terça-feira, 30 de julho de 2019

Novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais

Acaba de ser publicado novo dossiê temático Linguagens hipermidiáticas e empoderamento dos sujeitos sociais pela revista Educação & Linguagem. A edição contém artigos de pesquisadores de diversas regiões do país -- incluindo do Grupo LER -- e abrange temas como cultura indígena e empoderamento, narrativas de mulheres negras no Youtube, App-learning, narrativa de Fanfiction, dentre outras. 


Segundo os editores, "o presente dossiê apresenta pesquisas, que buscam investigar o papel das linguagens hipermidiáticas do ciberespaço, junto ao empoderamento dos sujeitos sociais contemporâneos".

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Revista VIRUS publica número temático sobre Participar + Colaborar

A revista VIRUS, voltada a estudos das áreas da Arquitetura, Urbanismo e Design, publica o segundo número temático sobre Participar + Colaborar em perspectiva transdisciplinar e dialogando com trabalhos sobre ensino, projetos artísticos, ações comunitárias, e iniciativas ligadas a políticas públicas por pesquisadores de países diversos. 
Destaque para estratégias de colaboração cidadã em ações bottom-up que são discutidas na densa entrevista Cultura digital e hacktivismo: um caminho para participação cidadã, concedida por Bernardo Gutiérrez a Juliana Trujillo, e para os artigos intitulados  Cultura hacedor, co-creatividad y practicas didacticas colaborativas e Popularização tecnológica e colaboração no programa Fab Lab Livre SP.


terça-feira, 2 de julho de 2019

Google permite salvar notas de alunos online e oferece certificação

Google anuncia melhorias no Classroom, um novo aplicativo para gestão e ensino do Chromebook -- permitindo digitar e salvar notas e comentários sobre trabalhos de alunos on-line nos servidores da empresa -- e amplia programas e cursos com certificação para estudantes. A empresa não se limita mais apenas em desenvolver novas tecnologias para fins educacionais, mas oferece cursos online para certificação formal, em letramento digital no uso de suas próprias ferramentas por exemplo (uma ação antes restrita aos professores usuários) e em TI em geral. Medidas quanto à garantia da segurança e da privacidade dos dados de professores e alunos, informa o texto, estão sendo tomadas pelo Google em linha com o  Student Data Privacy Consortium e o  Family Online Safety Institute