O grupo de pesquisas LETS, do México, divulgou recentemente dois novos livros publicados por pesquisadores mexicanos que devem interessar aos pesquisadores da área no Brasil, principalmente pela abordagem em torno da "apropriação" das tecnologias digitais pelos alunos. As resenhas sobre os dois livros podem ser encontradas aqui e aqui.
sexta-feira, 28 de março de 2014
Novos livros de pesquisadores mexicanos: vale conhecer
O grupo de pesquisas LETS, do México, divulgou recentemente dois novos livros publicados por pesquisadores mexicanos que devem interessar aos pesquisadores da área no Brasil, principalmente pela abordagem em torno da "apropriação" das tecnologias digitais pelos alunos. As resenhas sobre os dois livros podem ser encontradas aqui e aqui.
quarta-feira, 26 de março de 2014
Em breve: Novo livro gratuito de Terry Anderson
Em recente entrevista (em inglês) ao pesquisador britânico Steve Wheller, o professor Terry Anderson comentou sobre um novo livro a ser publicado em breve que permitirá download gratuito a todos os interessados. O livro promete: em parceria com o pesquisador Olaf Zawacki-Richter, foram levantados os 15 temas de pesquisa mais importantes na área da educação a distância. Esses temas geraram capítulos escritos pelos maiores especialistas nas respectivas áreas. Todo esse material, quando publicado, estará disponível para download gratuito no site da AU Press. Na entrevista, Anderson aborda diversos outros tópicos de interesse dos pesquisadores na área.
segunda-feira, 17 de março de 2014
Curso massivo online sem professor: boa análise de uma experiência
Para quem quer se inteirar um poucos mais ou se aprofundar sobre os
arranjos contemporâneos de cursos massivos que tem sido oferecidos
gratuitamente online (MOOCs), irá encontrar uma excelente análise neste artigo da pesquisadora Maria Ponti (Department of Applied IT,
University of Gothenburg
e Department of Education and InterMedia,
University of Oslo).
Ponti analisou a experiência de um curso gratuito e sem
certificação oferecido online por um pool de organizações (incluindo o
MIT) para milhares de interessados sobre a linguagem de programação
Python. O artigo vale-se da Teoria Ator-Rede (proposta inicialmente pelo
filósofo Bruno Latour) para analisar mecanismos automatizados
inteligentes que procurarm "atuar" ao longo do curso dada a ausência de
professores, ou seja, trata-se de um MOOC "mecânico (MMOOC). Iniciativa polêmica, desafiadora e também promissora, é um
convite à leitura atenta do artigo.
O curso analisado no artigo será oferecido gratuitamente em breve.
sexta-feira, 14 de março de 2014
Conheça o MIT Press BITS
A editora do MIT acaba de lançar um programa que permite leitura em tela de trechos de livros de seus mais renovados autores, com opção de compra do conteúdo em formato e-book por 60% do valor da obra. Não chega a ser uma revolução, mas vale conhecer e explorar...
terça-feira, 11 de março de 2014
Novas edições de periódicos internacionais
O periódico Technology, Pedagogy and Education acaba de publicar um número especial intitulado Designing Physical and Digital Learning Spaces for the Future (algo como Construindo espaços de aprendizagem físicos e virtuais para o futuro). O editorial está disponível para download gratuito. Já o periódico Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning traz edição temática intitulada Opening up education: the challenges for institutions offering online and blended learning. Research Papers from the EADTU conference 2013, baseada em trabalhos da referida conferência realizada no ano passado que abordou a transição das universidades européias para ações de educação online. O editorial pode ser visualizado online gratuitamente.
quinta-feira, 6 de março de 2014
Jogos, educação e pesquisa
Um painel formado por pesquisadores e desenvolvedores de jogos virtuais realizado nesta semana no SXSWedu indicou que, a despeito do potencial educativo dos jogos, existe uma forte necessidade de pesquisa para que se possa avançar nesse terreno ainda pouco conhecido pelos educadores e desenvolvedores de jogos. O painel apontou para a necessidade de mais estudos de caso detalhados sobre professores que tenham utilizado jogos em sala de aula e que, preferencialmente, tal uso tenha resultado em melhorias na formação e na aprendizagem dos alunos.
Assinar:
Postagens (Atom)