A revista Horizontes, editada pela Sociedade Brasileira de Computação, inicia a publicação de uma série de artigos sobre a educação online a partir dos episódios deflagrados pela pandemia do Covid-19 no campo da educação não presencial. De autoria de Mariano Pimentel, doutor em Informática, e Felipe P. de Carvalho, doutorando em Educação, o artigo inicial da série é intitulado "Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante!" (acesso no link). Como o título indica, os autores apresentam conceitos e práticas que caracterizam essa modalidade educacional através de 8 princípios detalhados no texto:
Princípio 1 – Conhecimento como “obra aberta” (em vez de “mensagem fechada”)
Princípio 2 – Curadoria de conteúdos + sínteses e roteiros de estudo (em vez da produção de conteúdos próprios para EAD)
Princípio 3 – Ambiências computacionais diversas (em vez de se restringir aos serviços do Ambiente de Aprendizagem)
Princípio 4 – Aprendizagem em rede, colaborativa (em vez de aprendizagem isolada)
Princípio 5 – Conversação entre todos, em interatividade (em vez de apresentação de conteúdos)
Princípio 6 – Atividades autorais inspiradas nas práticas da cibercultura (em vez de “estudo dirigido”)
Princípio 7 – Mediação docente online para colaboração (em vez de “tutoria reativa”)
Princípio 8 – Avaliação formativa e colaborativa, baseada em competências (em vez de apenas exames presenciais).
Agora os autores iniciaram o detalhamento desses 8 princípios em artigos específicos, aprofundando-os através de análise de perspectivas teóricas e de experiências práticas coletadas. O primeiro desse artigos intitula-se "Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância" (acesso no link). Em breve, outros artigos detalhando princípios do artigo principal serão adicionados à coleção no website da Horizontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário