Acaba de ser lançado, para download gratuito, livro do pesquisador canadense Martin Weller sobre os 25 anos da área de estudos e práticas da EdTech (Educação e Tecnologias digitais). O livro traz um capítulo introdutório em que o autor descreve e critica os ciclos repetitivos de "inovação" nesse campo de estudos e práticas -- fenômenos chamado de amnésia histórica pelo autor -- e apresenta 25 capítulos, cada um deles desenvolvido em torno de um ano e da respectiva tecnologia de destaque no período. Novo link para download.
Inicia, dessa forma, com os BBS, em 1994, e segue até 2017 com o Blockchain. Um capítulo final discute o futuro distópico gerado pelo "virada" no campo com a hegemonia dos interesses econômicos privados e os processos de vigilância e coleta massiva de dados em rede.
Inicia, dessa forma, com os BBS, em 1994, e segue até 2017 com o Blockchain. Um capítulo final discute o futuro distópico gerado pelo "virada" no campo com a hegemonia dos interesses econômicos privados e os processos de vigilância e coleta massiva de dados em rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário