A UNESCO acaba de publicar dois guias de referências sobre a temática da Inteligência Artificial no contexto de problemáticas e práticas de professores e estudantes (link para acesso).
Segundo o material de divulgação, o referencial de competências de IA para alunos visa orientar formuladores de políticas, educadores e desenvolvedores de currículo para que os alunos passam desenvolver habilidades, conhecimentos e valores necessários para se envolver com a IA de forma eficaz. Ele está focado em quatro competências essenciais:- Uma mentalidade centrada no ser humano: Incentivar os alunos a entender e afirmar sua agência em relação à IA.
- Ética da IA: Ensino de uso responsável, ética desde a concepção e práticas seguras.
- Técnicas e aplicações de IA: Fornecer conhecimentos e habilidades fundamentais de IA.
- Design de sistemas de IA: Promovendo a resolução de problemas, a criatividade e o design thinking.
No que se refere aos professores, o material de divulgação destaca que o guia apresenta uma estrutura de competências de IA focada no desenvolvimento profissional ao longo da vida, oferecendo uma estrutura de referência para programas nacionais de desenvolvimento e treinamento de competências. O objetivo é garantir que os professores estejam preparados para usar a IA de forma responsável e eficaz, minimizando os riscos potenciais para os alunos e a sociedade. As cinco principais áreas de competência são:
- Uma mentalidade centrada no ser humano: Foco na agência humana, responsabilidade e responsabilidade social.
- Ética da IA: Promover princípios éticos e uso responsável.
- Fundamentos e aplicações de IA: Fornecer o conhecimento, a compreensão e as habilidades necessárias para criar e usar a IA.
- Pedagogia de IA: Apoiar os professores a alavancar a IA para métodos de ensino inovadores.
- IA para desenvolvimento profissional: Descrever as capacidades dos professores para alavancar a IA para impulsionar seu próprio desenvolvimento profissional ao longo da vida.
O guia enfatiza que as ferramentas de IA devem complementar, não substituir, as funções e responsabilidades vitais dos professores na educação.
Destaque também para as diretrizes sobre IA generativa na educação e na pesquisa, documento publicado em 2023 (link).
Nenhum comentário:
Postar um comentário