sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Diretrizes para o uso ético da IA no ensino superior

Foi publicado relatório detalhado, por pesquisadores ligados à EDUCAUSE, sobre diretrizes éticas para a implementação da inteligência artificial no ensino superior com base nos princípios estabelecidos em 1979 e que fundamentam, desde então, a ética em pesquisa com humanos (link). O documento tem excelente edição, detalhando não apenas os princípios éticos, mas também cenários hipotéticos, exemplos de aplicação prática, e considerações decorrentes do uso da tecnologia.  Ao final, o documento contém também uma seção sobre como aplicar os princípios e propõe que cada instituição de ensino crie seu próprio Conselho de Revisão Ética de IA. Os princípios apresentados são (em tradução livre):


  • "Beneficência: Garantir que a IA seja usada para o bem de todos os alunos e professores. 
  • Justiça: Promover a equidade em aplicativos de IA em todos os grupos de usuários. 
  • Respeito pela autonomia: Defender os direitos dos indivíduos de tomar decisões informadas sobre as interações de IA. 
  • Transparência e explicabilidade: Fornecer informações claras e compreensíveis sobre como os sistemas de IA operam. 
  • Prestação de contas e responsabilidade: responsabilizar instituições e desenvolvedores pelos sistemas de IA que implantam. 
  • Privacidade e proteção de dados: proteger informações pessoais contra acesso não autorizado e violações.
  • Não discriminação e justiça: prevenção de vieses em algoritmos de IA que podem levar a resultados discriminatórios. 
  • Avaliação de riscos e benefícios: pesar os impactos potenciais das tecnologias de IA para equilibrar benefícios e riscos".

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