quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Congresso on-line sobre educação a distância e software livre promovido pela Fale/UFMG abre inscrições para coordenadores de mesa de trabalhos até 7/10


Professores do ensino superior e estudantes de pós-graduação que têm interesse por temas como educação a distância, software livre e vivência acadêmica poderão se inscrever para atuar como coordenadores de mesas de trabalho desta edição do UEaDSL (Universidade, Educação a Distância e Software Livre), evento on-line e gratuito promovido pela Faculdade de Letras, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG.
Os coordenadores têm o papel de estimular o debate entre os participantes do congresso, além de emitir um parecer sobre o aprimoramento dos trabalhos que comporão a sua mesa, antes da semana de realização do evento, de 26 a 30 de novembro.
As inscrições devem ser feitas até o dia 7/10, pelo formulário disponível no site do grupo Texto Livre, responsável pela organização do UEaDSL. Será concedido certificado de participação para aqueles que desempenharem a função.
Para auxiliar os coordenadores de mesa e os professores envolvidos nesta edição , a coordenação do evento ofertará um curso, autoinstrucional e com 15 horas de duração, sobre a proposta do congresso, seus objetivos, sugestões de como aproveitar as tarefas do congresso como atividades letivas e outras orientações e informações.

Informações: ueadsl.sec@textolivre.pro.br.   (Texto de divulgação do evento)


terça-feira, 18 de setembro de 2018

Novo livro LA OTRA EDUCACIÓN. PEDAGOGÍAS CRÍTICAS PARA EL SIGLO XXI

Acaba de ser lançado o livro LA OTRA EDUCACIÓN. PEDAGOGÍAS CRÍTICAS PARA EL SIGLO XXI. A obra traz uma coletânea de artigos de pesquisadores alinhados com a chamada "Pedagogia Crítica e foi organizado em três tópicos temáticos: 
PEDAGOGÍAS CRÍTICAS Y EMPODERAMIENTO, 
LOS MEDIOS EN LA EDUCACIÓN Y LA EDUCACIÓN EN LOS MEDIOS, 
EXPERIENCIAS SOBRE LA PEDAGOGÍA DEL HACER
e um Epílogo (Manifesto por uma Pedagógia Crítica) escrito por Henry Giroux.

O sumário e o capítulo introdutório estão disponibilizados gratuitamente no site da UNED. 
Os fundos arrecadados com a venda do livro são destinados a um fundo que salva vidas de imigrantes, que escapam de conflitos bélicos, na região do Mediterrâneo.

No capítulo introdutório da obra, os autores afirmam que: "Las tecnologías digitales contemporáneas están lejos de ser herramientas neutrales para la comunicación. Junto con los actores humanos, las tecnologías co-crean nuestras vidas sociales y materiales, y proporcionan un espacio muy necesario para la acción. En palabras de Henry Giroux, «no es suficiente para leer críticamente la cultura. No es suficiente decir: Sabemos cómo leer los medios de comunicación digitales. La gente tiene la capacidad de leer los medios digitales, seguramente, pero también tienen que ser capaces de producirlos medios digitales» (Giroux y Jandrić, 2015). En la era de las redes digitales, el mensaje de la pedagogía crítica es tan importante como siempre y, al igual que en los tiempos de Paulo Freire, la primera y la estrategia más importante es el desarrollo de la alfabetización digital". 

E complementam: "Hoy la alfabetización implica una acción expandida, un conocimiento multimedia y digital, que nos permita reivindicar las voces particulares de cada ciudadano y ciudadana. La alfabetización (digital) facilita el ejercicio crítico de la ciudadanía ante el marco socioeconómico dominante, convirtiéndose igualmente en un ejercicio de activismo que debería sobreponerse al peligroso carácter instrumentalista que se quiere hacer del propio concepto de alfabetismo digital". 

Exemplos de experiências digitais críticas citadas pelos autores incluem: Wikiversity [https://www.wikiversity.org]; Biblioteca Pública: Memoria del Mundo https://www.memoryoftheworld.org]; Youcoop [http://www.youcoop.org].




segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Fórum da Internet no Brasil será na UFG em novembro

A 8ª edição do Fórum da Internet no Brasil está com inscrições abertas. O evento, promovido anualmente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, será realizado de 4 a 7 de novembro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia (GO), e contará com 27 workshops que abordarão temas como privacidade e proteção de dados, evolução da governança da Internet, liberdade de expressão, cibersegurança, inclusão digital, mercado de trabalho, Internet e jurisdição, mulheres na governança, entre outros. Os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente. A lista completa com os workshops selecionados já pode ser acessada também. (Com informações do BaixaCultura)

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Periódico italiano Digicult e artigo sobre affordances das mídias sociais

O periódico italiano Digicult - Scientific Journal on Digital Cultures publica artigos de áreas diversas da temática em língua inglesa e italiana. O site direciona também para a revista TechnoNews, que traz artigos curtos informativos sobre assuntos diversos da área.
Na edição atual, destaque para o artigo “Don't Break Those Norms.” WhatsApp Socio-Technical Practices in Light of Contextual Integrity and Technology Affordances, do pesquisador Pasquale Pellegrino. O artigo aborda diversos aspectos teóricos das mídias sociais, discutindo particularmente quatro affordances (persistência, aplicabilidade, escalabilidade e mecanismos de busca) do referido APP e dessas mídias no contexto de agência dos usuários. 


quarta-feira, 12 de setembro de 2018

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Perspectiva feminista da edtech nos 25 anos da ALT

A apresentação do trabalho de Frances Bell e Catherine Cronin  na conferência dos 25 anos da ALT criticou "o prevalente caráter machista e sexista" do setor de tecnologias digitais e destacou, ao resumir os temas mais frequentes no período, a Aprendizagem Ativa, a Aprendizagem Aberta e a Aprendizagem Social. Ao abordarem as duas primeiras, as pesquisadoras o fizeram através de suas próprias trajetórias pessoais e profissionais na área e solicitaram a contribuição, em tempo real dos participantes, para que pudessem construir uma "memória mais humanizada" dos caminhos trilhados por tais conceitos desde 1984. Mais detalhes da apresentação nas imagens - há um link para acesso dos materiais da pesquisa e da apresentação.








segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Destaques do Congresso anual da ALT


O programa do congresso anual da ALT deste ano traz uma trilha temática intitulada Critical Perspectives in Learning Technology, marcadas em azul. Destaque para a palestra da socióloga e professora Tressie McMillan Cottom, da Virginia Commonwealth University, sobre desigualdade e sociedade digital . Ao longo do programa há apresentações marcadas com o ícone do Youtube, indicando transmissão ao vivo por streaming de vídeo. Destaque também para a apresentação, nesta terça-feira, do trabalho A personal, feminist and critical retrospective of Learning (and) Technology, 1994-2018 de Frances Bell e Catherine Cronin e, no dia 13, para o trabalho What lies beneath: Reflections on a community consultation and ethnographic research on the implications of the use of technology for teaching practices, de Lawrie Phipps e Donna M Lanclos.



25 anos da Lista de Discussão da ALT e Congresso Anual

O pesquisador britânico Martin Weller , da Open University, acaba de concluir uma série de 27 posts, em seu blog, sobre os 25 anos da Lista de Discussão da ALT em que detalha e analisa temáticas, tendências e questões que marcaram o período no campo das tecnologias digitais e educação. Vale muito ler e compartilhar o trabalho do pesquisador. 

A propósito, a conferência anual da ALT inicia-se amanhã e possibilita a participação remota com live streaming, etc.