Outro destaque da conferência foi a apresentação de Terry Anderson e Jon Dron, pesquisadores de renome baseados no Canadá. A primeira parte da apresentação foi baseada em materiais que Anderson já disponibilizou na internet, através de conteúdos abertos da editora da universidade Athabascaque podem ser encontrados aqui. Na segunda parte, os pesquisadores apresentaram o que julgam ser uma das formas de compreender como as pessoas têm se reunido hoje nas redes com foco na aprendizagem. Essas formas agregam-se na trilogia groups/set/networks (grupos/conjuntos/redes) em uma perspectiva holística (híbrido incremental das diversas linhas depensamento pedagógico, do Behaviorismo ao Conectivismo). A novidade é esse elemento do “conjunto” em que as pessoas se agregam a partir de elementos diversos, por exemplo uma hashtag dotwitter, não interessando prévias experiências – vale o interesse imediato. Os pesquisadores estão desenvolvendo um experimento na universidade deles, testando os princípios dos grupos/conjuntos/redes com a participação de qualquer membroafiliado da universidade (inclusive ex-alunos).
Veja alguns slides da apresentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário