Artigo publicado na última edição do periódico Computers & Education, intitulado Facilitating knowledge construction in informal learning: A study of TikTok scientific, educational videos (link), investigou a possível construção de conhecimentos associados a 114 vídeos de conteúdos científicos na plataforma e que envolveram também a codificação e análise de 259 mil comentários. Tal construção contempla elementos tais como compartilhar ideias, explorar dissonâncias, negociar, sintetizar e aplicar conhecimento.
O estudo foi conduzido com base nas seguintes questões: Quais são as características dos vídeos científicos e educacionais no TikTok? Quais são os padrões de construção do conhecimento nos comentários dos vídeos? Como as características do vídeo se relacionam com os padrões de construção do conhecimento?Segundo os autores, "os classificadores sugerem que os comentários servem predominantemente a propósitos sociais e de não construção de conhecimento, seguidos de compartilhamento de ideias, negociação de entendimento e exploração de dissonância de ideias. Vídeos que focam em conteúdo informativo, aproveitam áudio original e empregam linguagem analítica têm maiores proporções de comentários que compartilham e negociam conhecimento".
Limitações do estudo incluíram fatores como pequena amostra de vídeos que pode limitar a generalização dos resultados. e a necessidade de combinar análises quantitativas em larga escala (como a nossa) com outras metodologias (por exemplo, entrevistas, pesquisas, etnografia).