sexta-feira, 28 de maio de 2021

Novo livro sobre MOOCs e educação aberta no sul global

O livro MOOCs and Open Education in the Global South, lançado em 2020, traz um detalhado levantamento do tema em 28 capítulos divididos nos tópicos temáticos: Perspectivas Históricas, Práticas e desenhos Atuais, MOOCS e Educaçõa Aberta para Desenvolvimento Profissional, Colaborações e Coleções de Múltiplos Países, Políticas e Estratégias governamentais, Inovações Governamentais e O Futuro dos MOOCs e da Educação Aberta. 

O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos (alguns veteranos) Ke Zhang, Curtis J. Bonk, Thomas C. Reeves e Thomas H. Reynolds e publicado pela Routledge. Capítulos introdutórios estão disponíveis no site do projeto (link). Há pelo menos três capítulos que mencionam experiências brasileiras, além de dezenas de outras em países da América Latina e demais continentes. Uma resenha crítica foi publicada na última edição do CJLT (link).

Segundo os editores, o livro oferece respostas para as seguintes questões:

Por que os fenômenos relacionados a MOOC e REA são tão diferentes no Norte e no Sul?

Quais são os desafios e oportunidades no Sul Global?

Como o Sul Global negocia com os vários desafios inerentes aos MOOCs e REA desenvolvido em outro lugar?

O que pode ter contribuído para taxas muito mais altas de participação e conclusão de MOOCs no Sul Global?

De que forma o Sul Global se beneficia dos MOOCs e REA?

O que podemos aprender com o Sul Global para alavancar o desenvolvimento de MOOCs e REA de forma sustentável?


segunda-feira, 17 de maio de 2021

Listagem de milhares de conferências em edtech em 2021

Acaba de ser divulgada a extensa, detalhada e verificada lista de 155 páginas com milhares de conferências a serem realizadas em países diversos na área de tecnologias digitais e educação, edtech, de junho a dezembro de 2021. A lista é preparada anualmente pelo pesquisador canadense Clayton R. Wright e está disponível através deste link

Segundo Wright, "conforme as pessoas são vacinadas, mais eventos serão realizados de maneira híbrida ou presencial. Mas, alguns podem reverter rapidamente para um formato online que pode manter as mesmas datas ou esticar os eventos online por dias ou semanas [...] As associações são particularmente afetadas, pois muitas dependem de eventos presenciais para ajudar a gerar fundos para pagar a equipe e atividades de apoio, como a publicação de periódicos avaliados. Podemos querer que os eventos online sejam gratuitos, mas custa a alguém tempo e recursos para organizá-los e produzi-los de forma consistente ano após ano. Como a maioria dos eventos de desenvolvimento profissional 2021 tem opção online, é possível conhecer eventos de todo o mundo sem sair do conforto de sua casa".

terça-feira, 11 de maio de 2021

Seminário Os desafios do uso de plataformas digitais na Educação no Brasil

Acontece nesta semana o seminário Os desafios do uso de plataformas digitais na Educação no Brasil nos dias 10, 12 e 14/5. As transmissões acontecem pelo canal do #NICbr no YouTube (https://www.youtube.com/NICbrvideos) a partir das 16h. Mais detalhes no site do evento. (https://cgi.br/evento/seminarioplataformaseducacionais/), promovido pelo Grupo de Trabalho Plataformas Educacionais do Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

No evento serão debatidas questões tais como: Como anda a adoção das plataformas digitais pelas instituições educacionais brasileiras? É possível criar um setor de desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribua com um ensino produtivo e inovador? Como proteger a autonomia tecnológica e de dados no país?

Detalhes da programação dos próximos dias:

Dia 12/5, das 16 às 18h - Mesa 2: Plataformização da educação, impactos no ensino e a proteção de direitos

Esta mesa tem como objetivo discutir os impactos já conhecidos e possíveis do avanço das plataformas digitais nas escolas e universidades do Brasil e outras partes do mundo, levantando os riscos e ameaças a serem considerados para sua adoção.

Participantes:

Comunidade científica e tecnológica: Leonardo Ribeiro da Cruz (UFPA – Universidade Federal do Pará);
Setor Governamental: Cláudio Furtado (CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação)
Terceiro setor: Andressa Pellanda (Campanha Nacional pelo Direito à Educação);
Setor Empresarial: Alexandre Campos Silva (Google);
Especialista: Veridiana Alimonti (EFF - Eletronic Frontier Foundation)

Transmissão em: https://youtu.be/RqiBFpUPfSM

Dia 14/5, das 16 às 18h - Mesa 3: Educação e tecnologia: desafios do fomento à inovação e a independência tecnológica

O painel tem como objetivo discutir os desafios para criar um setor de desenvolvimento de soluções tecnologicas para contribuir com o ensino produtivo e inovador, que proteja nossa autonomia tecnológica e autonomia de dados.

Participantes:

Comunidade científica e tecnológica: Luiz Eduardo de Souza Coelho (RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa);
Setor Governamental: Márcio Nobre Migon (MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações/CGI.br);
Terceiro setor: Tel Amiel (Educação Vigiada);
Setor empresarial: Cláudio Sassaki (Geekie);
Especialista: Priscila Gonsales (Instituto EducaDigital).

Transmissão em: https://youtu.be/WYCkkBjM0MY