sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Novo livro sobre o estudo das plataformas online

Acaba de ser publicado o livro Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos do professor e pesquisador Carlos d'Andréa, da UFMG (link para acesso e download gratuito). Trata-se da primeira publicação do gênero no país sobre a emergente área de estudos surgida em 2010 e integra a Coleção Cibercultura da editora da UFBA. Escrita em linguagem bastante acessível, a obra traz tópicos sobre conceitos e elementos estruturais das plataformas (dataficação, algoritmos, modelos de negócio, governança e affordances, dentre outras) e um seção final sobre os métodos para se pesquisar as plataformas. 


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Novo editorial sobre desafios e o futuro da inteligência artificial na educação

Em extenso editorial recente, intitulado Historical threads, missing links, and future directions in AI in education, os editores Ben Williamson e Rebecca Eynon, do periódico Learning, Media and Technology, apresentam um panorama crítico da genealogia histórica e da presença atual, os problemas e o futuro da inteligência artificial no campo da educação entre o louvor ao seu caráter inovador e revolucionário e o temor de seus desafios éticos e sua operação pouco transparente e consequências inescrutáveis (link). 

O texto analisa a pesquisa sobre IA na educação, o uso da IA em aplicativos educacionais comerciais, a infraestrutura de IA, as política e a governança de IA e o que os autores chamam de "missing links", ou seja, os "furos" ou problemas na IA na educação no contexto da dataficação e da vigilância em rede.  


A partir de artigos publicados na temática das últimas décadas, os editores apontam para a "natureza contestada da IA, com uma história complexa de metodologias e disciplinas, e várias afirmações de como a IA permitirá que os cientistas da aprendizagem desenvolvam entendimentos ‘transformativos’ ou ‘revolucionários’ da cognição, aprendizagem e inteligência humanas". E sugerem foco em três áreas para futuras pesquisas sobre o tema: "etnografias de IA em uso, maior aproximação com o campo da filosofia da educação, e interações mais significativas com outras comunidades acadêmicas que trabalham na IA em educação".



quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Novo artigo sobre estudos de plataformas e a educação

A revista Linhas Críticas, da Universidade de Brasília (UnB), acaba de publicar artigo intitulado Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação, de autoria de Eduardo S. Junqueira, coordenador do Grupo LER/CNPq e professor da UFC (link). O material resulta de temporada de estudos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em que realizou-se intercâmbio de pesquisa com o professor e pesquisador Carlos D'Andréa, coordenador do grupo R-EST - Estudos redes sociotécnicas, e com pesquisadores e alunos do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) da UFMG.

O resumo do trabalho publicado: O estudo exploratório teve o objetivo de analisar quatro plataformas dotadas de mecanismos automatizados de coleta de dados sobre o comportamento dos usuários e utilizadas crescentemente nas atividades didático-pedagógicas de escolas e universidades. Os dados coletados por essas plataformas abrangem o desempenho dos estudantes em atividades de estudos e a performance em testes. Para alegados fins de aprimoramento do ensino, a atuação docente e a gestão escolar são referenciados por padrões de eficiência e qualidade pré-estabelecidos. A análise demonstrou que essas plataformas operam inseridas nos fenômenos da dataficação, comodificação e do capitalismo de vigilância. Seu uso se amplia em detrimento de uma melhor compreensão dos seus impactos nas práticas educacionais, em particular a aprendizagem e a natureza da educação pública.


terça-feira, 4 de agosto de 2020

Programa da revista Pesquisa FAPESP discute EaD com participação do Grupo LER

O Coordenador do Grupo LER/CNPq e professor da UFC, Eduardo Junqueira, participou de programa recente da revista Pesquisa FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) que discutiu características e desafios da EaD no contexto da pandemia provocada pelo Covid-19 (link para o vídeo do programa). Participaram também do programa a professora da USP, Regina Baldini, o gerente de políticas educacionais da Todos pela Educação, Gabriel Corrêa, e a professora da FAAP, Moira Toledo. O programa se originou de reportagem publicada anteriormente sobre a temática na revista (link).