma funcionaldiade chama a atenção -- o sistema irá permitir que o aluno refaça um teste para melhorar sua nota, o que pode ser um bom caminho para gerar aprendizagem, em particular para os alunos menos motivados. Por falar em MOOCs, os sistemas tradicionais dessa modalidade, lançados principalmente por universidades norte-americanas e conglomerados privados, têm sido criticados recentemente por seu caráter extremamente fechado, o que contradiz com a natureza aberta da web, como analisado neste artigo a partir de analises de professor da Open University britânica.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Software livre com fins educacionais
Paulo Francisco Slomp, pesquisador da UFRGS, compilou uma rica e importante lista de software livre com fins educacionais que compartilhamos aqui:
Alice www.alice.org
Asymptopia www.asymptopia.org
Blinken www.kde.org/applications/educa tion/blinken
Bluej www.bluej.org
Calligra Flow www.calligra.org/flow
Cantor www.kde.org/applications/educa tion/cantor
Celestia www.shatters.net/celestia
Chemtool http://directory.fsf.org/wiki/ Chemtool
ChildsPlay http://childsplay.sourceforge. net
Dr Geo www.gnu.org/software/dr_geo/dr _geo.html
Eboard www.bergo.eng.br/eboard
Eqchem www.freehackers.org/~tnagy/eqc hem.html
Etoys www.squeakland.org
eXeLearning http://exelearning.org
Freeciv www.freeciv.org
Freemind http://freemind.sourceforge.ne t/wiki
Freeplane http://freeplane.sourceforge.n et
Gcompris http://gcompris.net/-pt-br-
GConjugue www.sourcefiles.org/Miscellane ous/gconjugue-0.6.tar.gz.shtml
Gdis http://gdis.sourceforge.net
Genius http://genius.sourceforge.net
Geogebra http://geogebra.org
Geomview www.geomview.org
Geonext http://geonext.uni-bayreuth.de
Ghemical http://directory.fsf.org/wiki/ Ghemical
Glchess https://live.gnome.org/Chess
Glpeces http://tangram-puzzle.sourcefo rge.net
GNU Smalltalk http://smalltalk.gnu.org
Gperiodic http://directory.fsf.org/wiki/ GPeriodic
Gradel http://gradel.sourceforge.net
Grass Gis http://grass.osgeo.org
Greenfoot www.greenfoot.org
Grinvin www.grinvin.org
Gtans http://gtans.sourceforge.net
Gweled http://gweled.org
Jclic http://clic.xtec.cat
Jfractionlab http://jfractionlab.sourceforg e.net
Jmemorize http://sourceforge.net/project s/jmemorize
Kalcul http://directory.fsf.org/wiki/ Kalcul
Kalgebra http://edu.kde.org/kalgebra
Kalzium http://edu.kde.org/kalzium
Kanagram http://kanagram.sourceforge.ne t
Katomic http://games.kde.org/game.php? game=katomic
Kbattleship www.kde.org/applications/games /navalbattle
Kblackbox www.kde.org/applications/games /kblackbox
Kbruch www.kde.org/applications/educa tion/kbruch
Kcalc http://utils.kde.org/projects/ kcalc
Kgeography http://userbase.kde.org/KGeogr aphy
Khangman http://edu.kde.org/khangman
Kig http://edu.kde.org/kig
Klettres www.kde.org/applications/educa tion/klettres
Klines www.kde.org/applications/games /klines
Klogo http://directory.fsf.org/wiki/ KLogo-Turtle
Kmahjongg www.kde.org/applications/games /kmahjongg
Kmplot http://edu.kde.org/kmplot
Konquest www.kde.org/applications/games /konquest
Kstars http://edu.kde.org/kstars
Ktouch http://ktouch.sourceforge.net
Ktuberling www.kde.org/applications/games /ktuberling
Kturtle www.kde.org/applications/educa tion/kturtle
Kverbos http://edu.kde.org/kverbos
Kwordquiz www.kde.org/applications/educa tion/kwordquiz
Lincity http://lincity-ng.berlios.de
Ltris http://lgames.sourceforge.net/ index.php?project=LTris
Marble http://marble.kde.org
Mathwar http://mathwar.sourceforge.net
Opencity www.opencity.info
Parley www.kde.org/applications/educa tion/parley
Pysycache www.pysycache.org
Rasmol www.rasmol.org
Rocs http://edu.kde.org/application s/mathematics/rocs
Scratch http://scratch.mit.edu
Squeak www.squeak.org
Stellarium www.stellarium.org
Step http://edu.kde.org/step
Tkgeomap www.tkgeomap.org
Tuxmath http://tux4kids.alioth.debian. org/tuxmath.php
TuxMathScrabble www.asymptopia.org/tuxmathscra bble
Tuxpaint http://tux4kids.alioth.debian. org/tuxpaint.php
Tuxtyping http://tux4kids.alioth.debian. org/tuxtyping.php
TuxWordSmith www.asymptopia.org/tuxwordsmit h
Xaos http://wmi.math.u-szeged.hu/xa os
Xboard www.gnu.org/software/xboard
Xmind www.xmind.net
Xrmap http://directory.fsf.org/wiki/ Xrmap
Zorelha http://siaiacad17.univali.br/z orelha
Alice www.alice.org
Asymptopia www.asymptopia.org
Blinken www.kde.org/applications/educa
Bluej www.bluej.org
Calligra Flow www.calligra.org/flow
Cantor www.kde.org/applications/educa
Celestia www.shatters.net/celestia
Chemtool http://directory.fsf.org/wiki/
ChildsPlay http://childsplay.sourceforge.
Dr Geo www.gnu.org/software/dr_geo/dr
Eboard www.bergo.eng.br/eboard
Eqchem www.freehackers.org/~tnagy/eqc
Etoys www.squeakland.org
eXeLearning http://exelearning.org
Freeciv www.freeciv.org
Freemind http://freemind.sourceforge.ne
Freeplane http://freeplane.sourceforge.n
Gcompris http://gcompris.net/-pt-br-
GConjugue www.sourcefiles.org/Miscellane
Gdis http://gdis.sourceforge.net
Genius http://genius.sourceforge.net
Geogebra http://geogebra.org
Geomview www.geomview.org
Geonext http://geonext.uni-bayreuth.de
Ghemical http://directory.fsf.org/wiki/
Glchess https://live.gnome.org/Chess
Glpeces http://tangram-puzzle.sourcefo
GNU Smalltalk http://smalltalk.gnu.org
Gperiodic http://directory.fsf.org/wiki/
Gradel http://gradel.sourceforge.net
Grass Gis http://grass.osgeo.org
Greenfoot www.greenfoot.org
Grinvin www.grinvin.org
Gtans http://gtans.sourceforge.net
Gweled http://gweled.org
Jclic http://clic.xtec.cat
Jfractionlab http://jfractionlab.sourceforg
Jmemorize http://sourceforge.net/project
Kalcul http://directory.fsf.org/wiki/
Kalgebra http://edu.kde.org/kalgebra
Kalzium http://edu.kde.org/kalzium
Kanagram http://kanagram.sourceforge.ne
Katomic http://games.kde.org/game.php?
Kbattleship www.kde.org/applications/games
Kblackbox www.kde.org/applications/games
Kbruch www.kde.org/applications/educa
Kcalc http://utils.kde.org/projects/
Kgeography http://userbase.kde.org/KGeogr
Khangman http://edu.kde.org/khangman
Kig http://edu.kde.org/kig
Klettres www.kde.org/applications/educa
Klines www.kde.org/applications/games
Klogo http://directory.fsf.org/wiki/
Kmahjongg www.kde.org/applications/games
Kmplot http://edu.kde.org/kmplot
Konquest www.kde.org/applications/games
Kstars http://edu.kde.org/kstars
Ktouch http://ktouch.sourceforge.net
Ktuberling www.kde.org/applications/games
Kturtle www.kde.org/applications/educa
Kverbos http://edu.kde.org/kverbos
Kwordquiz www.kde.org/applications/educa
Lincity http://lincity-ng.berlios.de
Ltris http://lgames.sourceforge.net/
Marble http://marble.kde.org
Mathwar http://mathwar.sourceforge.net
Opencity www.opencity.info
Parley www.kde.org/applications/educa
Pysycache www.pysycache.org
Rasmol www.rasmol.org
Rocs http://edu.kde.org/application
Scratch http://scratch.mit.edu
Squeak www.squeak.org
Stellarium www.stellarium.org
Step http://edu.kde.org/step
Tkgeomap www.tkgeomap.org
Tuxmath http://tux4kids.alioth.debian.
TuxMathScrabble www.asymptopia.org/tuxmathscra
Tuxpaint http://tux4kids.alioth.debian.
Tuxtyping http://tux4kids.alioth.debian.
TuxWordSmith www.asymptopia.org/tuxwordsmit
Xaos http://wmi.math.u-szeged.hu/xa
Xboard www.gnu.org/software/xboard
Xmind www.xmind.net
Xrmap http://directory.fsf.org/wiki/
Zorelha http://siaiacad17.univali.br/z
sábado, 16 de fevereiro de 2013
Livros novos em EaD e tecnologias na educação

Dois livros novos trazem trabalhos de pesquisadores do grupo LER. Lançado em 2012, Letramento digital em 15 cliques foi editado pelas pesquisadoras mineiras Ana Elisa Ribeiro e Ana Elisa Novaes. O trabalho contém 15 capítulos com propostas de uso das diversas ferramentas tecnológicas com fins de aprendizagem. O livro EaD em tela: Docências, ensino e ferramentas digitais acaba de ser lançado pela Pontes e foi organizado pelos pesquisadores cearenses Júlio Araújo e Nukácia Araújo a partir de trabalhos apresentados no Colóquio sobre Hipertexto CHIP. Ambos reunem trabalhos de pesquisadores das diversas regiões do país e apresentam um ótimo panorama das questões e refenciais teóricos atuais no campo de pesquisa.
Stephen Downes e o fim do professor

Stephen Downes, respeitado pesquisador canadense, tem adotado posição muito crítica em relação à educação online. Nesta apresentação, preparada para um evento recente na Noruega, Downes vai um pouco além ao propor o fim do professor. Não se trata de uma ideia nova, pois as primeiras formulações sobre a CAI (Computer Assisted Instruction ou Instrução Assistida por Computador) já trazia essa perspectiva, a de que o aluno aprenderia pela interação com a máquina e os programas. Décadas depois, sabemos que isso funciona muito mal para a maioria dos processo de educação e que a mediação humana desempenha papel central no processo. No caso da proposição de Downes, os referenciais são outros, novos, e vale conhecer melhor as proposições do pesquisador -- seja para concordar ou para discordar delas.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
Novo e-book: Educação e tecnologia: parcerias
Vale a pena conferir esse lançamento em CC da linha de pesquisa Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos Educacionais da Universidade Estácio de Sá. Além dos capítulos muito bons sobre temáticas relacionadas à cibercultura e educação, o livro traz um interessante adendo: os textos de apreciação da obra redigidos pelos integrantes do Conselho Científico, cuja leitura é bastante informativa e recomendada. Para baixar o e-book, acesse aqui.
domingo, 27 de janeiro de 2013
Ensino superior: cenários possíveis
Artigo de opinião de articulista do jornal The New York Times está repercutindo bastante nas redes sociais -- mas para quem acompanha a temática não há grandes novidades, a mídia gosta to tema e muita gente gosta de repercutir. Na verdade, todos parecem estar mesmo frisando que tudo precisa mudar na educação simplesmente porque o mundo não para mais de mudar. Deveria ser simples assim.
Artigos do Seminário de Inclusão Digital

Já estão disponíveis para download os artigos completos do Seminário Nacional de Inclusão Digital. Boas leituras!
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
Nova edição do Learning, Media and Technology

O último número do periódico Learning, Media and Technology apresenta estudos de grande interesse. Um artigo relata dificuldades com práticas das TICs na Suécia, quando o uso de planilha tipo excel no ensino de matemática reforçou antigas práticas escolares -- ao contrário de renová-las. Relato da Finlândia -- considerado o país com um dos melhores sistemas educacionais do mundo -- apresenta critérios para uma bem-sucedida implantação da TICs nas escolas. E um relato sobre o uso de novas mídias por jovens e a criaçãio de um senso de comunidade indica, mais uma vez, que há muito tempo importantes processos educacionais e sociais com TICs extrapolaram os muros da escola -- que bom!
domingo, 20 de janeiro de 2013
Eventos de interesse em 2013
Segue a lista de alguns eventos que poderão interessar aos leitores do blog (basta clicar nos títulos para acessar os respectivos sites):
Challenges 2013
VII Seminário Internacional Redes Educativas
V Encontro Nacional da ABEHTE
Segundo Seminário Nacional de ID
Digitália
Hypertext 2013

Challenges 2013
VII Seminário Internacional Redes Educativas
V Encontro Nacional da ABEHTE
Segundo Seminário Nacional de ID
Digitália
Hypertext 2013

Novidades sobre os MOOCs
Artigo curto e bastante informativo do jornal The New York Times abre com um notícia ruim e evolui para diversos outras bem mais positivas sobre os MOOCs nos EUA. A notícia ruim é que esses cursos massivos online tem enfrentado taxas de evasão da ordem de 80% -- o que é realmente muito grave, tendo-se em vista que enorme parte dessas iniciativas possui caráter privado e visa o lucro. As notícias boas: a National Science Foundation irá financiar pesquisas voltadas ao aprimoramento dos MOOCS. Muitas plataformas já estão buscando "inovações", reduzindo drasticamente as vídeo-aulas expositivas (alguém já disse que isso não funciona em boa parte das situações de aprendizagem online?!), criando experiências altamente interativas (segundo o artigo) e ferramentas para a mediação humana de mentores -- espera-se isso tudo de origem, de fato, a novas metodologias e práticas de aprendizagem customizadas para a natureza nova e específica da aprendizagem online em ambientes massivos. A conferir.
Atualizando esse post, reportagem do Estadão apresenta casos de iniciativas autônomas de ensino pela internet e, novamente, aponta a necessidade de interação humana via rede -- aliás, acreditar que a internet irá nos ensinar ainda é um sonho distante quando se trata de aprendizagens complexas. A conferir II.
Atualizando esse post, reportagem do Estadão apresenta casos de iniciativas autônomas de ensino pela internet e, novamente, aponta a necessidade de interação humana via rede -- aliás, acreditar que a internet irá nos ensinar ainda é um sonho distante quando se trata de aprendizagens complexas. A conferir II.
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
Pesquisa sobre a aprendizagem colaborativa mediada por computador
Pesquisadores Paul Kirschner e Gijsbert Erkens, da Universidade Aberta da Holanda, publicaram recentemente um artigo intulado "Towards a Framework for CSCL Research" (Em direção a um referencial teórico para a pesquisa sobre a aprendizagem colaborativa mediada por computador). Os autores partem de uma forte crítica a esse modelo, que para eles não tem conseguido responder às expectativas dos educadores, para propor um referencial baseado em três dimensões: o nível da aprendizagem, a unidade da aprendizagem (individual, coletivo, etc.) e as ações pedagógicas. O artigo está disponível para download gratuito aqui.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
eLearn Center Research Paper Series
O eLearn Center, núcleo de estudos e pesquisas da Universidade Aberta da Catalunha, tem publicado diversos artigos de interesse. No útlimo número do periódico Communication and Learning in the Digital Age (o título e os artigos são mesmo em inglês) destacamos a Introdução e dois artigos: Breaking boundaries in entertainment and learning, particularmente por constituir um grande desafio a ser trabalhados pelos processos de educação formal, e Digital literacies for engagement in emerging online cultures, de autoria de Steve Wheeler, pesquisador britânico com atuação destacada no campo de estudos.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
Número temático da revista TEIAS: Cibercultura, Educação Online & Processos Culturais
A última edição de 2012 da revista Teias (editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ) é um número temático intitulado Cibercultura, Educação Online & Processos Culturais. Trata-se de uma publicação particularmente importante por reunir artigos encomendados pela ocasião dos 20 anos do GT Educação e Comunicação da ANPEd: foram produzidos artigos que analisam a produção do GT nas seguintes áreas temáticas: educação e comunicação, mídias audiovisuais, mídias impressas, cultura digital e educação a distância e educação online.
O número especial, editado pela professora Edméa Santos, traz também artigos nessas temáticas elaborados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, incluindo um artigo de pesquisador do LER intitulado O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica.
O número especial, editado pela professora Edméa Santos, traz também artigos nessas temáticas elaborados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, incluindo um artigo de pesquisador do LER intitulado O problema da implantação das tecnologias digitais nas escolas e as identidades profissionais dos professores: uma análise sócio-histórica.
Assinar:
Postagens (Atom)