Artigo curto e bastante informativo do jornal The New York Times abre com um notícia ruim e evolui para diversos outras bem mais positivas sobre os MOOCs nos EUA. A notícia ruim é que esses cursos massivos online tem enfrentado taxas de evasão da ordem de 80% -- o que é realmente muito grave, tendo-se em vista que enorme parte dessas iniciativas possui caráter privado e visa o lucro. As notícias boas: a National Science Foundation irá financiar pesquisas voltadas ao aprimoramento dos MOOCS. Muitas plataformas já estão buscando "inovações", reduzindo drasticamente as vídeo-aulas expositivas (alguém já disse que isso não funciona em boa parte das situações de aprendizagem online?!), criando experiências altamente interativas (segundo o artigo) e ferramentas para a mediação humana de mentores -- espera-se isso tudo de origem, de fato, a novas metodologias e práticas de aprendizagem customizadas para a natureza nova e específica da aprendizagem online em ambientes massivos. A conferir.
Atualizando esse post, reportagem do Estadão apresenta casos de iniciativas autônomas de ensino pela internet e, novamente, aponta a necessidade de interação humana via rede -- aliás, acreditar que a internet irá nos ensinar ainda é um sonho distante quando se trata de aprendizagens complexas. A conferir II.
Atualizando esse post, reportagem do Estadão apresenta casos de iniciativas autônomas de ensino pela internet e, novamente, aponta a necessidade de interação humana via rede -- aliás, acreditar que a internet irá nos ensinar ainda é um sonho distante quando se trata de aprendizagens complexas. A conferir II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário