A revista e-Curriculum, da PUC-SP, acaba de publicar Dossiê Temático: “Currículo e tecnologias: redes, territórios e diversidades” (link) contendo 27 trabalhos de grupos de pesquisadores de diversas universidades brasileiras, sendo 3 deles artigos de caráter teórico, 7 que abordam currículo no nível da Educação Básica e seis textos que versam sobre o ensino superior. Há, ainda, 10 artigos sobre temáticas relacionadas à rede, ambiente virtual, ambiente pessoal de aprendizagem, cultura digital e temas correlatos.
Segundo os editores do Dossiê, "Os artigos deste dossiê oferecem uma ampla visão da diversidade prevalente nos artigos de abordagem teórica ou estudos que tratam de revisão de literatura, construções conceituais, métodos e resultados de investigações, análise de experiências ou de políticas, agrupados em torno de temáticas acerca de currículo, redes e territórios, com subgrupos relacionados ao contexto investigado. Há artigos que acoplam dois ou mais desses temas e, por razão da organização linear do texto, são apresentados no tema considerado mais atinente".
Ao apresentar os conteúdos de todos os artigos publicados no Dossiê, os editores consideram que os estudos reunidos indicam que "a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas educativas, embasada por concepções educacionais emancipatórias, concretiza-se por meio deum processo de apropriação pedagógica dessas tecnologias, de modo a propiciar a superação da visão do instrumentalismo acrítico. Contudo, como salientado por alguns artigos deste fascículo, é preciso estar atento ao processo de adoção, algumas vezes imposta, de plataformas, algoritmos, aplicativos e recursos sem criticidade de modo a evitar a apropriação do espaço público pelo privado e a tecnologização da educação. O humano deve preponderar sobre a tecnologia e a técnica".