quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cinco artigos de destaque em tecnologia educacional



O website EdTechReview utilizou dados do portal Academia e selecionou cinco artigos da área que merecem destaque e valem a leitura. Dois artigos discutem possibilidades e limites dos games e da gamificação na educação, trazendo uma importante visão crítica e uma proposta de metodologia para avaliar e treinar professores nessa área. Outros artigos aprofundam a análise sobre a relação entre ambientes virtuais de aprendizagem e grupos em redes sociais e sugerem caminhos para se aprofundar a investigação sobre a produção de conhecimento no campo da tecnologia educacional. Todos os artigos podem ser lidos, com download gratuito, via academia.com.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Simpósio A Vida Secreta dos Objetos



Será realizada mais uma edição do Simpósio A Vida Secreta dos Objetos focando na temática Ecologia das Mídias. O evento, gratuito, irá acontecer no Rio de Janeiro e em São Paulo. Vale conhecer o trabalho dos conferencistas e acompanhar os debates (há resumos das palestras nos websites do evento).

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Nova edição do IRRODL



Acaba de ser publicada nova edição do The International Review of Research in Open and Distance Learning (IRRODL) da Athabasca University. Há artigos sobre temáticas diversas, incluindo os MOOCs e em particular diversos abordando perspectivas sobre alunos e aprendizagem hoje. 

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Novas edições de periódicos internacionais




Três periódicos de referência na área acabaram de publicar novas edições. O Interactive Learning Environments  trouxe um número temático com foco no aluno aprendiz. O Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning aborda a temática da acessibilidade para alunos especiais na educação online. E o American Journal of Distance Education apresenta uma seleção de artigos apresentados na 30th Annual Conference on Distance Teaching & Learning. 

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Novos livros em educação, tecnologias e letramentos

A editora Routledge traz dois novos lançamento de interesse na área de estudos.  O recém-lançado The Routledge Handbook of Literacy Studies abrange desde os fundamentos teóricos dos estudos sobre letramentos às novas perspectivas digitais incluindo os elementos espaciais e temporais dessas novas práticas comunicativas. Livro editado pelas pesquisadoras Jennifer Rowsell e Kate Pahl. O outro lançamento estará disponível até o final deste ano a intitula-se Education and Technology, livro editado pelos pesquisadores Chris Davies e Rebecca Eynon da Universidade de Oxford, departamento de estudos da Internet. A obra é composta pela reedição de 83 artigos "clássicos" que compõem o multifacetado campo teóricos dos estudos da área nas últimas décadas. Contém textos que cobrem a vasta produção intelectual de Skinner a Pappert e Castells, dentre tantos outros pesquisadores (muitos deles já disponíveis gratuitamente online). Ao que tudo indica, será obra de referência obrigatória.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Nova edição do IRRODL sobre REA



O periódico The International Review of Research in Open and Distance Learning acaba de lançar mais uma edição com todos os conteúdos abertos para leitura e download gratuitos. A edição aborda a temática dos recursos educacionais abertos e traz artigos de autores de diversos países, dentre eles Coréia do Sul, Egito, África do Sul, Turquia, dentre outros. Publicação da Athabasca University, a universidade aberta do Canadá.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Entrevista com George Siemens



Interessados em conhecer melhor o pensamento de George Siemens (um dos principais articuladores da perspectiva teórica do Conectivismo) podem encontrar um bom material em uma entrevista concedidas por ele à Voice Magazine, do Canadá (conteúdo em inglês). Siemens fala sobre o papel das tecnologias digitais e das mídias na educação, sobre o Conectivismo e sobre sua experiência em design de cursos online.
A entrevista foi publicada em duas partes, nos links: umdois

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Publicação gratuita sobre teoria e prática do ensino e da aprendizagem online




A editora Routledge está disponibilizando para download gratuito a publicação intitulada THE THEORY AND PRACTICE OF ONLINE TEACHING AND LEARNING: A GUIDE FOR ACADEMIC PROFESSIONALS
Trata-se de publicação de qualidade, que reúne capítulos de livros já publicados pela editora (há links para os livros originais no documento) e que aborda temas centrais nesse campo de estudos, incluindo princípios básicos do ensino online, recursos abertos,  atividades online e ensino online como "design", dentre outros.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Curso MOOC – Competências Digitais para Professores



A Universidade Aberta de Portugal oferece curso gratuito on-line de interesse de professores e pesquisadores da área.
Informações fornecidas pelos organizadores: No âmbito do projeto europeu Elearning, Communication and Open-data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning (ECO) (http://ecolearning.eu/) apoiado pela Comissão Europeia, em que participam 24 parceiros de vários países europeus, a Universidade Aberta (‪#‎UAb‬), através do seu Laboratório de Educação a Distância e eLearning (‪#‎LEaD‬) disponibiliza a 2ª edição do MOOC – Competências Digitais para Professores (‪#‎ecoimooc15‬).
Este curso online de acesso gratuito e aberto, tem início no próximo dia 27 de abril, com a duração de 6 semanas, terminando a 7 de junho de 2015 e está dividido em três tópicos: 
1 - Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na internet; 
2 - Utilizar ferramentas digitais na sala de aula; 
3 - Promover a aprendizagem colaborativa através de ferramentas digitais.
Para proceder à inscrição no MOOC aceda ao portal: https://portal.ecolearning.eu/
Para informações adicionais, ou ajuda na inscrição no MOOC, contacte: lead@uab.pt ou ecoimooc@uab.pt
Pode também seguir-nos no Twitter: #ecoimooc15

domingo, 5 de abril de 2015

Novas edições temáticas de periódicos internacionais


Acabam de ser publicadas edições temáticas sobre Aprendizagem, Mídias e Tecnologias na área de neurociências e educação, pelo periódico Learning, Media and Technology, e Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem, pelo periódico Interactive Learning Environments.


terça-feira, 31 de março de 2015

Livros e pesquisas sobre letramentos críticos e ativismo online e offline



Uma área que vem recebendo destaque nos meios acadêmicos, a partir também de formulações teóricas do campo da Cibercultura, é a dos letramentos críticos associados aos fenômenos do ativismo e do ciberativismo ou netativismo. Dois livros publicados pela Peter Lang tratam dessa temática: Becoming Activist e Critical Digital Literacies as Social Praxis.
O trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa do professor Massimo Di Felice, da USP, também é uma referência importante. Trata-se de ampliar processos educativos contemporâneos, particularmente aqueles de caráter informal, a partir de experiências e práticas dos novos movimentos sociais online e offline, um novo campo de estudos que sugere novas perguntas e novas articulações entre teoria e prática do aprender e do comunicar-se.

segunda-feira, 16 de março de 2015

VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

VI ENCONTRO NACIONAL DE HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, promovido pela ABEHTE, será realizado este ano na Universidade Federal do Maranhão. Maiores informações abaixo:


sexta-feira, 13 de março de 2015

Eighth International Conference on e-Learning and Innovative Pedagogies

Será realizada em novembro próximo, na Universidade da Califórnia, Campus de Santa Bárbara, a Eighth International Conference on e-Learning and Innovative Pedagogies. Trata-se de evento de caráter interdisciplinar, reunindo pesquisadores de diversos países. Papers baseados em propostas de trabalho aprovadas para a conferência poderão ser submetidos para potencial publicação no periódico Ubiquitous Learning: An International Journal.

Os temas das conferência são:

  • Theme 1: Pedagogies
  • Theme 2: Institutions
  • Theme 3: Technologies
  • Theme 4: Social Transformations
  • 2015 Special Focus: The Future of Education: Advanced Computing, Ubiquitous Learning, and the Knowledge Economy.
  • segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

    Edição temática do Comunicar sobre MOOCs



    Acaba de ser publicada edição temática do periódico espanhol Comunicar sobre MOOCs. Destaque para os artigos intitulados Literatura y práctica: una revisión crítica acerca de los MOOC e ¿Son los MOOC una alternativa de aprendizaje? Os artigos estão disponíveis para download gratuito, em espanhol e em inglês.

    segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

    Nicholas Burbules e educação ubíqua (Burbules and ubiquous education)



    Excelente programa em vídeo com o filósofo e pesquisador norte-americano Nicholas Burbules sobre o conceito de "educação ubíqua" que vem desenvolvendo. Narrado em espanhol, produzido pela UNED.

    quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

    Novas edições de periódicos internacionais


    quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

    Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre




    Já estão disponíveis os anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, que incluem uma diversidade de temas na área de estudos com trabalhos apresentados nas conferências, trabalhos com menção honrosa e outros. Vale conhecer! O evento é promovido pelo grupo Texto Livre, da UFMG.


    segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

    Artigo importante sobre MOOCs no Computers & Education



    O periódico Computers & Education, um dos mais renomados na nossa área, publicou recentemente artigo intitulado Instructional quality of Massive Open Online Courses (MOOCs). O artigo avaliou, aleatoriamente, a qualidade instrucional de 76 cursos oferecidos na modalidade MOOC -- e a maioria deles apresentou baixa qualidade em termos de princípios do design instrucional, apesar de apresentarem boa qualidade na organização e a apresentação dos materiais. O artigo concluiu que a qualidade desses cursos é baixa.

    quinta-feira, 27 de novembro de 2014

    Seminário do programa TIDD da PUC-SP


    Importante seminário de pesquisa do Programa de Estudos Pós Graduados em Tecnologias da  Inteligência e Design Digital da PUC-SP indicando as possibilidades e áreas de construção de projetos de pesquisa interdisciplinares entre tecnologias digitais, comunicação e educação. O evento será transmitido ao vivo pela internet.


    quarta-feira, 26 de novembro de 2014

    Conferência Challenges em Portugal




    Já está disponível a chamada de trabalhos para o Challenges 2015, IX Conferência Internacional de TIC na Educação. O evento celebra os 30 anos do projeto Minerva em Portugal e centra-se na oportuna temática dos paradigmas emergentes da educação atual. Mais detalhes no site no evento.

    quarta-feira, 12 de novembro de 2014

    Seminários de destaque em 2015



    Acontecerá em junho de 2014 o VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Os Movimentos Sociais e a Educação, organizado pelo Proped/UERJ, programa nota 7 na avaliação da CAPES, e outras entidades da área. Trabalhos podem ser submetidos até 13 de abril de 2015. Uma palestra que merece destaque é a do professor Antonio Quinta, da UAB de Portugal, que irá abordar a Teoria Ator Rede e o Conectivismo. Mais informações no site do evento.

    Outros eventos de destaque em 2015, ambos nos Estados Unidos, são o Digital Media and Learning Conference 2015 Equity By Design, promovido por pesquisadores que atuam na convergência das áreas de pesquisa de novos letramentos e multiculturalismo, e o Technology, Knowledge & Society, conferência de caráter interdisciplinar sediada em Berkeley, Califórnia, associada a uma comunidade de pesquisadores e a um periódico nas áreas temáticas.

    terça-feira, 11 de novembro de 2014

    Livro de Roberto Aparici (UNED) em português



    Foi lançado recentemente, pela editora Paulinas, o livro Educomunicação para além do 2.0, editado pelo professor e pesquisador Roberto Aparici, da UNED (a universidade aberta da Espanha). Aparici possui laços acadêmicos com o Brasil e a América do Sul e o livro contém trabalhos de diversos pesquisadores da Espanha, América Latina e Brasil (capítulos de Arlindo Machado e Marco Silva).

    Segue a sinopse do livro no site das Paulinas: "O livro, Educomunicação, para além do 2.0, é o resultado de um trabalho coletivo organizado pelo professor Roberto Aparici, cujo objetivo é estabelecer um diálogo com os leitores, a fim de que este seja o início de contribuições, discussões e debates sobre a educomunicação, no contexto da cultura digital, para além do 2.0. 
    Atualmente as formas da cultura popular estão ligadas às redes sociais, à participação, aos videogames, aos vídeos no YouTube, e paradoxalmente nas salas de aula permanecem os modelos educativos tradicionais herdados da sociedade industrial. A educomunicação nos oferece uma filosofia e uma prática da educação e da comunicação baseadas no diálogo, na participação e na autogestão, exigindo não somente o uso das tecnologias, bem como uma mudança de atitude e de concepções pedagógicas e comunicativas. 
    O livro está organizado em três partes temáticas assim distribuídas: "Pioneiros", que traz textos de Daniel Prieto Castillo (Argentina) e Mario Kaplún (Uruguai); a segunda unidade desenvolve o tema da "Interdiscursividade e transdiscursividade na educomunicação", com artigos de Jorge Huergo (Argentina), Delia Crovi Druetta (México), Ismar de Oliveira Soares (Brasil) e Agustín García Matilla (Espanha) e, finalmente, "Educomunicação digital", com contribuições de María Teresa Quiroz Velasco (Peru), Guillermo Orozco Gómez (México), Carlos Eduardo Valderrama (Colômbia) e Alfonso Gutiérrez Martín, José Antonio Cabelas Barroso, Carlos A. Scolari, Joan Ferrés i Prats, Roberto Aparici e Sara Osuna."

    segunda-feira, 3 de novembro de 2014

    segunda-feira, 20 de outubro de 2014

    Novo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações

    A editora do SENAC acaba de lançar o ótimo livro E-Infocomunicação | Estratégias E Aplicações
    O livro é resultado de parceria entre pesquisadores brasileiros (da USP) e portugueses (das universidades do Porto e de Aveiro).

    Vejam o sumário da obra:
    PREFÁCIO, 9
    A sociedade da informação, as ciências da comunicação e da informação e a comunidade científica 
    Moisés de Lemos Martins 
    APRESENTAÇÃO, 15 
    Infocomunicação: avanços, trilhas e conquistas luso-brasileiras 
    Brasilina Passarelli, Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 

    PARTE 1 - NOVOS PARADIGMAS: TRANSIÇÕES E FUNDAMENTOS, 23 
    Complexidade e informacionalismo: as contribuições de 
    Edgar Morin e Manuel Castells, 25 
    Helena Santos 
    As ciências da comunicação e da informação: casos e desafios de 
    uma interdisciplina, 49 
    Armando Malheiro da Silva e Fernando Ramos 
    Identidade conceitual e cruzamentos disciplinares, 79 
    Brasilina Passarelli, Fernanda Ribeiro, Lídia Oliveira e Óscar Mealha 

    PARTE 2 - MANIFESTAÇÕES E EMERGÊNCIAS, 123 
    Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento, 125 
    Jussara Borges 
    Literacias digitais e educação: relato de uma experiência de integração das TICs em escolas públicas de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo, Brasil, 145 
    Rodrigo Botelho-Francisco 
    Informação e comunicação em plataformas digitais: novos desafios para o 
    sistema prisional português, 169 
    Daniela Graça e Lídia Oliveira 
    Literacias digitais dos cursistas do programa Redefor-USP: construção de 
    um percurso multimetodológico de investigação, 201 
    Antonio Helio Junqueira 
    Rede de Projetos: uma experiência de exercício de autonomia e de cidadania 
    em rede - do acesso ao engajamento, 227 
    Drica Guzzi 
    Conexões sem fio à internet, mobilidade urbana e convergência digital: 
    estudo de caso nos telecentros do AcessaSP, 249 
    Antonio Helio Junqueira, Brasilina Passarelli e Drica Guzzi 
    Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: os desafios 
    do gênero documentário, 269 
    Teresa Gouveia 
    A difusão da web social: o caso dos vídeos musicais, 291 
    João Pedro da Costa e Rui Raposo 
    A adoção de media sociais como estratégias comunicacionais por museus: 
    aplicações e tendências, 329 
    Joana Carvalho e Rui Raposo 
    Artefatos tangíveis e adaptáveis (ATAs) no ambiente doméstico, 349 
    Mário Jorge Rodrigues Martins Vairinhos 

    quinta-feira, 16 de outubro de 2014

    Livro gratuito de Neil Selwyn



    Está disponível na plataforma de compartilhamento Scribd um ótimo livro do professor e pesquisador Neil Selwyn que trata das escolas diante da cultura digital. A obra intitula-se School and Schooling in the Digital Age (algo como Escolas e Educação na Era Digital) e foi publicada na Inglaterra em 2011. O professor Selwyn destaca-se por sua visão crítica do fenômeno das TICs na educação e é uma referência na área de estudos, atuando no London Knowledge Lab, da Universidade de Londres.




    University of London, UK.