quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Estudo detalha o avanço da plataformização na educação superior da América Latina e da África

Relatório recente publicado pela equipe do projeto Observatório Educação Vigiada (link) apresenta indicadores que comprovam as crescentes ações das empresas Alphabet (Google) e Microsoft relacionadas às universidades públicas nos continentes da América Latina e da África. No que se refere ao nosso continente, a síntese dos resultados foi:

  • Foram pesquisadas 666 domínios de e-mail em 20 países;
  • Foram encontrados 646 domínios válidos de e-mail institucional;
  • 76% dos domínios válidos das Instituições Públicas de Ensino Superior da América Latina direcionam suas mensagens para servidores da Google e da Microsoft;
  • 58% dos domínios válidos estão armazenados na Google e 18% na Microsoft
  • Somente 24% dos domínios válidos estão armazenados em outros tipos de solução, majoritariamente servidores próprios e gerenciados pelas instituições.
  • Cuba é o único país da região com 100% dos servidores próprios, seguido por Uruguai, com 85%.

Os autores concluíram que: [...existe uma] " repetição das empresas que dominam a oferta de serviços: Microsoft e Google. Os dados brutos apontam para cenário díspar em diferentes países: com maior e menor domínio das Big Tech ou ainda a presença mais marcante de uma única empresa. Nesse sentido, e seguindo as experiências do mapeamento Sul-americano, os dados são uma fonte significativa de informações nos níveis nacional e institucional, abrindo espaços para investigações acerca dessas disparidades, considerando vetores e contextos políticos e econômicos locais". 

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