A UNESCO acaba de lançar publicação, bastante crítica e necessária, em que apresenta uma análise detalhada dos problemas gerados pelo abrupto e abrangente uso das tecnologias digitais - em grande parte, as de comunicação síncrona e assíncrona - diante da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia do COVID-19. O livro intitula-se An ed-tech tragedy? Educational technologies and school closures in the time of COVID-19 (link).
Na apresentação da obra a UNESCO já indica o tom das análises e da conclusão: "Este livro examina as inúmeras consequências adversas e não intencionais da mudança para a tecnologia educacional. Ele documenta como as soluções tecnológicas deixaram para trás a maioria global dos alunos e detalha as muitas maneiras pelas quais a educação foi precarizada, mesmo quando a tecnologia estava disponível e funcionava conforme planejado". E detalha: "a evidência global revela um quadro mais sombrio. Ele expõe as maneiras pelas quais a dependência educacional sem precedentes da tecnologia muitas vezes resultou em exclusão desenfreada, desigualdade impressionante, danos inadvertidos e popularização de modelos de aprendizagem que colocam as máquinas e o lucro acima das pessoas".E indica formas para reduzir os danos causados e para avançar nas melhorias necessárias: "Ao desvendar o que deu errado [a obra] extrai lições e recomendações para garantir que a tecnologia facilite, em vez de subverter, os esforços para garantir a oferta universal de educação pública inclusiva, equitativa e centrada no ser humano".
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