terça-feira, 25 de outubro de 2016

Publicada nova edição da Revista Educação a Distância, da Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA)


A terceira edição (volume 37, 2016) da Revista Educação a Distância, organizada pela Associação Australiana de Aprendizagem Aberta e a Distância (ODLLA Inc.), acaba de ser lançada pela editora Taylor & Francis. A publicação apresenta pesquisas e materiais acadêmicos nas áreas da aprendizagem aberta, flexível, EaD e, nesta última edição de 2016, traz problemáticas atuais sobre a relação entre aprendizagem e tecnologias digitais.

No editorial da publicação, Dr. Som Naidu (professor da Universidade de Monash em Melbourne, Austrália, e professor visitante da Universidade Normal de Beijing, China) sugere aos autores que pensem criticamente e pesquisem com detalhes sobre o "status quo" dos assuntos que pretendem trabalhar, para que falhas como as apresentadas no artigo "Sandcastle Competitions", de Jon Baggaley (presente na mesma revista) sejam questionadas e evitadas.

Nessa pesquisa, Baggaley examina três relatórios sobre aprendizagem a distância e revela que dois deles não tiveram a participação de pesquisadores do tema, tampouco de tecnologia educacional de forma mais ampla. Naidu atenta para a importância do debate desses relatórios com a academia, visto que podem orientar práticas e políticas públicas sobre o assunto.

Naidu ainda contribui em dois outros artigos da revista. O primeiro faz um mapeamento de títulos e resumos de 515 artigos publicados ao longo de 35 dos 37 anos de publicações da Revista Educação a Distância. Com o uso da ferramenta LeximancerTM foi possível identificar e agrupar, em sete categorias de cinco anos cada, os temas que foram tendência ao longo desse período. No segundo artigo, Naidu retrata artigos selecionados sobre a EaD na China.

Além desses, a revista traz artigos que abordam temas como a dinâmica em um fórum de discussão da plataforma MOOC (Massive Open Online Courses); a aprendizagem de línguas no contexto a distância; a presença e a formação do professor; indicadores de desempenho e diversos outros assuntos que tangenciam o campo da aprendizagem on-line. 

A Revista Educação a Distância é publicada em maio, agosto e novembro de cada ano. A próxima edição especial já possui tema definido e abordará os temas da Presença Social e Identidade na Aprendizagem Online (volume 38/2, 2017). Confira os links abertos dessa edição no site: http://www.tandfonline.com/toc/cdie20/current

(texto de Jefferson Cavalcante)

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Revista HOLOS publica artigo sobre Processos Formativos e Mídia Ninja


Foi publicado recentemente o quarto volume da Revista HOLOS, de 2016, editada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O HOLOS é um periódico online que preza pela interdisciplinaridade das temáticas abordadas. Dentre os trabalhos publicados neste volume, destaca-se o artigo sobre os  Processos Formativos de um Mídia Ninja e as Novas Narrativas do Ativismo no Contexto da Cibercultura, de autoria da doutoranda Tatiana Paz e das mestrandas Carolina Sales e Neila Santos, sob a orientação do professor Eduardo Junqueira, todos integrantes do grupo de pesquisas LER/CNPq. O artigo buscou compreender como se estruturam os processos formativos de um integrante do Mídia NINJA (MN) e suas relações com o ativismo no contexto da cibercultura.



quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pesquisa sobre gamificação e formação docente

Recentemente a pesquisadora Mércia Figueiredo, integrante do grupo de pesquisa LER/CNPq, concluiu sua formação de mestre pela Universidade Federal do Ceará, quando apresentou a dissertação intitulada Gamificação e formação docente. Análise de uma vivência critico-reflexiva dos professores. Em breve o trabalho estará disponível para leitura e download através do banco de teses e dissertações da universidade. Segue abaixo um resumo sobre o estudo.




Tem-se como objetivo desta pesquisa analisar de que maneira uma formação docente em gamificação é vivenciada por um grupo de professes-formadores da Escola Municipal de Formação e Avaliação de Caucaia – EMFA, na Região Metropolitana de Fortaleza – RMF. Essa formação, conduzida pela própria pesquisadora, envolveu processos de diálogo, interação, estudo bibliográfico e diversão através de atividades gamificadas, games e dinâmicas e propôs, para sua conclusão, que os participantes formassem grupos e desenvolvessem uma atividade gamificada. O estudo buscou estabelecer um diálogo entre a fundamentação teórica sobre formação docente e gamificação através da própria experiência relatada, apresentando como os professores-formadores participaram, perceberam e criaram atividades gamificadas, evidenciando como a associação entre gamificação e educação potencializa a mobilização dos saberes docentes em sua inter-relacionabilidade. O trabalho se dedica a trazer concepções teóricas em torno de formação docente continuada no contexto da contemporaneidade, ao mesmo tempo em que identifica abordagens e leituras variadas em torno do que é gamificação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, que contou com a participação de 07 professores-formadores das áreas de Letras e Pedagogia de ambos os sexos. Como a pesquisadora conduziu a formação ao mesmo tempo em que a analisou, o processo de análise levou em consideração a intersubjetividade do processo formativo e de pesquisa, utilizando-se de técnicas como entrevistas semiestruturadas, observação participante e coleta de dados audiovisuais, sonoros e notas de campo. Ao fim se pode constatar, dentre outros pontos importantes, que há uma promissora possibilidade de convergência gamificação e teoria de formação, dado que em ambas (a partir do referencial de formação trabalhado) é dada uma importância a relação entre teoria e prática a partir do estímulo a interação, ao diálogo e de uma consideração a subjetividade de quem participa; que a gamificação fortalece procedimentos pedagógicos como o planejamento, demandando dos professores-formadores que mobilizarem saberes docentes de categorias diversas e que a gamificação vem ao encontro dos saberes docentes para colaborar em seu aprimoramento e melhor relação com um mundo marcado pelo tecnológico e pelo eletrônico, ainda que não precise trabalhar com dispositivos tecnológicos. Para além dessas observações, também se realizou observações específicas a forma com que cada um dos participantes lidou, respondeu e aplicou a formação, assim como observações específicas sobre cada uma das 03 atividades gamificadas que foram apresentadas ao final.


segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Novo livro sobre EaD

Acaba de ser lançado pela editora da Universidade Federal do Mato Grosso o livro intitulado Educação a Distância. Interação entre Sujeitos, Plataformas e Recursos. Editado pelos professores pesquisadores Cristiano Maciel, Katia M. Alonso e Maria Cristina Paniago, o volume traz um capítulo de autoria dos integrantes do grupo LER de pesquisa intitulado A trajetória ocular durante a aprendizagem online: o uso do eye tracking para investigar percursos de navegação virtual na Educação a Distância, baseado em estudo financiado pelo CNPq. A obra se divide em três partes: Tecnologias, recursos e seus usos; Interação, plataformas e formação; e Perspectivas sobre o trabalho docente e discente. O livro foi lançado pelos organizadores durante o XVIII ENDIPE (foto), realizado em Cuiabá na semana passada.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Edição temática do Nordic Journal of Digital Literacy sobre interdisciplinaridade

Nordic Journal of Digital Literacy lançou número especial temático sobre interdisciplinaridade no campo de estudos dos novos letramentos. Destaque para os artigos de Colin Lankshear e Michele Knobel e de Neil Selwyn. Acesso aberto e download gratuito.




terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Problemas de pesquisa e anais de evento de tecnologias comunicacionais contemporâneas

Foram publicados os anais da III Jornada de Pesquisas sobre Tecnologias Comunicacionais Contemporâneas, quando pesquisadores de todo o país foram convidados a apresentar problemas e dilemas de pesquisas em desenvolvimento na área. O evento ganha destaque especial frente aos grandes desafios de pesquisa na área que lidam com objetos fluidos e emergentes, colocando assim novos desafios teóricos e metodológicos. Os anais trazem apenas os resumos dos trabalhos, mas alguns autores incluíram tópicos interessantes, tais como o problema de pesquisa, os impasses vividos na pesquisa e a filiação teórica do estudo. Vale muito conhecer os trabalhos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Nova edição da revista A Rede


Já está circulando a mais recente edição da revista A Rede em que são abordadas diversas temáticas da área, como educação a distância, recursos educacionais abertos, tecnologia wiki, dentre outros.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Nova edição da revista Teknokultura


revista Teknokultura, editada pela Universidade Complutense de Madrid, acaba de lançar nova edição com artigos de interesse no campo da cibercultura, incluindo três artigos sobre aspectos do fenômeno na América Latina.