terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Dados de um curso no formato MOOC

Alguns integrantes do grupo LER participam do curso Designing a New Learning Environment, coordenado pelo professor Paul Kim e oferecido via plataforma MOOC, desenvolvida pelo Venture Lab da Stanford University, para milhares de alunos de todo o mundo. Já foram concluídas duas pesquisas (estilo survey) que apresentaram dados interessantes. Os resultados da primeira sondagem informam que os alunos são em sua maioria mulheres (57%) e os alunos têm predominantemtne faixa etária elevada (46% têm entre 34 e 54 anos de idade). Dentre os cinco tipos de personalidade dos alunos pesquisados, destacaram-se duas: abertura para novas experiências e senso de responsabilidade. De fato, são dois elementos já consagrados como importantes para o sucesso em experiências de educação a distância. A segunda pesquisa mensurou a "presença social" a partir de critérios de "mente conectada" estabelecidos por Harms e Biocca (2004) que incluem o senso de co-presença dos alunos, a compreensão de mensagens e a independência emocional. Os resultados não indicaram "anomalias", pois os dados estiveram próximos das médias encontradas em outros estudos. O único dado que chamou a atenção, segundo os autores do estudo, foi o baixo nível de atenção dedicada, ou concentração -- talvez isso se deva à maturidade dos alunos que, por conhecerem bem o campo de estudos, desdenhem um pouco dessa necessidade como condição para a aprendizagem, Uma terceira pesquisa encontra-se em andamento,  e será dedicada à relação dos alunos com os membros de suas equipes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário