A crítica, a educação e as tecnologias
-->
Acaba de ser
lançado relatório que traz para o Brasil o modelo do já tradicional
Horizon
Report publicado nos USA pelo New Media Consortium. O
relatório patrocinado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) é intitulado As Perspectivas
Tecnológicas para o Ensino Fundamental e Médio Brasileiro de 2012 a
2017: Uma Análise Regional do NMC Horizon Project e reúne diversas
tech-trends para as escolas brasileiras de ensino fundamental e
médio. Foi divulgado também um site
em formato wiki com dados sobre a pesquisa. Estão lá as
nomenclaturas dos dispositivos móveis, aprendizagem baseada em
jogos, conteúdos livres, inteligência coletiva, dentre outros. E a necessidade de
renovar as práticas da escola brasileira, mais e melhor formação
aos professores, melhor banda larga. Fica uma dúvida sobre o caráter "regional" do relatório. Em que medida
foram levados em conta o caráter histórico, diverso e desigual do
Brasil ao se enumerar as tecnologias e as pedagogias? Nota-se a
ausência de menção à interdisciplinaridade e à
multidisciplinaridade, à ética hacker como princípio pedagógico e
ao software livre como princípio de sustentabilidade. Também não foram
mencionadas as produções culturais no marco da sociabilidade e da
produção cultural das periferias das grandes cidades como elementos
para um diálogo amplo, plural e democrático sobre a escola
brasileira.
Um livro recém-lançado pela
editora Peter Lang intitulado Critical
Digital Literacies as Social Praxis teria sido de grande uso na
produção do relatório patrocinado pela FIRJAN. Segundo uma pequena
resenha publicada no blog
de Colin Lankshear e Michele Kobel, o livro "examina
a aplicação simultânea de letramentos críticos e digital e
explora ramificações para o desenvolvimento e avaliação dos
letramentos digitais críticos dos currículos em contextos
educativos. Os autores do livro perguntam: Como é que a crescente
ubiquidade de práticas de letramento digital dentro e fora da escola
afetou nossas definições de letramentos críticos? Como nossas constantes mudanças de percepções sobre os letramentos
críticos afetam a forma como nós definimos o ensino e nosso
envolvimento com os letramentos digitais? Nós acreditamos que há um
trabalho crucial a ser feito nesses cruzamentos, trabalho que
se constrói sobre os extensos corpus de conhecimentos da pesquisa
sobre os letramentos crítico e digital".
Nenhum comentário:
Postar um comentário