Acaba de ser publicado artigo baseado na tese de doutoramento da pesquisadora e professora Priscila Barros David, integrante do grupo LER. Leiam abaixo o resumo do trabalho e acessem o link para o arquivo completo.
SISTEMA DE ANÁLISE DE INTERAÇÕES CONTINGENTES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS INTERATIVAS EM CURSOS A DISTÂNCIA
Este artigo apresenta o Sistema de Análise de Interações Contingentes, como resultado de uma construção teórica envolvendo contribuições ao conceito de interação, provenientes de quatro ramos do conhecimento: a Educação a Distância, a Educação, a Psicologia e a Linguística. O sistema foi aplicado a dois fóruns de discussão com suporte na plataforma virtual SOLAR. O contexto da pesquisa foi uma disciplina de Português, ministrada na modalidade a distância, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil. O estudo contou com a participação de 12 alunos matriculados na disciplina e seu tutor. As 75 mensagens dos dois fóruns com maior participação foram analisadas à luz das categorias que identificam a presença de interações com vistas ao aprendizado (interações contingentes). Os resultados demonstram a coerência interna do sistema e apontam algumas ações a serem adotadas por professores e estudantes, participantes de cursos a distância.
Nenhum comentário:
Postar um comentário