Foi lançada recentemente a edição em português do livro O fim da internet, do professor da Universidade de Amsterdam de Ciências Aplicadas, Geert Lovink (link). Há também um vídeo curto do autor sobre a obra (link). O livro inaugura a coleção Âncora do Futuro na temática de estudos críticos da internet da editora Funilaria em parceira com a equipe do @baixacultura. No livro, Lovink apresenta reflexões e diversas imagens sobre os problemas das plataformas (ou Big Techs) na atualidade e possíveis caminhos, em reflexão bastante inicial e por vezes pouco coesa, sobre as saídas para os problemas geradas aos usuários por essas empresas.
O autor introduz questões importantes para reflexão, tais como:
- O que pode ocupar o vazio em nossos cérebros desfragmentados depois que a internet desocupar a cena?
- Em que pode consistir a vida depois que nossas mentes frágeis não forem mais atacadas pelos efeitos entorpecentes e deprimentes de descer a barra de rolagem do apocalipse (doomscrolling)?
- Como viver uma vida fora da plataforma e ainda aproveitar os benefícios das redes sociais?
Lovink destaca também a urgente e ampla necessidade de regulação das plataformas para evitar tantos danos aos usuários, em particular as crianças e jovens. Destaque também para elementos de caráter menos tecnológico e mais político e econômico, como a importante discussão sobre decrescimento econômico e economia contributiva, solastalgia, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário