Artigo recente de Mark Brown, do National Institute for Digital Learning da Irlanda, intitulado "What are the Main Trends in Online Learning?A Helicopter View of Possible Futures" (Asian Journal do Distance Education) destaca sete principais tendências (link):
- convergência - no sentido de modalidades educacionais 'borradas'.
- massificação - as muitas faces dos MOOCs e a expansão da modalidade on-line nas escolas presenciais.
- abertura - buscando "diálogo mais aberto e pluriversalismo crítico".
- interatividade - novos conceitos de presença, pedagogia do cuidado, conversações em profundidade.
- diversificação - para além do AVA tradicional, "como um ecossistema complexo de tecnologias interconectadas".
- "big edtech" - novos modelos de educação online de 'marketização', 'plataformização' e 'comercialização'.
- tecnologia de educação verde - educação online como parte da solução de problemas ambientais, mas sendo ainda um grande consumidor de energia.
O artigo apresenta uma análise sobre tensões e contradições entre essas tendências, a necessidade de uma visão crítica a despeito do senso de oportunidade trazida pelas mudanças em curso no campo teórico e na prática educacional. O autor também discute as implicações para teorias, praticas e políticas públicas (em tradução livre):
- "O planejamento para o aprendizado on-line precisa considerar uma prática social mais ampla.
- A ascensão da 'Big EdTech' é uma oportunidade e uma ameaça ao sistema educacional atual.
- As crescentes preocupações ambientais precisam ser levadas a sério em apoiando a 'Green EdTech'.
- Os educadores desempenham um papel crucial na mediação e moldagem de como o aprendizado on-line é entendido e aplicado na prática.
- Um espírito esperançoso com uma lente crítica é essencial para encontrar maneiras de o aprendizado on-line resolver problemas reais e contribuir para futuros preferidos".
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