O livro MOOCs and Open Education in the Global South, lançado em 2020, traz um detalhado levantamento do tema em 28 capítulos divididos nos tópicos temáticos: Perspectivas Históricas, Práticas e desenhos Atuais, MOOCS e Educaçõa Aberta para Desenvolvimento Profissional, Colaborações e Coleções de Múltiplos Países, Políticas e Estratégias governamentais, Inovações Governamentais e O Futuro dos MOOCs e da Educação Aberta.
O trabalho foi desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos (alguns veteranos) Ke Zhang, Curtis J. Bonk, Thomas C. Reeves e Thomas H. Reynolds e publicado pela Routledge. Capítulos introdutórios estão disponíveis no site do projeto (link). Há pelo menos três capítulos que mencionam experiências brasileiras, além de dezenas de outras em países da América Latina e demais continentes. Uma resenha crítica foi publicada na última edição do CJLT (link).
Segundo os editores, o livro oferece respostas para as seguintes questões:
Por que os fenômenos relacionados a MOOC e REA são tão diferentes no Norte e no Sul?
Quais são os desafios e oportunidades no Sul Global?
Como o Sul Global negocia com os vários desafios inerentes aos MOOCs e REA desenvolvido em outro lugar?
O que pode ter contribuído para taxas muito mais altas de participação e conclusão de MOOCs no Sul Global?
De que forma o Sul Global se beneficia dos MOOCs e REA?
O que podemos aprender com o Sul Global para alavancar o desenvolvimento de MOOCs e REA de forma sustentável?
Nenhum comentário:
Postar um comentário