Encontra-se disponível o livro La Vida en Redes, resultante de seminário realizado pelo Centro Interdisciplinario de Estudios
Avanzados (CIEA) de la Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) na Argentina sobre Análise de Redes Sociais (ARS) com artigos que utilizam esse arcabouço metodológico para investigar manifestações e temas variados nas redes sociais.
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
terça-feira, 27 de agosto de 2019
GitHub Classroom lança integração com AVAs populares
O portal/comunidade GitHub, que pertence à Microsoft, lançou recentemente a integração automática da área educacional da interface, chamada GitHub Classroom, com AVAs que têm se tornado muito populares, como Google Classroom, Moodle, Canvas e D2L Brightspace (o Blackboard poderá aderir em breve). O GitHub é um dos maiores portais para o desenvolvimento compartilhado de projetos na área da computação e busca fomentar a criação e o desenvolvimento de desenvolvedores de novos projetos.
A razão anunciada para a integração é que, dessa forma, conteúdos e práticas do ensino de ciências da computação (programação, em particular) hospedados pela comunidade de desenvolvedores no GitHub poderão chegar de forma mais fácil e direta às escolas que utilizam os AVAs parceiros, difundindo e ampliando o ensino da computação.
O GitHub Classroom permite que professores utilizem o fluxo de trabalho do GitHub em sala de aula, criando links das tarefas com o código inicial a ser desenvolvido.
A razão anunciada para a integração é que, dessa forma, conteúdos e práticas do ensino de ciências da computação (programação, em particular) hospedados pela comunidade de desenvolvedores no GitHub poderão chegar de forma mais fácil e direta às escolas que utilizam os AVAs parceiros, difundindo e ampliando o ensino da computação.
O GitHub Classroom permite que professores utilizem o fluxo de trabalho do GitHub em sala de aula, criando links das tarefas com o código inicial a ser desenvolvido.
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Estudo sobre empresa privada de materiais didáticos demonstra falta de foco na qualidade da aprendizagem no ensino superior
A principal revista da
AERA, a associação norte-americana de pesquisa em educação, acaba
de publicar um artigo intitulado Pedagogy and Profit? Efforts to Develop and Sell Digital Courseware Products for Higher Education (Pedagogia e Lucro? Esforços para desenvolver e vender produtos de material didático digital para o ensino superior) de Matthew Regele, da Xavier University.
Trata-se "de relato de 15 meses de estudo etnográfico [com 117 entrevistas sobre a EduTech] com dados para examinar os
esforços de uma organização para desenvolver e vender material
didático para uso no ensino
superior. Os dados sugerem que os membros da organização
interpretam o acesso educacional e o desenvolvimento de produtos, o suporte educacional e esforços de vendas de forma consistente com os objetivos de lucro, o que pode promover
maior acesso a diplomas, mas afetar negativamente a aprendizagem e exacerbar as
diferenças de qualidade entre instituições".
Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se: "Examinando os esforços de uma organização para melhorar os resultados educacionais e econômicos em nível individual - ao mesmo tempo gerando lucro - por meio do desenvolvimento e a venda de produtos didáticos digitais, este estudo demonstra como as preocupações com o lucro e a compreensão limitada da pedagogia podem gerar materiais e ferramentas de aprendizagem consistentes com o foco na obtenção do diploma -- ao invés da qualidade da aprendizagem -- como característica preponderante no ensino superior
Marcadores:
AERA,
AERJ,
aprendizagem,
conteúdos digitais educacionais,
courseware,
credencialismo,
credentialism,
ead,
EduTech,
ensino superior,
higher education,
learning materials,
material didiatico,
setor privado
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
Descolonizar as tecnologias em debate
O pessoal do coletivo BaixaCultura publicou uma entrevista-bate-papo e alguns materiais de estudos muitos bons sobre a temática da descolonização das tecnologias, ou seja, outras epistemologias foram da tradição eurocêntrica que nos permitem analisar e refletir sobre tecnologias digitais e sociedade hoje -- no caso o material parte de ideias do ativista africano Frantz Fanon e amplia para autores mais contemporâneos.
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Dossiê temático sobre Democracia Digital
Acaba de ser publicado dossiê temático sobre Democracia Digital pela revista Esferas. Segundo os editores do novo número, "abordagens que envolvem campanhas eleitorais, mobilizações políticas, ativismo, transparência, metodologias de pesquisa, participação e inteligência artificial são alguns dos temas que atravessam o conjunto de textos deste dossiê".
sexta-feira, 16 de agosto de 2019
Nova edição do Computers & Education
Acaba de ser publicada nova edição do Computers & Education trazendo artigos inéditos com temáticas e metodologias diversas. Destaque para os artigos sobre a metodologia da "sala de aula invertida" e a satisfação dos alunos no ensino superior, um estudo longitudinal sobre uso de telefones celulares por alunos universitários, uma revisão dos estudos sobre sobrecarga cognitiva no uso de sistemas multimídia de aprendizagem e uma investigação sobre videogames e o desenvolvimento da habilidades cognitivas computacionais.
Assinar:
Postagens (Atom)