sexta-feira, 31 de agosto de 2012
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Nova edição do The Electronic Journal of e-Learning
A edição de agosto do The Electronic Journal of e-Learning é um número temático sobre e-Learning baseado em trabalhos apresentados durante a Brighton ECEL Conference, realizada na Grã-Bretanha em 2011. Segundo os editores, as artigos contemplam estudos de caso sobre inovações e mudanças ocorridas no campo da educação a partir de diferentes perspectivas de aprendizagem informal, além de contemplarem aspectos "sociais" das experiências relatadas. Os artigos podem ser baixados gratuitamente.
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Cola virtual/real
Certa polêmica foi deflagrada por artigo do jornal norte-americano Chronicle of Higher Education sobre a "cola"/plágio entre alunos matriculados nos MOOCs, repercutindo na blogosfera com defensores e críticos de tal perspectiva. Nesse artigo, em inglês, é apresentado um dado de pesquisa empírica que afirma haver índices semelhantes de cola no ensino presencial e no ensino online. Hoje já existem diversas ferramentas que permitem mapear essa prática.
O problema do plágio parece não estar relacionado apenas à índole moral do aluno, o que seria muito simplista, mas denuncia, muitas vezes, uma real dificuldade de apredizagem do aluno e, ainda, formas anacrônicas de avaliação da aprendizagem. Culpar a modalidade de ensino online seria muita ingenuidade...
O problema do plágio parece não estar relacionado apenas à índole moral do aluno, o que seria muito simplista, mas denuncia, muitas vezes, uma real dificuldade de apredizagem do aluno e, ainda, formas anacrônicas de avaliação da aprendizagem. Culpar a modalidade de ensino online seria muita ingenuidade...
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Fonte: Shutterstock.com |
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Nova edição do British Journal of Educational Technology
O British Journal of Educational Technology traz uma edição temática sobre social networking e mobile learning. Confiram a lista de artigos:
- Online people tagging: Social (mobile) network(ing) services and work-based learning (pages 711–725)John Cook and Norbert PachlerArticle first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01346.x
- Facebook as a learning tool? A case study on the appropriation of social network sites from mobile phones in developing countries (pages 726–738)Christoph Pimmer, Sebastian Linxen and Urs Gröhbiel
Article first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01351.x
-
Article first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01358.x
- Why (and how) do teachers engage in social networks? An exploratory study of professional use of Facebook and its implications for lifelong learning (pages 754–769)Maria Ranieri, Stefania Manca and Antonio Fini
Article first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01356.x
- Mobile practices in everyday life: Popular digital technologies and schooling revisited (pages 770–782)Guy MerchantArticle first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01352.x
- Tweeting for learning: A critical analysis of research on microblogging in education published in 2008–2011 (pages 783–801)Fei Gao, Tian Luo and Ke ZhangArticle first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01357.x
- Museum learning via social and mobile technologies: (How) can online interactions enhance the visitor experience? (pages 802–819)Koula Charitonos, Canan Blake, Eileen Scanlon and Ann JonesArticle first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01360.x
- The five central psychological challenges facing effective mobile learning (pages 820–832)Melody M. Terras and Judith RamsayArticle first published online: 24 AUG 2012 | DOI: 10.1111/j.1467-8535.2012.01362.x
Novo livro e slides sobre Networked Learning
Lee Rainie é diretor do Pew Research Center's Internet & American Life Project, uma instituição sem fins lucrativos que agrega esforçocs para produzir novos conhecimentos sobre educação e internet. Rainie é co-autor de um livro recém lançado, intitulado Networked: The New Social Operating System (algo como, Conectado: O novo sistema operacional social). Parte das ideias apresentadas no livro podem ser encontradas nesse arquivo powerpoint, trabalho apresentado por ele na The Free Learning 2.0 Conference. A apresentação começa com questões bastante pernitentes e complexas sobre a natureza e o futuro do conhecimento, seguida de diversos dados estatísticos, e progride apresentando ideias muito provocativas sobre a temática.
Slides
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Nova edição do American Journal of Distance Education
Já está disponível a mais recente edição do American Journal of Distance Education, editado por Michael Moore.
Segue a lista dos artigos publicados:
Editorial
Michael Grahame Moore
Pages: 141-142
DOI: 10.1080/08923647.2012.705773
Articles
Exploring Student Perceptions of Audiovisual Feedback via Screencasting in Online Courses
Kathleen Mathieson
Pages: 143-156
DOI: 10.1080/08923647.2012.689166
Effects of Online Mentoring in Computer-Supported Collaborative Learning Environments: Mentor Presence and Cognitive Engagement
Helga Dorner
Pages: 157-171
DOI: 10.1080/08923647.2012.692265
Using Blackboard and Skype for Mentoring Beginning Teachers
Young Suk Hwang & Konstantinos Vrongistinos
Pages: 172-179
DOI: 10.1080/08923647.2012.697019
Leadership in Distance Education: Qualities and Qualifications Sought by Higher Education Institutions
John Nworie, Noela Haughton & Stephanie Oprandi
Pages: 180-199
DOI: 10.1080/08923647.2012.696396
Interview
Speaking Personally—With Marcie Boucouvalas
Nancy Pyrini
Pages: 200-207
DOI: 10.1080/08923647.2012.698947
Book Review
Ubiquitous Learning: Strategies for Pedagogy, Course Design, and Technology Terry T. Kidd and Irene Chen
Lin Muilenburg
Pages: 208-211
DOI: 10.1080/08923647.2012.644460
Segue a lista dos artigos publicados:
American Journal of Distance Education, Vol. 26, No. 3, 01 Jul 2012
is now available on
Taylor & Francis Online.
This new issue contains the following articles:
Editorial This new issue contains the following articles:
Editorial
Michael Grahame Moore
Pages: 141-142
DOI: 10.1080/08923647.2012.705773
Articles
Exploring Student Perceptions of Audiovisual Feedback via Screencasting in Online Courses
Kathleen Mathieson
Pages: 143-156
DOI: 10.1080/08923647.2012.689166
Effects of Online Mentoring in Computer-Supported Collaborative Learning Environments: Mentor Presence and Cognitive Engagement
Helga Dorner
Pages: 157-171
DOI: 10.1080/08923647.2012.692265
Using Blackboard and Skype for Mentoring Beginning Teachers
Young Suk Hwang & Konstantinos Vrongistinos
Pages: 172-179
DOI: 10.1080/08923647.2012.697019
Leadership in Distance Education: Qualities and Qualifications Sought by Higher Education Institutions
John Nworie, Noela Haughton & Stephanie Oprandi
Pages: 180-199
DOI: 10.1080/08923647.2012.696396
Interview
Speaking Personally—With Marcie Boucouvalas
Nancy Pyrini
Pages: 200-207
DOI: 10.1080/08923647.2012.698947
Book Review
Ubiquitous Learning: Strategies for Pedagogy, Course Design, and Technology Terry T. Kidd and Irene Chen
Lin Muilenburg
Pages: 208-211
DOI: 10.1080/08923647.2012.644460
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Nova edição da Presença Pedagógica
Na mais recente edição da revista, uma entrevista com o pesquisador Marco Silva muito bem conduzida pelas colegas Carla Coscarelli e Ana Elisa Ribeiro. É leitura particularmente recomendável porque Silva detalha algumas proposições contidas em seu livro mais importante - Sala de Aula Interativa - e destrincha conceitualmente a relação ensino/tecnologias digitais/interatividade. A revista traz ainda uma reportagem sobre educomunicação e uma resenha crítica de Eduardo Junqueira sobre o livro Educação e Tecnologias: reflexão, inovação e práticas, além de outros diversos conteúdos de qualidade.


O MOOC mecânico...
Na linha do "sempre pode piorar", o jornal The New Tork Times noticia um novo MOOC baseado em inteligência de sistemas automizados que irá agregar informações de recursos abertos, disponibilizados na rede, para a montagem de um novo curso sobre linguagem de programacão de computadores. É o MOOC mecânico. Repete-se o mesmo erro dos primórdios da informática educativa das décadas de 70 e 80, quando imaginava-se que sistemas computacionais interativos ditos inteligentes poderiam mediar a aprendizagem diretamente com os alunos, de forma customizada e individualizada. Hoje sabe-se que isso não funciona. O MOOC mecânico parece representar esse mesmo equívoco.
Sociabilidades em Rede
Novo número temático da revista Contracampo, da UFF, traz trabalhos da área de cibercultura com foco nas (novas) sociabilidades em rede. Vale conferir.
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Diversos cursos gratuitos da FGV
A Fundação Getúlio Vargas integra o OCW Constortium, Open Courseware Consortium (um dos diretores é brasileiro, da UNISUL) e está oferecendo cursos de temáticas diversas, com curta direção, online e gratuitos. Vale conferir. Quem cursar pode postar comentários com suas opiniões sobre os cursos aqui no blog!


segunda-feira, 20 de agosto de 2012
I Encontro Capixaba de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais
A atual diretoria da ABEHTE está agora baseada na UFES e já desencadeou algumas ações que irão contribuir significativamente para a expansão da entidade. Destaque para a proposta de livro digital editado e para o encontro regional, que contará com a presença do ex-presidente Luiz Fernando Gomes e de outros convidados. Interessante também a parceira com o LingNet, que possui destacada atuação no nosso campo de pesquisas.


sexta-feira, 17 de agosto de 2012
A Vida Secreta dos Objetos
Já estão disponíveis no Youtube os vídeos completos das palestras e mesas do simpósio, ocorrido no início do mês no Rio de Janeiro, inclusive a fala de abertura de Bruno Latour.
Nova edição de Rethinking Pedagogy for a Digital Age
A edição revista e ampliada já está disponível na Amazon mas, infelizmente, somente na versão impressa.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
O MOOC monstruoso...
Uma iniciativa bastante provocativa, com participação de George Siemens, está em curso sob um título mais ou menos assim: A Marcha dos MOOCS: Monstruosos Cursos Abertos Online (The March of the MOOCs: Monstrous Open Online Courses, no original). Inclui um artigo-base para discussão, fórum e um curso online (já em conclusão), hospeados na página do periódico Hybrid Pedagogy. Uma das discussões que merecem bastante atenção é o dilema entre a facilidade de se criar estruturas digitais para a distribuição massiva de conteúdos e a dificuldade em constituir essa experiência em verdadeiros processos de aprendizagem -- a necessidde de relacionamento e trocas significativas para transformar esses conteúdos em aprendizagem se impõe e desafia essas tais estruturas de distribuição massiva de conteúdos.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Defesa da dissertação de Carla Sousa Braga
Participaram da banca as professoras Edméa Oliveira dos Santos (UERJ) e Vládia Maria Cabral Borges (UFC). Contamos, ainda, com a presença de professores e alunos da UFC, além dos familiares da Carla, que defendeu -- e teve aprovada! -- a dissertação intitulada "Uso do material didático hipermidiático pelo aluno: análise de uma experiência em educação a distância semipresencial". Foi uma manhã de muitas trocas e aprendizagens para todos nós, quando as professoras da banca puderam contribuir com seus novos olhares, suas indagações e sugestões com vistas à publicação dos resultados da pesquisa. A dissertação integra a linha de pesquisa Navegação Hipermodal e Aprendizagem do LER.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Coursera em debate
Importante debate sobe o Coursera aberto pelo consultor Tony Bates a partir de uma palestra/vídeo TED de uma das fundadoras da plataforma dos MOOCs, a professora de Ciência da Computação de Stanford Dapfne Koller. Vale muito a pena conferir. O debate centra-se principalemente na dicotomia entre o AVA como um produto tecnológico para gerenciar o enorme número de alunos participantes e as mídias utilizadas, de um lado, e a essência do ato educativo contemporâneo, de outro. Uma pena que ainda exista aí uma dicotomia tão forte.
sábado, 4 de agosto de 2012
Notícias de Assange
Tristes dias de Julian Assange, fundador do site Wikileaks, segundo relato de sua mãe como publicado no portal UOL via BBC. Um dia a história lhe fará justiça. Essas injustiças revelam, mais uma vez, como grande parte da população vive a cibercultura sem, de fato, entendê-la. Em outras palavras, vivem como consumidores passivos, quando poderiam viver como protagonistas criativos...
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
Novo livro de Castells
O sociólogo catalão Manuel Castells irá lançar novo livro intitulado Redes de Indignação e Esperança, somente em castelhano por enquanto. O título é bastante significativo e é importante notar como para alguns autores muito conhecidos por teorizarem as redes, a internet, os fluxos de comunicação virtual nesse momento ajustam seu foco de análise para as ações coletivas e para o significado e o potencial dessas ações "virtuais" para o mundo "concreto". Parece uma nova busca de sentido diante do desgaste das teorizações com foco meramente nos aspectos tecnológicos/comunicacaionais muito alardeados pela indústria do ramo. O website Outras Palavras acaba de traduzir uma longa entrevista com o autor, realizada recentemente. Vale conferir!
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Aprendizagem em rede
Um infográfico bacana que apresenta alguns aspectos chave da aprendizagem em rede (Connected Learning ou Networked Learning). Importante notar o papel central da produção inovadora de conteúdos, prática ainda incipiente nas redes -- há hoje muito compartilhamento e cópia, mas nova produção é uma desafio a ser enfrentado, principalmente pelos educadores. O problema só não é pior porque na rede há escala de produção, o que significa que 1% de conteúdo original (periódicos científicos abertos, por exemplo) já é algo bastante significativo.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Conferências de interesse
Para pesquisadores e interessados nas temáticas do LER, seguem alguns eventos científicos importantes que se realizarão nos próximos meses (é sempre recomendável verificar aqueles que terão transmissão via web):
3ª Conferência Luso-Brasileira sobre Acesso Aberto
Fórum Internacional Software Livre
A Vida Secreta dos Objetos
1st Moodle research Conference
MODE Multimodal Methodologies
E essa, que acaba de ser encerrada, vale conhecer:
CATaC 2012
sábado, 23 de junho de 2012
Recursos educacionais abertos
Experiência ainda incipiente fora do eixo Europa-Estados Unidos, os recursos educacionais abertos (OER no original em inglês) começam a ganhar algum destaque nos países em desenvolvimento. É o que demonstra publicação recente, para download gratuito, sobre o tema. A obra traz relato de uma pesquisadora brasileira, mas ainda se orienta fortemente pelos paradigmas das experiências dos chamados países desenvolvidos. De toda forma, vale muito a leitura porque transforma princípios há muito consolidados no campo da cibercultura em prática real no campo educacional.
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Moodle
Para quem já trabalha com a plataforma Moodle ou para quem aidna não a conhece, esse blog contém diversos weblinks com informações muito úteis. Considero o Moodle uma plataforma preciosa, dado seu caráter aberto e comunitário. Além disso, as ferramentas para o professor/tutor são poderosas, permitindo acompanhameno detalhado das ações dos alunos no AVA.
terça-feira, 12 de junho de 2012
segunda-feira, 11 de junho de 2012
O curso de Stanford e a avaliação pelos pares
Dando continuidade ao curso aberto do Coursera da Universidade de Stanford. Foi concluído o ciclo da primeira atividade e apresento alguns comentários, em particualr sobre a sistemática de avaliação, fortemente baseada no sistema de avaliação pelos pares (aluno avalia aluno, neste caso). Como se tratou da primeira experiência desse tipo para todos os participantes, houve muitas dificuldades, em particular sobre a compreensão da sistemática da avaliação. Os fóruns receberam diversos comentários com dúvidas dos alunos e muitas foram respondidas pelo staff, como pode ser visto neste recorte:
Antes da avaliação, o aluno foi obrigado a realizar um treinamento sobre a sistemática. Foram oferecidos pelo menos quatro protótipos de atividades que deveriam ser avaliadas obrigatoriamente pelo aluno para se qualificar a avaliar atividades reais dos colegas de curso, o que também é obrigatório. O problema é que isso era um estágio obrigatório para navegar por outras áreas do site e tal informação não estava muito clara pra os usuários. O aluno deveria apenas continuar realizando o treinamento, sem saber muito bem o que iria acontecer em seguida e qual a direção dessa atividade. Esse treinamento incluia avaliação quantiativa (rankings de notas para número de atividades/ítens realizados/completos) e qualitativa (avaliar a qualidade de uma resposta, se continha elementos inovadores ou não, se continha elementos explicativos de um conceito, associado a um ranking de notas de 0 a 3). No meu caso, fiz 4 avaliações nesse treinametno e ao final surgiu uma tela com meu resultado, informando que eu podeira passar a realizar avaliações reais de meus colegas.
Em seguida, fui obrigado a avaliar quatro colegas. Em seguida uma tela surgiu solicitando que eu voluntáriamente fizesse mais avaliações. Declinei do convite. Em seguida abriu-se a tela de auto-avaliação, que realizei. Dois dias depois tive acesso à minha nota final. Foi interessante notar que minha auto-avaliação resultou em nota idêntica à avaliação dos colegas. Vejam um dos itens em que as duas notas foram as mesmas, abaixo:
Sobre o curso, percebo que tem proposta pedagógica e um formato dos conteúdos e mídias bastante "tradicional". Sinto, também, que possui um padrão de qualidade bastante aceitável, em linha com o que imagino serem cursos de graduação da Stanford (e bem próximo de minhas experiências como aluno de duas universidades norte-americanas). O staff informa que o site está em constante desenvolvimento e aprimoramenteo ao longo do curso. Os fóruns têm tido boa movimentação, com o surgimento de diversas comunidades baseadas em temas de interesse e em localização geográfica. O tempo nos dirá mais sobre os pontos fortes e os pontos a serem aprimorados dessa inovadora experiência.
Antes da avaliação, o aluno foi obrigado a realizar um treinamento sobre a sistemática. Foram oferecidos pelo menos quatro protótipos de atividades que deveriam ser avaliadas obrigatoriamente pelo aluno para se qualificar a avaliar atividades reais dos colegas de curso, o que também é obrigatório. O problema é que isso era um estágio obrigatório para navegar por outras áreas do site e tal informação não estava muito clara pra os usuários. O aluno deveria apenas continuar realizando o treinamento, sem saber muito bem o que iria acontecer em seguida e qual a direção dessa atividade. Esse treinamento incluia avaliação quantiativa (rankings de notas para número de atividades/ítens realizados/completos) e qualitativa (avaliar a qualidade de uma resposta, se continha elementos inovadores ou não, se continha elementos explicativos de um conceito, associado a um ranking de notas de 0 a 3). No meu caso, fiz 4 avaliações nesse treinametno e ao final surgiu uma tela com meu resultado, informando que eu podeira passar a realizar avaliações reais de meus colegas.
Em seguida, fui obrigado a avaliar quatro colegas. Em seguida uma tela surgiu solicitando que eu voluntáriamente fizesse mais avaliações. Declinei do convite. Em seguida abriu-se a tela de auto-avaliação, que realizei. Dois dias depois tive acesso à minha nota final. Foi interessante notar que minha auto-avaliação resultou em nota idêntica à avaliação dos colegas. Vejam um dos itens em que as duas notas foram as mesmas, abaixo:
Sobre o curso, percebo que tem proposta pedagógica e um formato dos conteúdos e mídias bastante "tradicional". Sinto, também, que possui um padrão de qualidade bastante aceitável, em linha com o que imagino serem cursos de graduação da Stanford (e bem próximo de minhas experiências como aluno de duas universidades norte-americanas). O staff informa que o site está em constante desenvolvimento e aprimoramenteo ao longo do curso. Os fóruns têm tido boa movimentação, com o surgimento de diversas comunidades baseadas em temas de interesse e em localização geográfica. O tempo nos dirá mais sobre os pontos fortes e os pontos a serem aprimorados dessa inovadora experiência.
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