quarta-feira, 1 de julho de 2020

Relatório inédito analisa como o público compreende práticas de dataficação em redes digitais

A dataficação opera no novo contexto de codificação das relações humanas nas redes digitais e se refere ao processo de quantificar todos os aspectos das interações socais nas redes e transformá-los em código através de processo automatizados e nem sempre transparentes para os usuários com fins mercadológicos e políticos. O mais detalhado relatório sobre pesquisas e seus resultados na área da dataficação, intitulado "Public understanding and perceptions of data practices: a review of existing research", acaba de ser publicado e está disponível para consulta neste link e integra os conteúdos do website Living with Data. A publicação é dividida em três seções: uma síntese dos principais resultados de pesquisas científica e outros artigos diversos na temática indicando como o público compreende a dataficação (incluindo relatórios de organizações diversas, etc.); um relatório completo e detalhado contendo os resultados das análises de todo o material publicado na temática entre 2015 e 2020, e um compêndio com a lista de todas a publicações identificadas na pesquisa. 

Os resultados do estudo foram agrupados em 10 temas sobre as principais questões que envolvem a dataficação, dentre eles os níveis de conhecimento e de preocupação das pessoas sobre a dataficação, os fatores emocionais e de confiabilidade envolvidos, as percepções as pessoas sobre mudanças necessárias nas práticas de dataficação. De modo geral, os pesquisadores da University of Sheffield apresentaram a seguinte conclusão geral, em tradução livre:
"I - A questão dos dados é uma questão humana. Isto significa que a governança relacionada a dados
e a tomada de decisões deve ser centrada no ser humano. Ela precisa começar com as experiências e percepções das pessoas afetados pelas práticas de dados.
II - O contexto é importante. Quem reúne dados, o que e quais dados são coletados, para que
propósito e com que efeitos, influenciam atitudes das pessoas.
III - As desigualdades são importantes. As desigualdades sociais influenciam os níveis de conhecimento e compreensão, preocupações, grau de confiança e sentimentos sobre práticas de dados."

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