quarta-feira, 17 de junho de 2020

Novo e-book reúne relatos de campo das práticas de educadores durante a pandemia

Acaba de ser disponibilizada pela AACE-Association for the Advancement of Computing in Education uma coleta de curtos relatos de campo de autores-educadores sobre experiências vivenciadas na transição emergencial do modelo presencial para o remoto online (link para download gratuito) nos EUA em particular. Teaching, Technology, and Teacher Education During the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field é uma obra bastante robusta, com 133 relatos em mais de 600 páginas, e está divida nos tópicos:

  • Estratégias pedagógicas online; 
  • Comunidade e colaboração; 
  • Experiências alternativas de campo na formação inicial de professores; 
  • Métodos e Pedagogia de Formação Inicial de Professores; 
  • Desenvolvimento profissional de educadores da educação básica; 
  • Ferramentas digitais;
  • Questões de Equidade. 


Todos os capítulos contém, além da Introdução, os tópicos: Inovação (da prática emergencial relatada), Resultados, Implicações, Pesquisas futuras, Referências e Apêndices. O livro é resultado do grande número de relatos submetidos para a chamada de artigos de edição temática já publicada pelo Journal of Technology and Teacher Education (link). Foram recebidos mais de 200 trabalhos e um novo processo de revisão originou a coletânea lançada agora em formato de e-book.

Segundo os editores, "por meio da edição especial e deste livro, adotamos um rápido 'modelo médico' de ir de uma 'solicitação de trabalhos' à publicação de uma edição especial em cerca de seis semanas e a um livro em cerca de oito semanas. Este foi realmente um experimento para nós, como editores e para muitos no campo que estavam escrevendo para nós, revisando para nós ou apenas observando o que estávamos fazendo. Acreditamos que esse modelo acelerado tem mérito e deve ser considerado para futuras publicações. Isso seria particularmente verdadeiro durante eventos que requerem resposta imediata (por exemplo, uma pandemia)".

Um comentário:

  1. Eduardo fiquei impressionada com a rapidez da publicação. Poxa eu estou na luta com meu supervisor para publicar o resultado do pós-doutorado há um ano! Abraços Karine Pinheiro! Mas percebi que a obra é coletiva com textos curtos - artigos que comentam as práticas relatadas! Vou ler com calma !

    ResponderExcluir