sexta-feira, 12 de junho de 2020

Revista Distance Education publica número temático sobre práticas de educação aberta

A revista Distance Education (link) acaba de publicar número temático sobre educação aberta (open education) intitulado Avançando com as práticas de educação aberta. Os editores propõem que as open educational practices (OEP) - práticas educacionais abertas - sejam compreendidas "como um construto multidimensional e interdisciplinar que engloba uma gama diversificada de práticas abertas - incluindo aumento do acesso a oportunidades e materiais educacionais, abordagens abertas à aprendizagem, ensino, pedagogia e conhecimentos científicos, e uso educacional de dados e softwares abertos". 

E elaboram a problemática, no campo da pesquisa, ao argumentarem que: "no quadro conceitual do OEP, são práticas (em vez de, digamos, recursos ou cursos) que são descritas como abertas. No entanto, o que exatamente torna uma prática aberta ou fechada permanece uma questão em aberto; suas respostas são múltiplas e provisórias. A ênfase na abertura das práticas permite o uso da OEP como uma lente crítica através da qual se pode examinar exatamente o que, em um determinado caso, é aberto; para qual finalidade; e em benefício de quem (Havemann, 2020). Esses ângulos críticos são muito necessários para promover o debate acadêmico e, mais importante, as próprias práticas".

O número temático traz artigos que abordam a prática aberta inclusiva; a interseção entre justiça social, enriquecimento cultural e aprendizado ao longo da vida; a falta de diversidade epistêmica na OEP; as experiências dos alunos; as lições aprendidas com o uso de livros abertos, OEP na educação básica; o significado e a forma de colaboração na prática aberta e, por fim, a capacitação no e através do OEP.

Destaque para o artigo Affordances, challenges, and impact of open pedagogy: examining students’ voices, de Evrin Baran e Dan AlZoubi. O estudo relata resultados de relatórios reflexivos e entrevistas com 13 estudantes engajados em práticas de pedagogia aberta em torno dos temas de  curadoria de conteúdo, feedback de colegas, envolvimento da comunidade, desenvolvimento, reflexão e scaffolding (assistência ativa), e apresenta um modelo de pedagogia aberta em ação para debate e reflexão.

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