domingo, 2 de junho de 2013

Perspectiva crítica aos REA

Blog do grupo de pesquisa TICPE – Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais - do  Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) - traz a tradução de um artigo importante do pesquisador PhD Jeremy Knox, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sobre os Recursos Educacionais Abertos. Segue o resumo publicado pelo TICPE: Neste artigo, Knox revê a literatura acerca de Recursos Educacionais Abertos, introduzindo cinco críticas ao movimento: (1) há uma subteorização de “abertura”; adotando os conceitos de liberdade positiva e liberdade negativa, o autor sugere uma desatenção à teorização consistente acerca da prática da aprendizagem auto-direcionada; (2) o movimento engloba tanto a defesa quanto a rejeição, simultaneamente, da autoridade institucional; Knox mostra como a literatura endossa as reputações de instituições estabelecidas enquanto reivindica sua liberação com relação às mesmas; (3) o papel da pedagogia é limitado; o autor discute como o movimento se alinha à subteorização do modelo de educação centrado no aluno; (4) REA se baseia em pressupostos humanistas acerca da auto-direção e autonomia; e (5) há um alinhamento com as demandas do capital, Knox propõe uma interpretação foucaultiana da subjetividade, que oferece perspectivas alternativas às noções de poder e emancipação no discurso do movimento. O autor sugere que essas críticas podem compor um quadro para o desenvolvimento de uma área acadêmica de teorização rigorosa. Clique aqui para ver o material completo.

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