quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Novo artigo sobre estudos de plataformas e a educação

A revista Linhas Críticas, da Universidade de Brasília (UnB), acaba de publicar artigo intitulado Estudos de plataforma: dimensões e problemas do fenômeno no campo da educação, de autoria de Eduardo S. Junqueira, coordenador do Grupo LER/CNPq e professor da UFC (link). O material resulta de temporada de estudos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em que realizou-se intercâmbio de pesquisa com o professor e pesquisador Carlos D'Andréa, coordenador do grupo R-EST - Estudos redes sociotécnicas, e com pesquisadores e alunos do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon) da UFMG.

O resumo do trabalho publicado: O estudo exploratório teve o objetivo de analisar quatro plataformas dotadas de mecanismos automatizados de coleta de dados sobre o comportamento dos usuários e utilizadas crescentemente nas atividades didático-pedagógicas de escolas e universidades. Os dados coletados por essas plataformas abrangem o desempenho dos estudantes em atividades de estudos e a performance em testes. Para alegados fins de aprimoramento do ensino, a atuação docente e a gestão escolar são referenciados por padrões de eficiência e qualidade pré-estabelecidos. A análise demonstrou que essas plataformas operam inseridas nos fenômenos da dataficação, comodificação e do capitalismo de vigilância. Seu uso se amplia em detrimento de uma melhor compreensão dos seus impactos nas práticas educacionais, em particular a aprendizagem e a natureza da educação pública.


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