quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atualização do conceito de Networked Learning

Há décadas um grupo de pesquisadores europeus, dentre outros, reunidos em um consórcio científico (link) trabalha na construção de uma área de saber em torno do conceito de networked learning (aprendizagem conectada em rede) através de colaboração científica, conferências e publicações. O conceito possui fundamentação teórica das áreas do sócio-construtivismo, pedagogia crítica, teorias pós-humanista e feminista pós-estruturalista,  CSCL e comunicação mediada por computador, dentre outras. Agora, esse grupo está desenvolvendo ações para atualizar o conceito.

No momento, circula um artigo (link), publicado na Postdigital Science and Education, que revê a história da construção desse conceito e propõe a seguinte atualização: "A aprendizagem em rede envolve processos de investigação colaborativa, cooperativa e coletiva, criação de conhecimento e ação com conhecimento, sustentada por relações de confiança, motivadas por um senso de desafio compartilhado e possibilitadas por tecnologias de convívio. O aprendizado em rede promove conexões: entre pessoas, entre locais de aprendizado e ação, entre idéias, recursos e soluções, através do tempo, espaço e mídia".

A partir do mês de setembro será aberto um canal de interação on-line para que pesquisadores de área contribuam para esse processo de atualização e ampliação da área de saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário