domingo, 21 de abril de 2013

Estudo em larga escala sobre laptops educacionais


International Journal of Education and Development using ICT

Artigo publicado na última edição do International Journal of Education and Development using ICT traz um artigo de pesquisadores norte-americanos, malásios e turcos sobre uma base de dados que cadastrou e analisou experiências com laptops educacionais em diversas regiões do planeta. As principais conclusões do estudo indicam que os modelos XO e Classmate dominam as iniciativas de larga escala; o desenvolvimento profissional, quando ocorreu, foi desenvolvido localmente por fornecedores dos equipamentos; e o financiamento inicial do projetos em geral sofreu descontinuidade ao longo do tempo. A nova edição traz outros artigos de interesse, inclusive um texto de autoria de pesquisadores iranianos, italianos, australianos, dentre outros.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Ética hacker e educação

O conceito de "ética hacker" tem ganho algum destaque recentemente graças ao que parece ser uma estratégia de alguns educadores para chamar a atenção para as mudanças em curso em alguns escolas e a longa jornada que está por vir a partir das mudança paradigmáticas da Cibercultura e de sua crítica. Para aqueles ainda pouco familiarizados com esse debate, vale a pena assistir à apresentação do professor Nelson Pretto, da UFBa, durante o Segundo Seminário Nacional de Inclusõa Digital, SENID (a fala dele começa a partir do minuto 9, no segundo vídeo). A propósito, no primeiro vídeo pode-se assistir a uma justa homenagem à pioneira professora Léa Fagundes (UFRGS), que tanto tem contribuído para o avanço da educação no país.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Novidades em Informática na Educação na Europa


Informatics Europe logo

A organização não governamental Informatics Europe, integrada por pesquisadores e profissionais da área de diversos países europeus, acaba de lançar seu relatório técnico que contém um diagnóstico sobre as ações de informática na educação do continente e as recomendações para ações estratégicas no futuro. Enquanto o relatório avaliou positivamente os esforços relacionados à introdução da informática nas atividades de ensino formal (professores utilizando computadores e internet para ensinar), os autores do documento criticaram fortemente a falta de ensino de computação aos alunos da educação básica e recomendaram que esforços nesse sentido sejam desenvolvidos para a ampliação e consolidação dessa linha de formação. A proposta é interessante e remonta aos primórdios da área, quando alunos frequentavma aulas de programação de computadores. Essa prática foi abandonada em parte devido ao grande crescimento das interfaces amigáveis ao longo dos anos 80 e 90, retirando do usuário a tarefa de programar e posicionando-o como um usuário. Hoje, porém, tendo em vista a crescente manipulação dos grandes conglomerados (mineração de dados, códigos fechados, buscas direcionadas, etc), surge a necessidade de fornecer ferramentas para alavancar a autonomia e o senso crítico dos usuários -- ou seja, eles precisam saber fazer, ter conhecimentos mais aprofundados para separarem o "joio do trigo" e desempenharem uma ação mais protagonizadora nas redes.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

MOOCs abertos e software gratuito para correção de provas



As universidades norte-americanas Harvard e MIT lançaram um novo MOOC em código aberto chamado EDX que disponibilizará, dentre outras, uma ferramenta gratuita para correção automatizada de provas segundo notícia do jornal The New York Times. Ainda há poucos detalhes sobre a acurácia e outras qualidades do sistema, mas uma funcionaldiade chama a atenção -- o sistema irá permitir que o aluno refaça um teste para melhorar sua nota, o que pode ser um bom caminho para gerar aprendizagem, em particular para os alunos menos motivados. Por falar em MOOCs, os sistemas tradicionais dessa modalidade, lançados principalmente por universidades norte-americanas e conglomerados privados, têm sido criticados recentemente por seu caráter extremamente fechado, o que contradiz com a natureza aberta da web, como analisado neste artigo a partir de analises de professor da Open University britânica.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Software livre com fins educacionais

Paulo Francisco Slomp, pesquisador da UFRGS, compilou uma rica e importante lista de software livre com fins educacionais que compartilhamos aqui:

Alice www.alice.org

Asymptopia www.asymptopia.org

Blinken www.kde.org/applications/education/blinken

Bluej www.bluej.org

Calligra Flow www.calligra.org/flow

Cantor www.kde.org/applications/education/cantor

Celestia www.shatters.net/celestia

Chemtool http://directory.fsf.org/wiki/Chemtool

ChildsPlay http://childsplay.sourceforge.net

Dr Geo www.gnu.org/software/dr_geo/dr_geo.html

Eboard www.bergo.eng.br/eboard

Eqchem www.freehackers.org/~tnagy/eqchem.html

Etoys www.squeakland.org

eXeLearning http://exelearning.org

Freeciv www.freeciv.org

Freemind http://freemind.sourceforge.net/wiki

Freeplane http://freeplane.sourceforge.net

Gcompris http://gcompris.net/-pt-br-

GConjugue www.sourcefiles.org/Miscellaneous/gconjugue-0.6.tar.gz.shtml

Gdis http://gdis.sourceforge.net

Genius http://genius.sourceforge.net

Geogebra http://geogebra.org

Geomview www.geomview.org

Geonext http://geonext.uni-bayreuth.de

Ghemical http://directory.fsf.org/wiki/Ghemical

Glchess https://live.gnome.org/Chess

Glpeces http://tangram-puzzle.sourceforge.net

GNU Smalltalk http://smalltalk.gnu.org

Gperiodic http://directory.fsf.org/wiki/GPeriodic

Gradel http://gradel.sourceforge.net

Grass Gis http://grass.osgeo.org

Greenfoot www.greenfoot.org

Grinvin www.grinvin.org

Gtans http://gtans.sourceforge.net

Gweled http://gweled.org

Jclic http://clic.xtec.cat

Jfractionlab http://jfractionlab.sourceforge.net

Jmemorize http://sourceforge.net/projects/jmemorize

Kalcul http://directory.fsf.org/wiki/Kalcul

Kalgebra http://edu.kde.org/kalgebra

Kalzium http://edu.kde.org/kalzium

Kanagram http://kanagram.sourceforge.net

Katomic http://games.kde.org/game.php?game=katomic

Kbattleship www.kde.org/applications/games/navalbattle

Kblackbox www.kde.org/applications/games/kblackbox

Kbruch www.kde.org/applications/education/kbruch

Kcalc http://utils.kde.org/projects/kcalc

Kgeography http://userbase.kde.org/KGeography

Khangman http://edu.kde.org/khangman

Kig http://edu.kde.org/kig

Klettres www.kde.org/applications/education/klettres

Klines www.kde.org/applications/games/klines

Klogo http://directory.fsf.org/wiki/KLogo-Turtle

Kmahjongg www.kde.org/applications/games/kmahjongg

Kmplot http://edu.kde.org/kmplot

Konquest www.kde.org/applications/games/konquest

Kstars http://edu.kde.org/kstars

Ktouch http://ktouch.sourceforge.net

Ktuberling www.kde.org/applications/games/ktuberling

Kturtle www.kde.org/applications/education/kturtle

Kverbos http://edu.kde.org/kverbos

Kwordquiz www.kde.org/applications/education/kwordquiz

Lincity http://lincity-ng.berlios.de

Ltris http://lgames.sourceforge.net/index.php?project=LTris

Marble http://marble.kde.org

Mathwar http://mathwar.sourceforge.net

Opencity www.opencity.info

Parley www.kde.org/applications/education/parley

Pysycache www.pysycache.org

Rasmol www.rasmol.org

Rocs http://edu.kde.org/applications/mathematics/rocs

Scratch http://scratch.mit.edu

Squeak www.squeak.org

Stellarium www.stellarium.org

Step http://edu.kde.org/step

Tkgeomap www.tkgeomap.org

Tuxmath http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxmath.php

TuxMathScrabble www.asymptopia.org/tuxmathscrabble

Tuxpaint http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxpaint.php

Tuxtyping http://tux4kids.alioth.debian.org/tuxtyping.php

TuxWordSmith www.asymptopia.org/tuxwordsmith

Xaos http://wmi.math.u-szeged.hu/xaos

Xboard www.gnu.org/software/xboard

Xmind www.xmind.net

Xrmap http://directory.fsf.org/wiki/Xrmap

Zorelha http://siaiacad17.univali.br/zorelha

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Livros novos em EaD e tecnologias na educação


EaD EM TELA: DOCÊNCIA, ENSINO E FERRAMENTAS DIGITAIS


Letramento Digital Em 15 Cliques

Dois livros novos trazem trabalhos de pesquisadores do grupo LER.  Lançado em 2012, Letramento digital em 15 cliques foi editado pelas pesquisadoras mineiras Ana Elisa Ribeiro e Ana Elisa Novaes. O trabalho contém 15 capítulos com propostas de uso das diversas ferramentas tecnológicas com fins de aprendizagem. O livro EaD em tela: Docências, ensino e ferramentas digitais acaba de ser lançado pela Pontes e foi organizado pelos pesquisadores cearenses Júlio Araújo e Nukácia Araújo a partir de trabalhos apresentados no Colóquio sobre Hipertexto CHIP. Ambos reunem trabalhos de pesquisadores das diversas regiões do país e apresentam um ótimo panorama das questões e refenciais teóricos atuais no campo de pesquisa.


Stephen Downes e o fim do professor


Stephen Downes

Stephen Downes, respeitado pesquisador canadense, tem adotado posição muito crítica em relação à educação online. Nesta apresentação, preparada para um evento recente na Noruega, Downes vai um pouco além ao propor o fim do professor. Não se trata de uma ideia nova, pois as primeiras formulações sobre a CAI (Computer Assisted Instruction ou Instrução Assistida por Computador) já trazia essa perspectiva, a de que o aluno aprenderia pela interação com a máquina e os programas. Décadas depois, sabemos que isso funciona muito mal para a maioria dos processo de educação e que a mediação humana desempenha papel central no processo. No caso da proposição de Downes, os referenciais são outros, novos, e vale conhecer melhor as proposições do pesquisador -- seja para concordar ou para discordar delas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Novo e-book: Educação e tecnologia: parcerias


capa_ebook_pequena


Vale a pena conferir esse lançamento em CC da linha de pesquisa Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação em Processos Educacionais da Universidade Estácio de Sá. Além dos capítulos muito bons sobre temáticas relacionadas à cibercultura e educação, o livro traz um interessante adendo: os textos de apreciação da obra redigidos pelos integrantes do Conselho Científico, cuja leitura é bastante informativa e recomendada. Para baixar o e-book, acesse aqui.