O periódico Technology, Pedagogy and Education acaba de publicar artigo intitulado "Como aplicativos de mensagens, WhatsApp e SMS podem ser usados para apoiar o aprendizado? Uma revisão de escopo" (link) enfocando experiências em ditos países em desenvolvimento (Brasil e nações dos continentes da África e Ásia). Segundo a autora britânica, foram identificados 43 artigos para inclusão e surgiram três áreas temáticas principais: apoio à aprendizagem do aluno (incluindo interação com colegas e outros alunos, tutoria entre pares e aprendizagem colaborativa; e interação com professores, por meio de entrega de conteúdo, ensino e avaliação); formação de professores (incluindo suporte e sugestões estruturadas e comunidades informais de prática); e apoio à educação de refugiados.
sexta-feira, 2 de junho de 2023
Uso de aplicativos de mensagens na aprendizagem em países em desenvolvimento
O estudo da pesquisadora apresentou as seguintes conclusões: "Os artigos revisados sugerem que o uso de mensagens pode ter efeitos positivos para a educação em países de baixa e média renda [...] Os impactos e efeitos de longo prazo sobre os resultados da aprendizagem raramente são considerados. [...] Ao focar em pesquisas acadêmicas publicadas, a revisão não se baseia em projetos que estão em andamento e ainda não tiveram resultados publicados. Dada a mudança para educação remota e a distância necessária pela pandemia, é provável que mais pesquisas sobre esse tópico sejam publicadas no futuro. Embora todos os estudos aqui sugiram que o uso de mensagens tem um bom potencial para promover uma série de resultados positivos para a educação em países de baixa e média renda e em tempos de crise, tanto para alunos quanto para professores, são necessárias mais evidências robustas para levar os princípios demonstrados em projetos de pequena escala estudos a programas maiores em escala".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário