Blog do grupo de pesquisa TICPE – Tecnologias da Informação e da Comunicação nos Processos Educacionais - do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) - traz a tradução de um artigo importante do pesquisador PhD Jeremy Knox, da Universidade de Edimburgo, na Escócia, sobre os Recursos Educacionais Abertos. Segue o resumo publicado pelo TICPE: Neste artigo, Knox revê a literatura acerca de Recursos Educacionais
Abertos, introduzindo cinco críticas ao movimento: (1) há uma
subteorização de “abertura”; adotando os conceitos de liberdade positiva
e liberdade negativa, o autor sugere uma desatenção à teorização
consistente acerca da prática da aprendizagem auto-direcionada; (2) o
movimento engloba tanto a defesa quanto a rejeição, simultaneamente, da
autoridade institucional; Knox mostra como a literatura endossa as
reputações de instituições estabelecidas enquanto reivindica sua
liberação com relação às mesmas; (3) o papel da pedagogia é limitado; o
autor discute como o movimento se alinha à subteorização do modelo de
educação centrado no aluno; (4) REA se baseia em pressupostos humanistas
acerca da auto-direção e autonomia; e (5) há um alinhamento com as
demandas do capital, Knox propõe uma interpretação foucaultiana da
subjetividade, que oferece perspectivas alternativas às noções de poder e
emancipação no discurso do movimento. O autor sugere que essas críticas
podem compor um quadro para o desenvolvimento de uma área acadêmica de
teorização rigorosa. Clique aqui para ver o material completo.
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