segunda-feira, 22 de julho de 2013

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Novos livros/New books



Há diversos livros novos em áreas bem diversas do campo de pesquisa mas que, cada um a seu modo, nos fornecem indicativos de importantes questões correntes que têm atraído a atenção de pesquisadores da área.

Lev Manovich acaba de lançar Software Takes Command (International Texts in Critical Media Aesthetics). Outro lançamento para breve é a segunda edição do Critical Digital Studies: A Reader (Digital Futures), dos pesquisadores Arthur Kroker e Marilouise Kroker

No Brasil, Jamil Marques, Rafael Sampaio e Camilo Aggio, lançaram Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil, que pode ser baixado gratuitamente através do repositório institucional da UFBA.

Em área de estudos próxima, a Sulina lançará em breve @Internet e a Rua, de Fábio Malini e Henrique Antoun. A conferir! 


There are several new books in very different areas of the field of research but which, each in its own way, indicate important current issues that have attracted the attention of researchers.

Lev Manovich has launched Software Takes Command (International Texts in Critical Media Aesthetics). Another release for short is the second edition of Critical Digital Studies: A Reader (Digital Futures), by researchers Arthur Kroker and Kroker Marilouise.

In Brazil, Jamil Marques, Rafael Sampaio and Camilo Aggio launched
Do Clique à Urna: Internet, Redes Sociais e Eleições no Brasil, which can be downloaded for free through the institutional repository of UFBa.
 

Sulina will launch soon @ Internet e a Rua, by Fabio Malini and Henrique Antoun. Check it out!

Nova edição do IRRODL/New IRRODL edition



A nova edição do IRRODL -- The International Review of Research in Open and Distance Learning -- traz um longo editorial em que Terry Anderson despede-se do cargo de editor do periódico após um notável período de 10 anos em que inseriu o IRRODL no rol das referências obrigatórias no campo de estudos, tendo o privilégio de oferecer todos os artigos para livre leitura e download. Na edição atual, destaque para um review detalhado das pesquisas sobre os MOOCs nos últimos anos, além de outros artigos de temáticas variadas que certamente merecem nossa atenção.
The new edition of IRRODL - The International Review of Research in Open and Distance Learning - brings a long editorial in which Terry Anderson says goodbye to the position of editor of the journal after a remarkable 10-year period in which his work inserted the IRRODL in the list of references required in our field of studies. He also make it possible for the journal to offer all articles free of cost for downloading. In the current issue, a comprehensive review of the research on MOOCs in recent years, and other articles of various themes, certainly deserve our attention.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Painel sobre Seymour Papert/Seymour Papert Panel



Recente painel da IDC 2013 resgatou diversos aspectos do impacto da obra de Seymour Papert, particularmente no aspecto da interação da crianças com o computador. Diversos materiais em inglês podem ser acessados nesta página, inclusive vídeos a transcrição das falas de alguns participantes do painel, formado por Edith Ackermann (MIT/Harvard), Mitchel Resnick (MIT), Uri Wilensky (Northwestern University), Mike Eisenberg (University of Colorado) e Allison Druin (University of Maryland). No Brasil, a editora Artmed lançou há alguns anos versão revisada e atualizada do livro A Máquina das Crianças, de Papert.

IDC 2013 hosted a panel on  Seymour Papert's research impact on child-computer interaction. Various panel materials are now available on this page, including presentation transcripts and related videos from some of the panel participantes which included Edith Ackermann (MIT/Harvard), Mitchel Resnick (MIT), Uri Wilensky (Northwestern University), Mike Eisenberg (University of Colorado) e Allison Druin (University of Maryland).

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestações e redes pelo Brasil

Marco Toledo Bastos, pos-doutorando na USP, acaba de divulgar novo levantamento de hashtags e tags que mostra a dinâmica de trocas via Twitter nos últimos dias que podem estar mudando a história do país. Como de todo o resto, pesquisadores tentam compreender melhor o papel desempenhando pelas redes sociais virtuais no fenômeno.

Vlog postado por Alex Primo também procura contribuir com algumas reflexões: As manifestações de uma multidão pós-moderna.

E o grupo GEC-UFBA convida para debate nesta 5a feira, com transmissão de aúdio ao vivo. Participarão André Lemos, Ségio Amadeu, Neson Pretto, dentre outros.

domingo, 23 de junho de 2013

COMPOS e GT Cibercultura

Como acontece já há muitos anos, o GT Cibercultura da COMPÓS reúne trabalhos de ótima qualidade acadêmica e que abordam diversas temáticas da Cibercultura.  Cliquei aqui pra acessar os trabalhos selecionados neste ano.

Compós 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cartografia das controvérsias - "O povão no twitter"


Rede de Rts contendo a palavra "tarifa" no Twitter, coletados entre 17h às 23h50.

Trabalho muito importante e interessante do pesquisador Fábio Malini (UFES, LABIC), que apresentou pesquisa semelhante na última reunião COMPOS. Vale destacar a técnica -- "plotagem da rede de RTS (republicações de tweets) usando o layout Yafan HU"-- e a capacidade de mapeamento em curtíssimo tempo para se obter uma radiografia das trocas em rede com resultados bastante objetivos, inclusive com os pontos centrais. Foram mapeados os 10 mais, indicando novos atores nas redes.
O trabalho possui a cooperação da professora Raquel Recuero e do professor Marco Toledo.

Artigos sobre mídias sociais



A editora Routledge está disponibilizando gratuitamente uma série de artigos recentes sobre mídias sociais. Confiram aqui.


quarta-feira, 12 de junho de 2013

A USP e os MOOCs



A Universidade de São Paulo, em parceria com diversas universidades internacionais, começa a alavancar o Veduca, seu mais novo espaço virtual de aprendizagem na concepção MOOC.  Por enquanto há poucos cursos originados na USP disponíveis, mas a perspectiva é de um forte crescimento em breve. A propósito, o termo MOOC tem sido usado indistintamente por diversas instituições com os mais diversos interesses. Para quem quer saber um pouco mais sobre o termo, este breve artigo, em inglês, contém uma ótima apresentação. É interessante notar as origens do termo, indicando, de fato, o caráter originalmente aberto desses espaços de aprendizagem, o que nem sempre tem ocorrido mais recentemente.

Jon Dron também acaba de publicar um artigo que vale a pena ser lindo aqui.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Digital Culture & Education



Acaba de ser publicada a edição comemorativa dos cinco anos de atividades do periódico Digital Culture & Education que tem entre os editores Donna Alverman, Gunther Kress e Kevin Leander. Além do importante editorial, essa edição traz artigos que procuram estabelecer uma perspectiva crítica em relação às práticas sociais e aprendizagem relacionadas às redes sociais, em particular o Facebook. Os artigos são abertos, livres para download.

domingo, 2 de junho de 2013

Software livre, linguagem, tecnologia na UFMG


Icon One

Começam amanhã as atividades do X Evidosol/VII Ciltec-online (X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online) na UFMG. Acesso clicando aqui e aqui.

Jaiza Helena Moisés Fernandes, pesquisadora do LER, irá apresentar o trabalho Software livre Gcompris no currículo escolar: educação lúdica e interativa no ensino infantil e fundamental.

Perspectiva crítica aos REA

Blog do grupo de pesquisa TICPE – Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais - do  Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) - traz a tradução de um artigo importante do pesquisador PhD Jeremy Knox, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sobre os Recursos Educacionais Abertos. Segue o resumo publicado pelo TICPE: Neste artigo, Knox revê a literatura acerca de Recursos Educacionais Abertos, introduzindo cinco críticas ao movimento: (1) há uma subteorização de “abertura”; adotando os conceitos de liberdade positiva e liberdade negativa, o autor sugere uma desatenção à teorização consistente acerca da prática da aprendizagem auto-direcionada; (2) o movimento engloba tanto a defesa quanto a rejeição, simultaneamente, da autoridade institucional; Knox mostra como a literatura endossa as reputações de instituições estabelecidas enquanto reivindica sua liberação com relação às mesmas; (3) o papel da pedagogia é limitado; o autor discute como o movimento se alinha à subteorização do modelo de educação centrado no aluno; (4) REA se baseia em pressupostos humanistas acerca da auto-direção e autonomia; e (5) há um alinhamento com as demandas do capital, Knox propõe uma interpretação foucaultiana da subjetividade, que oferece perspectivas alternativas às noções de poder e emancipação no discurso do movimento. O autor sugere que essas críticas podem compor um quadro para o desenvolvimento de uma área acadêmica de teorização rigorosa. Clique aqui para ver o material completo.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo número do Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning


Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning

Acaba de ser publicado novo número do periódico Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, editado pela tradicional Open University britânica. Há artigos de grande interesse, que tratam das razões pelas quais alunos procuram compartilhar conteúdos; a viabilidade de livros didáticos digitais em países em desenvolvimento a partir de um estudo em Gana; e a relaçõa entre imediato feedback e engajamento dos alunos no curso, dentre outros.

terça-feira, 28 de maio de 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A qualidade da aprendizagem nos MOOCs

Stephen Downes, um dos pensadores mais profícuos no campo da educação online, apresenta alguns elementos para que se possa pensar sobre a qualidade da aprendizagem dos MOOCS, ressaltado a importância do processo em detriemento do foco no produto final e as consequências no desenvolvimento dos cursos nessa modalidade.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Pierre Lévy e mudanças culturais via Scoop.it!



Pierre Lévy está fazendo a curadoria de uma página na interface Scoop.it! em que apresenta conteúdos diversos relacionados à cibercultura onde aponta para a ruptura paradigmática do fenômeno como uma mudança cultural -- e não apenas como uma "modernização" tecnológica.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Nova edição do Learning, Media and Technology


Learning, Media and Technology

O novo número do periódico Learning, Media and Technology traz uma edição especial sobre mídia participativa e pedagogia e foi co-editada por Ernest Morrell, professor baseado em Nova York e que tem se especializado em temáticas de novos letramentos e mídias nos EUA mas que dialoga com práticas culturais diversas dos imigrantes espalhados pelo país. Há diversos artigos que abordam temáticas emergentes, como mensagens de texto, mobilidade, mapeamento visual, dentre outros.

terça-feira, 7 de maio de 2013

A crise na educação superior


current issue of MIT Technology Review

Artigo de título provocativo e análise relativamente aprofundada escrito por Nicholas Carr, autor do livro The Shallows: What the Internet Is Doing to Our Brains, para a revista do MIT (MIT Technology Review). A propósito, vale muito à pena acompanhar e vasculhar os arquivos dessa revista, incluse os tópicos MultimídiaDiscussões. Há também uma versão da revista em português, mas parece que ainda encontra-se em desenvolvimento.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Aspectos sociais da aprendizagem colaborativa mediada por computador

Grupo de pesquisadores da Universidade Aberta da Holanda publica excelente artigo destacando um referencial teórico sobre os aspectos sociais da aprendizagem colaborativa mediada por computador, destacando os conceitos de sociabilidade, presença social e espaço social. O artigo pode ser baixado gratuitamente. Detalhes da referência:

Social Aspects of CSCL Environments: A Research
Framework
Karel Kreijns
a
, Paul A. Kirschner
b
& Marjan Vermeulen
c
Scientific Centre for Teacher Research, Open University of The Netherlands
b
Centre for Learning Sciences and Technologies, Open University of The Netherlands
c
KPC Holding , The Netherlands
d
Teacher University, Open University of The Netherlands
Published online: 30 Apr 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Novo livro de Neil Selwyn


The Politics of Education and Technology

Aqueles que acompanham a perspectiva crítica e comprometida do pesquisador britânico Neil Selwyn na área da informática na educação não devem perder seu novo lançamento, programado para o mês de setembro. Trata-se do livro The Politics of Education and Technology, uma linha de estudos de perspectiva sociológica que chegou a ganhar algum corpo nos anos 2000 e que anda um pouco esquecida mais recentemente. Vale conferir.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

LIFE-UFC inicia atividades de formação


LIFE-mini-logo

Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE-UFC), projeto ligado ao LER e apoiado pela CAPES, inicia atividades de formação na próxima semana. Mais informações no portal da UFC.