segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

IA, limites dos detectores de plágio e desafios da avaliação da aprendizagem

Uma publicação recente da empresa norte-americana de tecnologia educacional Anthology (link da versão traduzida para o português) apresenta dados e análises sobre a baixa eficácia e confiança dos programas detectores de plágio para materiais gerados por máquinas de inteligência artificial como o popular ChatGPT e outras. Citando testes realizados e artigos publicados com resultados diversos, os autores concluíram que esses programas não devem ser utilizados para a detecção de plágio em trabalhos acadêmicos e similares devido ao seu baixo índice de acerto. Há também o risco de vieses e distorções desse softwares ao serem utilizados para outras línguas além do inglês.

Segundo os autores do documento, uma das boas alternativas ao problema é a capacitação de professores,  o uso ético da IA, e uma revisão dos processos de avaliação da  aprendizagem em instituições educacionais e cursos formais. O documento sugere a aderência à prática do sistema de "avaliação autêntica": "Na sua forma mais simples, a avaliação autêntica se afasta do conhecimento acumulado para se concentrar na aplicação prática de habilidades, priorizando tarefas complexas em vez de questões binárias de certo e errado e abandonando muitos dos princípios tradicionais da avaliação, como limites de tempo, envios únicos e curvas de notas. Por exemplo, um curso de negócios que busca ensinar habilidades de negociação pode considerar a substituição de uma tarefa de exame tradicional por uma entrevista ao vivo, em que o aluno precisa aplicar a teoria apresentada na aula para alcançar o resultado comercial desejado".

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