terça-feira, 27 de novembro de 2018

Manifesto para a cidadania e educação digital

Docentes e pesquisadores de algumas das mais reconhecidas instituições universitárias do mundo publicaram um manifesto para a cidadania digital. Entre os signatários do documento estão o prof. Derrick de Kerckhove, da Un. de Toronto, Cosimo Accoto, research affiliate at MIT, Mario Pireddu, da Un. degli Studi della Tuscia,  José Bragança de Miranda, da Un. Nova de Lisboa, e Massimo di Felici, da USP. 

Segundo a página web do projeto, "o texto do Manifesto está dividido em quatro partes e tem como objetivo apresentar um campo de pesquisa, estudo e reflexão sobre as mudanças aportadas pela web e pelas redes digitais na participação dos cidadãos, nos processos decisórios e na política em geral". 

Destaque para o ítem 19 do tópico Educando para cidadania digital: "Educar para a cidadania digital é agora um dever para a nossa sociedade e para todas as instituições educacionais públicas e privadas. Significa educar para uma participação responsável, para uma interação consciente para contribuir a construir as habilidades de todos em um mundo cada vez mais conectado. Nossa tarefa é, portanto, aprender a construir redes melhores e mais inteligentes".

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